Matérias para profissionais da Farmácia Hospitalar

Estudo experimental cura homem de diabetes tipo 2

Estudo experimental cura homem de diabetes tipo 2

| 132 views

Artigo publicado na revista Nature relata a cura de um homem de 59 anos do diabetes tipo 2. O paciente sofreu com a condição durante 25 anos e recebeu transplante de células de ilhotas pancreáticas, que produzem hormônios responsáveis pelo controle glicêmico. Atualmente, está livre de aplicar insulina há quase 3 anos.

Rio Grande do Sul registra primeira m0rt3 por leptospirose após cheias

Rio Grande do Sul registra primeira m0rt3 por leptospirose após cheias

| 56 views

Um homem de 67 anos morreu por leptospirose em Travesseiro, cidade do Vale do Taquari atingida por enchentes, segundo a prefeitura do município. O Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou a morte no final da tarde desta segunda-feira (20), após receber amostra do material coletado da vítima.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Identificado como Eldo Gross pela prefeitura, o homem morreu na sexta-feira (17), e foi enterrado no sábado (18). De acordo com informações do Executivo Municipal, o diagnóstico para a doença foi confirmado no domingo (19) no Hospital Bruno Born, de Lajeado, para onde foi levado.

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/3427-pos-graduacao-farmacia-hospitalar-e-clinica)

Outras três pessoas recebem tratamento para a doença na cidade.

As enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o final de abril mataram 157 pessoas, deixando 88 desaparecidas e mais de 657,8 mil fora de casa. No total, são 2,3 milhões de atingidos de alguma forma pelo desastre ambiental em 463 cidades – o RS tem 497 municípios.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias

O Papel do Farmacêutico na revolucionaria terapia CART-T Cell contra o câncer

O papel do farmacêutico na revolucionária terapia CAR-T Cell contra o câncer.

| 551 views

Recentemente, o Fantástico, da Rede Globo, chamou atenção ao mostrar uma reportagem sobre a CAR-T Cell - Terapia com Receptores de Antígeno Quimérico, uma terapia celular que revoluciona o tratamento do câncer. É um novo tratamento que usa as próprias células de defesa do sistema imunológico do paciente para combater alguns tipos de câncer. Trata-se de um medicamento preparado com as células de defesa (linfócitos T) extraídas do paciente e modificadas em laboratório para que, ao serem devolvidas ao paciente, possam combater a doença.

Farmacêutico Brasileiro desenvolve tecnologia inovadora para identificar bactérias em segundos.

Farmacêutico brasileiro desenvolve tecnologia inovadora para identificar bactérias em segundos.

| 1256 views

A espera por resultado de culturas bacterianas em fluidos biológicos pode ficar no passado com as novas tecnologias de informática. Um grupo de cientistas, brasileiros e de outros 14 países, acaba de lançar uma ferramenta que promete identificar rapidamente os microrganismos, particularmente bactérias, que infectam humanos e animais ou contaminam alimentos e o meio ambiente. Trata-se do MicrobeMASST, uma rede em nuvem, gerenciada por diferentes programas, que compara informações químicas de microrganismos, buscando pela identidade em um banco de dados mundial de livre acesso.

Primeira terapia-alvo para tumores sólidos com mutação genética é aprovada pela Anvisa

Primeira terapia-alvo para tumores sólidos com mutação genética é aprovada pela Anvisa.

| 892 views

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última semana, o Retsevmo (selpercatinibe), da farmacêutica Eli Lilly. Trata-se de uma terapia-alvo oral indicada para o tratamento de tumores sólidos avançados ou metastáticos (ou seja, que está se espalhando para outros órgãos) que sofreram alterações no gene RET. Esse é a primeiro e único tratamento aprovado para tumores com essas características.

O papel do farmacêutico oncológico em humanizar os cuidados paliativos

O papel do farmacêutico oncológico em humanizar os cuidados paliativos

| 1612 views

Os cuidados paliativos são muito importantes para pacientes oncológicos, proporcionando alívio para sintomas como dor, falta de ar, náusea e fadiga, além de oferecerem suporte emocional, social e espiritual. Eles ajudam o paciente a ter uma melhor qualidade de vida, mesmo diante da doença e auxiliam na tomada de decisões sobre o tratamento. Ainda apoiam a família durante todo o processo. Cabe ressaltar que os cuidados paliativos não são voltados apenas para os pacientes que estão em fase terminal, podendo ser iniciados a partir do diagnóstico.

Voltar

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS