Primeiro medicamento genérico contra asma e enfisema é aprovado pela Anvisa

Primeiro medicamento genérico contra asma e enfisema é aprovado no Brasil

Em atitude inédita, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu aprovação à comercialização nacional do primeiro medicamento genérico voltado ao tratamento de asma brônquica, bronquite crônica e enfisema.  Trata-se do genérico do sulfato de salbutamol, que é desenvolvido pela farmacêutica indiana Glenmark. 

O medicamento de prescrição age no relaxamento das paredes dos brônquios com o auxílio de um spray nasal. Essa ação permite que os pacientes respirem com mais facilidade. O produto tem rápida performance, pois age em até cinco minutos. Enquanto isso, o tempo de ação no organismo pode variar de quatro a seis horas.

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/lancamento-inteligencia-visao-regulatoria-farma-ind?utm_campaign=IVR-JUL21&utm_medium=link-bio&utm_source=instagram&utm_campaign=IVR-JUL21&utm_medium=privado&utm_source=whatsapp)

 

Outro ponto importante é o fato de que o produto é uma opção mais acessível do que o medicamento de referência, por isso esse novo genérico permitirá maior adesão da população. Cabe lembrar que a asma, por exemplo, é uma doença crônica e, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge cerca de 334 milhões de pessoas pelo mundo.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O diretor de marketing da Glenmark, Renato Borges, falou sobre a importante conquista que a inédita aprovação representa para os pacientes e acrescentou as pretensões da companhia no desenvolvimento de novos genéricos.

“A aprovação regulatória da Anvisa pode ser considerada uma grande vitória para os pacientes. Além disso, estamos investindo cada vez mais para expandir a linha de medicamentos, reforçando a liderança da empresa no desenvolvimento dos primeiros genéricos de moléculas”, revelou ele, segundo matéria publicada por meio do portal do Conselho Regional de Farmácia do Alagoas (CRF-AL). 

Eficácia dos genéricos

É importante reforçar que os medicamentos genéricos contêm o mesmo princípio ativo na mesma dose e forma farmacêutica que as versões dos medicamentos de referência. Logo, eles têm eficácia e segurança equivalentes, que são comprovadas cientificamente junto à Anvisa.

Sendo assim, a substituição de um medicamento de marca por um genérico não compromete o tratamento do paciente, pois este segundo tem as mesmas atribuições do de referência, conforme explica o farmacêutico e professor da pós em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni.

“Atualmente, nós temos uma variedade muito grande de marcas de medicamentos, de genéricos e similares, que geralmente são mais baratos que os de referência. Então, cada farmacêutico, dentro das medidas legais, pode fazer essa substituição, obedecendo à legislação vigente”.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente..

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS