Assuntos Regulatórios

Nomes de presidente e diretores da Anvisa seguem para votação no Plenário

Nomes de presidente e diretores da Anvisa seguem para votação no Plenário

| 87 views

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (13) as indicações de três diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inclusive o diretor-presidente, Leandro Pinheiro Safatle. Depois de passarem por sabatina, e com votação dos senadores em caráter secreto, os nomes de Safatle, Thiago Lopes Cardoso Campos e Daniela Marreco Cerqueira seguem para votação em Plenário.

Nova RDC 982/2025 da Anvisa redefine regras para concessão de certificados de boas práticas

Nova RDC 982/2025 da Anvisa redefine regras para concessão de certificados de boas práticas

| 1245 views

Entrou em vigor nesta terça-feira, 29 de julho, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 982/2025, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A norma dispõe sobre a utilização de critérios de gestão de risco sanitário e monitoramento da conformidade de empresas para fins de concessão inicial ou renovação do Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) e do Certificado de Boas Práticas de Distribuição e/ou Armazenagem (CBPDA).

Brasil avança na regulamentação de terapias psicodélicas e cannabis medicinal

Brasil avança na regulamentação de terapias psicodélicas e cannabis medicinal

| 363 views

Maria Felícia, de 79 anos, tinha problemas circulatórios, formigamento constante nas mãos e um sono entrecortado, que prejudicava sua saúde. Há dois anos, todos os sintomas sumiram. Belén Maria tem um filho TDAH com relatos de acessos de raiva. Por quatro meses, ele passou a viver em equilíbrio. Amine Kilson, aos 93 anos, sofria de catatonia por conta da demência e do Alzheimer e, em apenas 15 dias, voltou à vida e passou a interagir com sua família. Divulgados nas redes sociais, estes são três dos cerca de 121 mil pacientes brasileiros que, em julho de 2025 — de acordo com o Panorama Nacional do Setor Associativo da Maconha Medicinal — estão desafiando a medicina convencional ao aliviarem suas enfermidades com o uso da cannabis medicinal ou de drogas psicotrópicas classificadas como proibidas.

Psicodélicos no combate ao Alzheimer e Parkinson ganham destaque na ciência brasileira

Psicodélicos no combate ao Alzheimer e Parkinson ganham destaque na ciência brasileira

| 174 views

Desde a virada do milênio, multiplicam-se os estudos científicos que demonstram efeitos positivos de psicodélicos em tratamentos de transtornos mentais. De lá para cá, vemos em países como Austrália e Estados Unidos, algumas dessas substâncias sendo incorporadas à prática médica. No Brasil, apesar de a maioria dos psicodélicos ainda ser proibida, a Anvisa tem demonstrado abertura ao diálogo com a comunidade científica. Mas, enquanto as aprovações clínicas não vêm, o país avança nas pesquisas, com diversos institutos fazendo descobertas importantes, que vão além dos tratamentos de transtornos mentais.

Lula sanciona lei que isenta cosméticos artesanais de registro na Anvisa

Lula sanciona lei que isenta cosméticos artesanais de registro na Anvisa

| 856 views

Nova legislação facilita produção e venda de itens como sabonetes e perfumes naturais.

Cosméticos e produtos de higiene produzidos de forma artesanal estarão isentos de registro na Anvisa e poderão seguir regras simplificadas a partir de agosto. A mudança foi sancionada nesta segunda-feira (1º) pelo presidente Lula, com a publicação da Lei 15.154 no Diário Oficial da União.

A medida facilita a formalização e comercialização de itens como sabonetes, cremes, desodorantes e perfumes feitos por pequenos produtores, especialmente empreendedores individuais. Até então, esses produtos estavam sujeitos a exigências mais rígidas da vigilância sanitária, previstas desde 1976 na Lei 6.360.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O que muda na prática

A nova lei insere um parágrafo no artigo 27 da norma de 1976, estabelecendo que produtos cosméticos e de higiene pessoal feitos artesanalmente poderão ser dispensados de registro sanitário, desde que cumpram critérios que serão definidos em regulamento específico.

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/4052-pos-graduacao-assuntos-regulatorios-na-industria-farmaceutica-presencial-online)

Com a mudança:

  • Pequenos produtores terão menos burocracia para comercializar seus produtos.
  • A Anvisa seguirá responsável por definir os requisitos para enquadramento como atividade artesanal.
  • A dispensa não elimina exigências mínimas de segurança e qualidade.

 A nova regra entra em vigor 60 dias após a publicação, ou seja, em 30 de agosto.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias

FDA aprova Injeção semestral contra o HIV com eficácia próxima de 100%

FDA aprova Injeção semestral contra o HIV com eficácia próxima de 100%

| 790 views

A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, aprovou nesta semana o medicamento lenacapavir, vendido sob o nome comercial de Yeztugo, pela farmacêutica Gilead Sciences, como um esquema de profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), ou seja, para prevenir uma infecção pelo vírus.

Novo medicamento da Eli Lilly reduz até 11% do peso em apenas 3 meses

Novo medicamento da Eli Lilly reduz até 11% do peso em apenas 3 meses

| 936 views

Um medicamento experimental para perda de peso da Eli Lilly, mesma farmacêutica do Mounjaro, ajudou pacientes a emagrecerem com poucos efeitos colaterais, segundo o resumo de um pequeno estudo publicado na sexta-feira antes do congresso da Associação Americana de Diabetes (ADA), em Chicago..

I.A prevê falhas e transforma a rotina do compliance da Indústria Farmacêutica

I.A prevê falhas e transforma a rotina do compliance da Indústria Farmacêutica

| 1234 views

Com a crescente complexidade das exigências de órgãos, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Food and Drug Administration (FDA) e a European Medicines Agency (EMA), manter-se atualizado em relação às constantes mudanças normativas é um desafio técnico e estratégico. Por isso, os profissionais que atuam em Assuntos Regulatórios precisam lidar com uma avalanche diária de documentos, resoluções e atualizações legais. Neste cenário, a inteligência artificial (IA) surge como uma aliada indispensável.

IA acelera dossiês, reduz erros e transforma a rotina do farmacêutico regulador

IA acelera dossiês, reduz erros e transforma a rotina do farmacêutico regulador

| 1044 views

O uso de Inteligência Artificial (IA) em Assuntos Regulatórios da indústria farmacêutica já não é mais promessa para o futuro: é uma realidade que está reformulando a maneira como dossiês técnicos, como o electronic Common Technical Document (eCTD), são elaborados, organizados e submetidos às agências reguladoras. Essa transformação, impulsionada por soluções baseadas em modelos de linguagem treinados para interpretar e padronizar documentos técnicos, está otimizando fluxos, reduzindo erros e fortalecendo o papel do farmacêutico que atua na área.

Voltar

Contatos

WhatsApp: (11) 97216-0740
E-mail: faleconosco@ictq.com.br

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda a quinta-feira: das 08h às 17h
Sexta-feira: das 08h às 16h (exceto feriados)

Quero me matricular:
CLIQUE AQUI

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - 5º andar - Centro - Anápolis/GO 

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS