Skip to main content

Aplicação de injeções em rede de farmácias é julgada atividade insalubre

Marcelo de Valécio   07 Janeiro 2021   22871   Farmácia Clínica
Aplicação de injeções em rede de farmácias é julgada atividade insalubre

Ao julgar ação contra uma rede de farmácias, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerou a aplicação de injeções em farmácia uma atividade insalubre. Segundo o tribunal, a exposição rotineira a agentes biológicos dá direito ao adicional de insalubridade, informou a Secretaria de Comunicação Social do TST.

A Raia Drogasil foi condenada pela Oitava Turma do TST ao pagamento do adicional de insalubridade a um farmacêutico que aplicava cerca de cinco injeções por dia em uma das lojas da rede em São Paulo (SP). Segundo a Turma, apesar de o empregado usar luvas, não há registro de que o equipamento de proteção pudesse eliminar os efeitos nocivos do agente insalubre.

Segundo o TST, a empresa havia sido condenada pelo juízo de primeiro grau, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) excluiu da condenação o pagamento do adicional. Para o TRT, não era possível afirmar que o farmacêutico mantivesse contato habitual ou mesmo intermitente com os agentes insalubres, pois não trabalhava em um hospital, mas num estabelecimento comercial.

Publicidade

Porém, no recurso de revista ao TST, o empregado argumentou que a aplicação de injetáveis e o recolhimento de agulhas e seringas o expunha permanentemente a riscos biológicos existentes no local de atendimento da farmácia, ambiente destinado aos cuidados da saúde humana, sobretudo na sala de aplicação.

​Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A relatora do caso, ministra Dora Maria da Costa, observou que o Anexo XIV da Norma Regulamentadora (NR) 15 do extinto Ministério do Trabalho (atual Secretaria Especial de Previdência e Trabalho), que trata do risco por contato com agentes biológicos, prevê o pagamento do adicional de insalubridade em grau médio para o trabalho e operações em contato permanente com pacientes ou com material infectocontagioso, realizado em ‘outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana’.

Ao interpretar essa norma, o TST firmou o entendimento de que ela se aplica ao empregado que habitualmente aplica injeções em drogarias. Apesar de o TRT ter registrado que o farmacêutico usava equipamentos de proteção individual (EPIs) durante as aplicações, não ficou demonstrado que isso neutralizaria os riscos do contato com os agentes biológicos. Segundo o TST, a decisão foi unânime.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Serviço online disponibiliza informações sobre medicamentos para farmacêuticos

O curso de graduação em Farmácia da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fund…

COVID-19: Unimed intoxica população com medicamentos para evitar internações

Uma ação da Unimed, em Belém do Pará, gerou revolta nas redes sociais. Por meio…

Dispositivos médicos irregulares avançam no e-commerce e expõem falhas no controle sanitário no Brasil

A presença de dispositivos médicos no cotidiano da população mudou de forma def…

Dispositivos ingeríveis revolucionam tecnologia em saúde

A Internet das Coisas, (IoT – Internet of things, do inglês) - que já é velha c…

Covid-19: novo spray nasal reduz 99% da carga viral

Um novo spray nasal (foto ilustrativa: Freepik) contra o coronavírus (Covid-19)…

Rússia disponibiliza novo medicamento para tratamento da Covid-19

Na primeira quinzena de junho, a Rússia deverá disponibilizar seu primeiro medi…

Contato indireto com minoxidil provoca 'síndrome do lobisomem' em 11 bebês

O Centro de Farmacovigilância de Navarra (CFN), da Espanha, identific…

Brasil reduz em 86% o número de crianças sem vacina no primeiro ano de vida

Quinta-feira, 23 de julho de 2026 O Brasil reduziu de forma expressiva o númer…

Após falhas, Ministério da Saúde troca 42 mil canetas de insulina distribuídas no Brasil

O Ministério da Saúde determinou a substituição de canetas de insulina reutiliz…

Pacientes do mundo todo podem se beneficiar com a triagem genética antes da prescrição

Pesquisa liderada pela University of East Anglia (UEA), do Reino Unido, em cola…