Matérias para profissionais da Farmácia Clínica

Efeito colateral grave leva a novos estudos e investigações sobre a dipirona

Efeito colateral grave leva a novos estudos e investigações sobre a dipirona

| 85 views

A Dipirona, remédio popular no Brasil para tratar dores no corpo e febre, é investigada na Europa pelo risco de agranulocitose, que trata-se da diminuição dos glóbulos brancos o que pode provocar infecções graves e até fatais. O comunicado foi feito pela "European Medicines Agency" (Agência de Medicamentos da Europa), na sexta-feira (14 de junho).

Prescrições e Overdoses de Opioides Aumentam no Brasil, Mas Autoridades Negam Epidemia

Prescrições e 0verd0s3s de opioides aumentam no Brasil, mas autoridades negam epidemia

| 179 views

“Por ser um profissional da área de saúde, achei que dominava o opioide, mas ele me dominou.” Esse é o relato do mineiro Thomaz Regazi, de 32 anos, cirurgião-dentista que trabalha em São Paulo, sobre sua relação com o fentanil, um fármaco altamente adictivo quando indevidamente utilizado e personagem principal de uma crise sem precedentes de mortes por overdose na América do Norte.

O que acontece quando se para de tomar Ozempic, segundo estudos

Estudos apontam a eficácia temporária do Ozempic e a necessidade de seu uso contínuo no tratamento da obesidade.

| 1019 views

A diretora do Centro Washington de Pesquisa e Controle do Peso, Domenica Rubino diz que tem se sentido frustrada nos últimos três anos com o aumento da percepção de que os medicamentos que promovem a perda de peso – como o Ozempic e Wegovy, da Novo Nordisk, e o Mounjaro, da Eli Lilly – seriam curas permanentes da obesidade.

Pesquisadores da USP criam técnica que pode revolucionar o diagnóstico de diabetes.

Pesquisadores da USP criam técnica que pode revolucionar o diagnóstico de diabetes.

| 289 views

Pesquisadores da USP desenvolveram um método que expande as possibilidades de avaliar o funcionamento das ilhotas pancreáticas, células que controlam o nível de açúcar no organismo e cujo mau desempenho está ligado à diabete. A técnica simplifica a preparação das amostras de ilhotas, permitindo medir o consumo de oxigênio e ter ideia de sua funcionalidade com o uso de vários equipamentos, sem necessidade de materiais exclusivos, o que poderá aprimorar diagnósticos e testes de medicamentos.

A atuação do farmacêutico clínico no combate ao tabagismo no Brasil

A atuação do farmacêutico clínico no combate ao tabagismo no Brasil

| 468 views

O tabagismo ativo pode ser definido como o uso engajado de produtos derivados do tabaco a partir de sua queima (cigarro, cigarro de palha, cachimbo, charuto, narguilé) e é considerado a principal causa evitável de adoecimento e morte no mundo. Anualmente, essa doença mata cerca de 8 milhões de pessoas no mundo, 7 milhões de fumantes diretos e 1,3 de fumantes passivos, sendo 161.853 mil somente no Brasil, uma média diária de 443 óbitos por causa do fumo. O tabaco é a única droga legal que mata dois a cada três dos seus usuários regulares. Além disso, o fumo é o maior risco controlável para doenças cardiovasculares, que, no País, matam de 1.100 pessoas por dia, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Professores do ICTQ destacam o papel do farmacêutico clínico nas novas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Professores do ICTQ destacam o papel do farmacêutico clínico nas novas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia

| 251 views

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou, no último 12 de abril, as novas recomendações para medição da pressão arterial (PA) em casa e no consultório. As “Diretrizes Brasileiras de Medidas da Pressão Arterial Dentro e Fora do Consultório” foram elaboradas por 67 especialistas e indicam que a verificação feita pelo médico durante as consultas não deve ser a única referência para fechar o diagnóstico de hipertensão, pois ela pode sofrer alterações que escondem quadros de pressão alta. Logo, os níveis alcançados em casa com exames específicos também devem ser considerados.

Prescrição e venda de Zolpidem passam a exigir notificação de receita B

Prescrição e venda de Zolpidem passam a exigir notificação de receita B

| 9333 views

Anvisa aprovou, nesta quarta-feira (15/5), um aumento do controle para o medicamento zolpidem. Com isso, qualquer medicamento contendo zolpidem deverá ser prescrito por meio de Notificação de Receita B (azul), já que o produto faz parte da lista de substâncias psicotrópicas da norma de substâncias controladas no Brasil. A receita tipo B exige que o profissional prescritor seja previamente cadastrado na autoridade local de vigilância sanitária. 

Voltar

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS