O Laboratório Teuto acaba de lançar no mercado farmacêutico um antiglaucomatoso genérico à base de tartarato de brimonidina, em solução oftálmica 2mg/mL. Segundo a companhia, o medicamento, disponível em frasco com 5ml, é indicado para o tratamento de pacientes com glaucoma de ângulo aberto ou pressão ocular elevada (pressão aumentada dentro dos olhos).
Em informação passada à equipe de jornalismo do Portal do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, o laboratório destaca que “o tartarato de brimonidina é uma solução oftálmica que apresenta ação hipotensiva ocular, ou seja, que reduz a pressão dentro dos olhos”.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
O Teuto ainda reforça que, como o glaucoma é uma doença crônica e que não tem cura, o uso adequado e contínuo no tratamento deve ser orientado pelo oftalmologista, pois, é fundamental para preservar a visão.
Contraindicação
Segundo o Teuto, esse medicamento é contraindicado para menores de 2 anos de idade e não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Por isso, sua comercialização só deve ser feita com prescrição médica.
Nesse sentido, o farmacêutico e supervisor de mercado do Teuto, Thiago Lobo Matos, faz um alerta para algumas contraindicações do produto. “O tartarato de brimonidina é contraindicado para pessoas que apresentam alergia à substância ou a qualquer outro dos componentes da fórmula. É contraindicado também para pacientes em tratamento com medicamentos que contenham substâncias inibidoras da monoaminoxidase (IMAO), como por exemplo, certos antidepressivos”, adverte o especialista.
Nesse sentido, vale reforçar que antes de adquirir o medicamento, além do acompanhamento médico, o paciente também deve obter informações e orientações com o farmacêutico.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.