Skip to main content

Covid-19: cientistas estão vendendo vacinas sem aprovação de órgãos reguladores

Wandy Ribeiro   04 Setembro 2020   3103   Farmácia Clínica
Covid-19: cientistas estão vendendo vacinas sem aprovação de órgãos reguladores

Mesmo sem aprovação da Food and Drug Administration (FDA) alguns cientistas nos Estados Unidos estão criando vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19) e testando os potenciais imunizantes em si mesmos, além de em familiares e amigos. Outra medida que preocupa as autoridades em saúde é que alguns pesquisadores resolveram vender seus possíveis antígenos que ainda não estão de acordo com os parâmetros estabelecidos pelas agências de controle de medicamentos.

Um caso que tem repercutido em todo o mundo envolve o cientista Johnny Stine, que é proprietário de uma empresa de biotecnologia especializada em pesquisas com anticorpos. Logo após aplicar seu potencial antígeno em si mesmo, ele também resolveu administrar o produto em sua família. Além disso, o pesquisador decidiu comercializar seu potencial imunizante por cerca de US$ 400,00 (equivalente a R$ 2.100,00).

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo matéria publicada no The New York Times, ele alegava que seu potencial vacina, além de imunizar, também poderia servir para tratar a Covid-19.

Após denúncias, Stine recebeu uma notificação do FDA com um alerta para que ele parasse, imediatamente, de divulgar falsas promessas sobre o seu possível imunizante. Além disso, em junho de 2020, ele foi acionado pela justiça de Washington e acabou sendo processado pela venda da substância sem aprovação ou eficácia comprovada. Como perdeu a causa, o cientista será obrigado a ressarcir as pessoas que compraram o antígeno.

Publicidade

Casos parecidos

São muitas as situações de comercialização de vacinas sem eficácia comprovada contra o novo vírus. Recentemente, o instituto de pesquisa israelense, Galilee Research Institute (Migal) emitiu um alerta sobre a venda de um falso antígeno em que criminosos estavam utilizando o logotipo da empresa para promover o produto.

Ao tomar conhecimento do caso, a instituição informou imediatamente o ministério dos Negócios Estrangeiros e da Saúde de Israel sobre essa situação. A pasta tomou as devidas providências e entrou em contato com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O alerta também foi emitido para diversos Ministérios da Saúde de países na América do Sul, região em que o produto estava sendo amplamente comercializado. Segundo o comunicado emitido pela empresa na ocasião, o caso segue em investigação.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

China emite alerta sobre novo vírus transmitido por carrapatos

Em meio ao estado de calamidade em saúde pública instalado em todo o mundo, em…

Semaglutida altera o olfato? Estudo investiga relatos de pacientes

Quarta-feira, 19 de agosto de 2026 Perfumes que antes eram agradáveis passam a…

Ausência do Farmacêutico em UPAs leva a suposta morte de criança

A Polícia Civil de Goiás investiga a causa da morte de uma bebê de cinco meses…

Estudiosos encontram nove potenciais tratamentos contra Covid-19

Um estudo publicado na revista científica Cell Reports aponta nove tratamentos…

Estudo mostra que medicamentos combinados em um único comprimido facilitam o controle mais eficaz da pressão

Tomar um único comprimido que combine dois ou mais medicamentos para pressão ar…

Estudo aponta possível associação entre Ozempic, Wegovy e perda rara de visão

Os medicamentos à base de semaglutida mudaram o tratamento do diabetes tipo 2 e…

CFF aprova norma que amplia atuação do farmacêutico na cadeia da Cannabis medicinal

Sexta-feira, 31 de julho de 2026 O Conselho Federal de Farmácia (CFF) aprovou…

Canetas emagrecedoras entram nos bastidores do futebol brasileiro

Joãozinho ficou surpreso ao ser chamado por um clube do Nordeste para um contra…

Estudo aponta que fatores genéticos influenciam eficácia das canetas emagrecedoras

O avanço das chamadas canetas emagrecedoras trouxe resultados expressivos para…

Farmácia homeopática é autorizada a manipular medicamentos à base de cannabis

A 1ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto concedeu uma liminar que autoriz…