Matérias para profissionais do Varejo Farmacêutico

38% compram remédio controlado em Fortaleza sem receita

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Mais de um terço da população de Fortaleza, 38%, consome medicamento controlado, tarja preta ou vermelha, sem prescrição médica, segundo pesquisa realizada pelo instituto Datafolha e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ). A pesquisa foi realizada em novembro e dezembro de 2012 em 12 capitais brasileiras e divulgada nesta semana.

Consumo de Remédio sem Receita

População de Belém consome remédio controlado sem receita

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Cerca de um em cada quatro moradores de Belém consome medicamento controlado, tarja preta ou vermelha, sem prescrição médica. É um dos consumos mais indiscriminados do País, segundo pesquisa realizada pelo instituto Datafolha e o Instituto de Pós-graduação para Farmacêuticos (Ictq). A parcela belenense é bem superior a média nacional (20%) e só fica atrás dos índices apontados em Fortaleza (38%), Goiânia (33%), Salvador (25%) e Rio de Janeiro (25%). De acordo com o estudo, o remédio virou um produto de uso comum e isso aumenta a compra sem receita.

Identifique o Perfil dos Consumidores

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Pesquisa realizada pelo Datafolha/ICTQ ajuda a traçar as características dos clientes que adquirem produtos de higiene pessoal nas farmácias. O consumo de produtos de higiene pessoal e cosméticos (HPC) no Brasil em farmácias e drogarias está crescendo a cada ano, aponta estudo realizado pelo Datafolha/ICTQ – Pós-Graduação para Farmacêuticos. Trata-se de uma excelente oportunidade de negócio para os estabelecimentos, que precisam conhecer o perfil desses consumidores a fim de desenvolver ações voltadas para eles, evitando a ruptura, treinando os colaboradores e, consequentemente, ampliando as vendas.

Preferência do consumidor de medicamentos

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Redes de farmácias e drogarias são escolhidas de forma espontânea e estimulada. Resultados apontam que a regionalização é o forte, o que acirra cada vez mais a concorrência

Consumo de remédio sem receita é maior em Fortaleza

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Aproximadamente 20% dos brasileiros consomem medicamento controlado (tarja preta ou vermelha) sem receita médica, segundo uma pesquisa do Datafolha e do Ictq (instituto de pós-graduação para farmacêuticos).

Ganhos dos genéricos ao consumidor

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Brasileiros economizaram aproximadamente R$ 34 bilhões em uma década comprando medicamentos genéricos. A conta pode ser bem maior se forem contabilizados os descontos que a indústria passou a oferecer para medicamentos de marca.

Um profissional indispensável

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Valorização farmacêutica fica comprovada com dados divulgados em pesquisa inédita no segmento para a saúde do consumidor. A presença do farmacêutico nas drogarias é importante, sendo uma parte essencial para a saúde do consumidor. É o que revela uma pesquisa realizada pelo Datafolha/ICTQ Instituto de Pós-Graduação para Farmacêuticos. O estudo, feito em 12 capitais brasileiras, inclusive Goiânia, ouviu 1.611 pessoas e traçou que o consumidor está dando importância à presença do farmacêutico na farmácia, uma vez que ele ajuda na escolha do produto correto. A presença do farmacêutico nas drogarias é importante para 95% dos entrevistados brasileiros e 68% consideram o farmacêutico uma parte essencial .Os dados da região metropolitana de Goiânia revelam números semelhantes à pesquisa nacional.

Perfil do consumidor de Medicamentos

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A maior parcela dos compradores de farmácias e drogarias é do público feminino, exerce atividade remunerada e pertence à classe c. Cinquenta e cinco por cento dos compradores de farmácias e drogarias são do sexo feminino e possuem em média 41 anos de idade. Os consumidores do sexo masculino somam 45%. A evidenciação deste dado foi revelada pela pesquisa Perfil do Consumidor de Medicamentos no Brasil 2013, realizada pelo Datafolha/ICTQ – Pós-Graduação para Farmacêuticos.

Em cidades pequenas, loja faz papel de supermercado

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De televisão a celular, e até remédios. O conceito de farmácia muda de Estado para Estado, apesar de a lei federal nº 5.991, de 1973, estabelecer que farmácias e drogarias têm de ter suas vendas restritas a medicamentos. Nos últimos anos o mix de vendas nesses estabelecimentos ganhou novos contornos.

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