Skip to main content

Governo quer Centro de Pesquisas Farmacêuticas no Amazonas em 2020

Wandy Ribeiro   16 Janeiro 2020   5166   Política Farmacêutica
Governo quer Centro de Pesquisas Farmacêuticas no Amazonas em 2020

De acordo com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes (foto), em 2020, a expectativa é de que ao menos dois centros de pesquisa sejam inaugurados na floresta amazônica, com o intuito de estudar de que forma a biodiversidade e ativos podem se transformar em novos medicamentos e cosméticos.

Em entrevista publicada no Portal do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, o farmacêutico, José Carlos Tavares Carvalho, que estuda a biodiversidade da Amazônia, desde 2005, comentou sobre seu trabalho na região. Ele sonha em ver os recursos naturais se transformarem em produtos [medicamentos] para ajudar a população carente.

“A farmácia é dinâmica, então um bom farmacêutico sempre estará em plena busca, pois a cada dia novas tecnologias são implementadas, e precisamos acompanhar esse desenvolvimento. Minha meta é lutar pela implantação de um grande laboratório de pesquisa em fármacos aqui na Amazônia”, comenta.

O sonho do farmacêutico vai ao encontro da ideia do ministro: “A gente precisa levar pesquisa e tecnologia para essa região. Como é que a gente consegue utilizar o conhecimento das pessoas a respeito da biodiversidade, do que existe naquele bioma? Nós podemos criar laboratórios espalhados pela Amazônia e utilizar a infraestrutura já existente”, disse Pontes, em entrevista ao portal Uol.

Segundo o representante do governo federal, sua equipe já está estudando o território e pesquisando quais os locais que serão instalados os laboratórios. “Por exemplo, [verificar] quartéis do Exército em locais com infraestrutura e colocar pesquisadores no meio da Amazônia de forma que eles possam trabalhar com as comunidades locais”, disse.

Contêineres equipados

O ministro complementa explicando que, até dezembro de 2020, ao menos dois laboratórios piloto devem ser inaugurados: “Se a gente tiver que construir uma estrutura, seria com dois contêineres equipados, em um meio coberto. Um é para a pessoa morar, para os pesquisadores ficarem três, quatro meses. A estrutura de moradia é de um lado e o laboratório do outro. Estão determinando o que vai ficar dentro desse laboratório. Vai ser equipado com drones, sistema de conexão de internet, e assim por diante. A ideia é que, neste ano, a gente tenha pelo menos um ou dois pilotos funcionando. Aí a gente ajusta e espalha”.

Já Carvalho, que é coordenador de um laboratório de pesquisa na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) explica que para um farmacêutico atuar na Amazônia é necessário que o profissional tenha conhecimento em produtos naturais, pois, essa região é muito rica: “Eu me dedico em estudar, com tecnologias apropriadas, o aproveitamento dessa biodiversidade utilizando grande foco em inovação”.

Por fim, o farmacêutico explica que seu interesse em estudar a Amazônia surgiu em 2003, quando foi fazer um estágio Pós-Doc em Berlim, na Alemanha. “Essa experiência foi muito interessante, porque aumentou o meu contato com pesquisadores da área de produtos naturais, e tive tempo para escrever três livros. Nesse período comecei a pensar em voltar para a Amazônia, o que aconteceu por meio de um concurso, em 2005, para a UNIFAP", finalizou.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Farmacêutico é porta-voz do Ministério da Saúde e referência para a mídia

Tem chamado a atenção da comunidade farmacêutica o fato de o secretário de Vigi…

Covid-19: Brasil poderá ter acesso rápido à vacina se contribuir com pesquisas

Atualmente, há 130 projetos de vacinas em desenvolvimento para combater o novo…

Diretoria do CFF é reeleita em processo democrático e regulamentado

Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 O Plenário do Conselho Federal de Farmáci…

Projeto de lei tornará obrigatória a venda fracionada de medicamentos.

O Projeto de Lei 5975/23 torna obrigatória a venda fracionada de medicamentos…

Reajuste de medicamentos poderá permanecer suspenso por mais 60 dias

Na terça-feira (26/05), foi submetido à Câmara dos Deputados um novo parecer so…

Deputado Gen. Peternelli quer importar medicamentos sem o registro da Anvisa

Farmacêutico, você imaginaria os medicamentos já aprovados pelas agências dos E…

Cartão de vacinação de Bolsonaro está sob sigilo de 100 anos

O Palácio do Planalto decretou sigilo de até 100 anos sobre as informações que…

Piso salarial nacional dos farmacêuticos pode ser votado na próxima semana na Câmara

Os farmacêuticos de todo o país receberam uma boa notícia: o projeto que instit…

Justiça garante realização de teste rápido em farmácias

A 5ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF)&nbs…

PEC que propõe fim da escala 6x1 e reduz jornada é protocolada na Câmara

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/25, que acaba com a escala de traba…