Matérias para profissionais da Farmácia Hospitalar

Novos medicamentos oncológicos: O que podemos esperar do futuro? Com o Prof° Leonardo Daniel

Novos medicamentos oncológicos: O que podemos esperar do futuro? Com o Prof° Leonardo Daniel

| 871 views

A Farmácia Clínica em Oncologia é uma das áreas mais promissoras e almejadas pelos farmacêuticos na atualidade. Cabe a eles a atuação na farmacoterapia de pacientes com câncer, como apontado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), ao estabelecer a competência do profissional em avaliar a medicação presente na prescrição médica de acordo com a quantidade, qualidade, estabilidade, interações e padronização dos componentes necessários no preparo dos medicamentos antineoplásicos. A formação e atualização constantes são indispensáveis para quem escolher seguir essa trajetória.

Protocolos Clínicos no Ambiente Hospitalar

Protocolos Clínicos no Ambiente Hospitalar

| 2020 views

A presença do farmacêutico é indispensável no âmbito hospitalar, seja na farmácia hospitalar ou na clínica, garantindo o uso racional de medicamentos, realizando a atenção farmacêutica e contribuindo na segurança dos pacientes, além de participar efetivamente de uma equipe multiprofissional. Nesse âmbito, ganha destaque a sua contribuição na elaboração de protocolos clínicos, colaborando com uma prescrição segura e adequada da dispensação de medicamentos, trazendo informações técnicas à equipe e ajudando a reduzir custos associados à terapia medicamentosa.

Os farmacêuticos clínicos são peça-chave, afirma Jornal Nacional

Os farmacêuticos clínicos são peça-chave, afirma Jornal Nacional

| 7454 views

Um problema para o qual a OMS já fez alertas é o surgimento crescente das superbactérias, que são resistentes a muitos antibióticos. Uma das principais causas é o uso excessivo ou errado de antibióticos. Em Curitiba, um hospital está conseguindo atacar esse problema.

Protocolo de tratamento de câncer do sistema nervoso central

Protocolo de tratamento de câncer do sistema nervoso central

| 7089 views

O cérebro e a medula espinhal formam o Sistema Nervoso Central (SNC). Assim como em outros tumores, as neoplasias nessas localizações surgem devido ao crescimento de células anormais dos tecidos. O câncer do SNC representa de 1,4% a 1,8% de todas as manifestações malignas no mundo, e 88% são no cérebro. É importante o farmacêutico saber a diferença entre os tumores que se iniciam no cérebro – cerebrais primários - e os cânceres que se iniciam em outros órgãos e, então, se disseminam para o cérebro – chamados de tumores cerebrais metastáticos.

Como funciona a Farmácia Clínica Oncológica

Como funciona a Farmácia Clínica Oncológica

| 4291 views

Uma das carreiras mais promissoras no segmento farmacêutico é a do farmacêutico especializado em oncologia, que permite ao profissional atuação em hospitais filantrópicos, públicos e privados. Cada vez mais a assistência farmacêutica clínica em pacientes oncológicos vem passando por transformações legais consideráveis, uma vez que o farmacêutico tem se mostrado indispensável na farmacoterapia desses pacientes, como apontado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), ao estabelecer a competência do profissional em avaliar a medicação presente na prescrição médica de acordo com a quantidade, qualidade, estabilidade, interações e padronização dos componentes necessários no preparo dos medicamentos antineoplásicos.

Inovações tecnológicas para a farmácia hospitalar

Inovações tecnológicas para a farmácia hospitalar

| 2838 views

A cada dia a inovação tecnológica está se transformando em ferramenta estratégica para a garantia das boas práticas na farmácia hospitalar. Assim como ocorre em várias áreas do conhecimento, ela pode contribuir para a gestão inteligente dos procedimentos clínicos e dos processos logísticos desse setor no hospital.

Desafios do farmacêutico na atuação em UTI

Desafios do farmacêutico na atuação em UTI

| 1870 views

A presença do farmacêutico no âmbito das unidades de terapia intensiva (UTI) é relativamente nova. No entanto, em pouco tempo, sua atuação se mostrou fundamental, sobretudo na prevenção de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos. Apesar disso, há ainda desafios a serem enfrentados, como afirmam especialistas consultados pela equipe de reportagem do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico.

O papel do farmacêutico hospitalar em casos de parada cardiorrespiratória em UTIs

O papel do farmacêutico hospitalar em casos de parada cardiorrespiratória em UTIs

| 1521 views

Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um dos momentos mais críticos, e que exige total integração da equipe multidisciplinar, é a ocorrência de parada cardiorrespiratória (PCR) no paciente. Dentro da equipe, o farmacêutico tem um importante papel, pois sua correta e precisa atuação contribui para que haja maiores e melhores chances de reverter o quadro.

Como agir nos casos de surto de superbactéria em UTI

Como agir nos casos de surto de superbactéria em UTI

| 1626 views

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informa que está monitorando o surto de uma superbactéria em uma unidade de terapia intensiva (UTI) em Manaus. De acordo com a direção da instituição, a ocorrência da bactéria está associada ao tempo de internação prolongado dos pacientes e uso de antimicrobianos. Casos como esse exigem atuação rápida e coordenada.

Voltar

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Barão de Cotegipe nº 266, 6º andar, Caied Tower - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75025-010

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS