Skip to main content

Cytotec, é vendido de forma ilegal pela internet, clínicas e até praças públicas.

Jornal da band   22 Agosto 2024   31482   Farmácia Hospitalar
Cytotec, é vendido de forma ilegal pela internet, clínicas e até praças públicas.

A proibição do aborto faz com que muitas mulheres, mesmo as que tem direito ao procedimento por lei, entrem em situações que colocam as próprias vidas em risco. A cada dois dias, uma mulher morre por fazer um aborto inseguro no Brasil. Em busca de alternativas para conseguir fazer o procedimento, grávidas buscam até medicamentos proibidos no Brasil.

Na avaliação de Mariana Pérsia, ginecologista do coletivo Sexualidade e Saúde, a proibição do aborto causa maior procura por procedimentos ilegais. "É uma questão de saúde, não de polícia. Proibir faz com que mulheres façam mais abortos inseguros, não que deixem de realizá-los", diz.

Uma das maneiras que mulheres buscam realizar o aborto é com medicamentos, como o Cytotec, que no Brasil só pode ser usado em hospitais. O Jornal da Band conversou com uma mulher que realizou um aborto aos 27 anos utilizando o remédio, após ser estuprada pelo próprio marido no dia em que pediu o divórcio.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

"Acabei ficando grávida, daquela forma eu nunca pensei em ter filho nascido de uma violência. Um filho tem que nascer do amor", afirma. A mulher teve dificuldades para comprovar a violência cometida pelo próprio marido, para conseguir um aborto legal. Então, ela recorreu aos remédios.

"Contei com o apoio das mulheres da minha família, que me ampararam no divórcio e de achar meios para realizar o aborto com segurança. Mesmo assim, tive complicações", conta. A mulher quis evitar problemas com os métodos clandestinos mais conhecidos, como utilizar agulha de tricô no útero ou uso de chás, então ela conseguiu o Cytotec.

Publicidade

A venda do Cytotec é proibida nas farmácias do Brasil, mas tem venda escancarada na internet, redes sociais e em clínicas clandestinas de aborto. Até pelas ruas e praças públicas é possível comprar o medicamento para o aborto. A produção da reportagem do Jornal da Band conseguiu encontrar um vendedor em São Paulo, onde o comércio acontece livremente.

O vendedor pergunta de quantos meses a pessoa está e precifica os comprimidos em R$ 1 mil, além de agirem como profissionais de saúde. "Para não afetar o seu organismo eu recomendaria quatro, pode pegar, aplicar e ficar de repouso. O efeito é imediato", disse o vendedor para a produção.

Para a ginecologista Mariana Pércia, a venda não garante que o medicamento é realmente Cytotec. "Apesar do remédio ser seguro, a pessoa pode comprar uma medicação falsa. Por um tempo existiu uma campanha contra o medicamento e aí as mulheres usaram outras coisas, que podem causar hemorragia, infecções. Precisamos entender que não mudaremos uma prática, sendo o aborto, mas sim reduzir o dano", pontua.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias

 

Covid-19: médico se automedica com anitta e cloroquina e morre aos 32 anos

Médico intensivista de 32 anos que atuava na linha de frente de combate ao novo…

Após m0rt3 de funcionária, polícia investiga tráf1c0 de medicamentos controlados em hospital

A morte de Gesielly Fernandes da Silva, técnica em enfermagem que sofreu uma ov…

Eli Lilly critica Prefeitura de Urupês por disponibilizar tirzepatida gratuitamente na rede municipal de saúde

A empresa Lilly, farmacêutica detentora do Mounjaro, criticou a Prefeitura de U…

Butantan inicia produção nacional de imunoterapia oncológica para o SUS

O anúncio da produção nacional de uma das principais imunoterapias contra o cân…

Hospital do futuro e a tecnologia a favor da saúde

Os avanços tecnológicos estão proporcionando, cada vez mais, saúde e bem-estar…

Covid-19 “Vamos pagar um preço muito alto”, afirma Drauzio Varella

Segundo o oncologista, Drauzio Varella, o Brasil poderá sofrer graves consequên…

SUS testa tecnologias 5G para levar saúde a áreas remotas

O Ministério das Comunicações destinou R$ 7,3 milhões para apoiar o projeto 5G…

11 recém-nascidos recebem antídoto contra veneno de cobra no lugar da vacina de hepatite B

Onze recém-nascidos receberam, por engano, antídoto para picada de cobra em vez…

USP identifica proteínas que podem turbinar terapia celular contra câncer no sangue

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identi…

Superbactéria é identificada em 7 pacientes e leva ao fechamento de UTI

Por conta da identificação de sete pessoas internadas com a bactéria multirresi…