Consultório farmacêutico é regulamentado pelo CFF para todo o país

Consultório farmacêutico é regulamentado pelo CFF para todo o país

Minas saiu na frente e agora o Consultório Farmacêutico foi regulamentado na 514ª Reunião Plenária dessa quinta-feira, 24/2, pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Com isso, farmacêuticos de todo país já podem registrar o seu consultório farmacêutico.

O CRF/MG foi pioneiro nesse processo, quando aprovou, em 2020, o registro dos Consultórios Farmacêuticos independentes ou autônomos no estado. Desde que foi regulamentado, o CRF/MG já registrou 31 consultórios farmacêuticos, espalhados em diversas cidades.

Agora, a Resolução Nº 720 do CFF, que será publicada nos próximos dias, regulamenta o registro nos Conselhos Regionais de Farmácia para o funcionamento de clínica e de consultórios farmacêuticos, bem como as atividades, serviços e procedimentos farmacêuticos a serem prestados nesses estabelecimentos.

O consultório farmacêutico pode funcionar de modo autônomo ou nas dependências de outros estabelecimentos de saúde públicos ou privados. Além do consultório, a resolução regulamenta também o registro de clínicas sob a responsabilidade técnica do farmacêutico.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias

Profissionais farmacêuticos de várias áreas como: estética, farmácia clínica, homeopatia, fitoterapia e outras podem abrir seus consultórios ou clínicas para atendimento aos pacientes.

Atualmente, a falta de regulamentação dos consultórios dificulta o reconhecimento dos serviços clínicos farmacêuticos e a abertura de consultórios, especialmente no SUS.

"A regulamentação do CFF é extremamente importante, pois reconhece o consultório farmacêutico como um estabelecimento de saúde, que além de funcionar de forma independente, pode estar inserido em políticas publicas de saúde, abrindo espaço, inclusive, para inserção do serviço junto à ANS”, ressalta a presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros.

Fonte: CRF/MG

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Farmácia, Consultório Farmacêutico

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Barão de Cotegipe nº 266, 6º andar, Caied Tower - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75025-010

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS