Matérias para profissionais da Farmácia Hospitalar

Primeira terapia-alvo para tumores sólidos com mutação genética é aprovada pela Anvisa

Primeira terapia-alvo para tumores sólidos com mutação genética é aprovada pela Anvisa.

| 274 views

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última semana, o Retsevmo (selpercatinibe), da farmacêutica Eli Lilly. Trata-se de uma terapia-alvo oral indicada para o tratamento de tumores sólidos avançados ou metastáticos (ou seja, que está se espalhando para outros órgãos) que sofreram alterações no gene RET. Esse é a primeiro e único tratamento aprovado para tumores com essas características.

O papel do farmacêutico oncológico em humanizar os cuidados paliativos

O papel do farmacêutico oncológico em humanizar os cuidados paliativos

| 1283 views

Os cuidados paliativos são muito importantes para pacientes oncológicos, proporcionando alívio para sintomas como dor, falta de ar, náusea e fadiga, além de oferecerem suporte emocional, social e espiritual. Eles ajudam o paciente a ter uma melhor qualidade de vida, mesmo diante da doença e auxiliam na tomada de decisões sobre o tratamento. Ainda apoiam a família durante todo o processo. Cabe ressaltar que os cuidados paliativos não são voltados apenas para os pacientes que estão em fase terminal, podendo ser iniciados a partir do diagnóstico.

Toxicidades inerentes ao tratamento oncológico

Toxicidades inerentes ao tratamento oncológico

| 1050 views

O farmacêutico tem papel fundamental no tratamento oncológico. Ele é responsável pela manipulação, armazenamento e dispensação dos medicamentos, além de monitorar a adesão e a eficácia. Mas não somente isso. A ele também cabe identificar e gerenciar possíveis efeitos colaterais dos medicamentos, orientar os pacientes sobre o uso correto dos medicamentos prescritos, bem como interagir com outros profissionais de saúde para garantir uma abordagem integrada e coordenada do tratamento.

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/pos-graduacao-em-farmacia-hospitalar-e-acompanhamento-oncologico-2-22510)
Medicamento reduz em 25% risco de recorrência de câncer de mama inicial

Medicamento reduz em 25% risco de recorrência de câncer de mama inicial

| 604 views

O medicamento contra câncer de mama Kisqali, da Novartis, reduziu o risco de recorrência em pouco mais de 25% em um teste crucial em mulheres diagnosticadas em estágio inicial, posicionando a farmacêutica suíça para conquistar novos pacientes e desafiar a forte rival Eli Lilly.

O que faz um farmacêutico no transplante de medula óssea

O que faz um farmacêutico no transplante de medula óssea

| 434 views

O Transplante de Medula Óssea (TMO) é um tipo de tratamento para algumas enfermidades que afetam as células sanguíneas, como as leucemias e os linfomas. É utilizado, também, em outras condições não relacionadas ao câncer, como a anemia aplásica grave (que se caracteriza pela falta de produção de células do sangue na medula óssea), anemia de Fanconi e anemia falciforme. O processo consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea. Com isso, espera-se que ocorra a reconstituição da medula, tornando-se saudável e funcional novamente.

Voltar

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS