Skip to main content

Anvisa aprova novo marco para medicamentos fitoterápicos no Brasil

CFF   22 Dezembro 2025   869   Assuntos Regulatórios
Anvisa aprova novo marco para medicamentos fitoterápicos no Brasil

Terça-feira, 30 de dezembro de 2025

A Anvisa aprovou o novo marco regulatório para o registro e a notificação de medicamentos fitoterápicos, racionalizando e abrindo caminhos para o desenvolvimento sustentável de novos produtos a partir da biodiversidade brasileira.

Um dos pontos centrais na atualização da norma são os extratos vegetais que dão origem ao fitoterápico. A norma traz inovação com a alteração na forma pela qual as indústrias produzem e controlam esses extratos utilizados na fabricação dos medicamentos fitoterápicos. A nova regra simplifica e considera os diferentes níveis de conhecimento em relação às plantas com atividade terapêutica.

Essa mudança deve trazer novos cenários para a indústria de fitoterápicos no Brasil, já que a regra anterior estava baseada na lógica de medicamentos sintéticos, cuja produção e controle de qualidade são diferentes dos medicamentos feitos a partir de plantas.

A nova abordagem leva em consideração que, para algumas plantas, a ciência conhece com exatidão qual é a substância que possui a atividade terapêutica; já em outros casos, a planta é comprovadamente eficaz, mas não é possível apontar a substância específica responsável pela atividade terapêutica. Assim, o regulamento aprovado vai trazer requisitos técnicos diferentes para comprovar a qualidade do insumo ativo vegetal utilizado no fitoterápico, a depender de cada caso.

O novo marco aumenta o potencial de utilização da biodiversidade brasileira. Apesar de ter a maior biodiversidade do mundo, o Brasil ainda possui um número reduzido de medicamentos fitoterápicos. Hoje há cerca de 350 deles regularizados na Anvisa, enquanto o Reino Unido possui 3 mil e a Alemanha 10 mil produtos. A estimativa é de que apenas 15% das espécies vegetais no Brasil já foram estudadas para fins medicinais.

O que foi aprovado

A atualização do marco regulatório de fitoterápicos envolve a nova Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) que trata do registro e da notificação de fitoterápicos, e três Instruções Normativas (INs) que tratam do registro simplificado, da avaliação de resíduos de agrotóxicos em fitoterápicos e das restrições na composição desses medicamentos.

O novo regulamento foi aprovado na reunião da Diretoria Colegiada desta quarta-feira (17/12) e será publicado no Diário Oficial da União, nos próximos dias.

Mercado internacional

O novo marco regulatório aproxima as regras brasileiras daquelas estabelecidas internacionalmente, sobretudo as da Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency - EMA). Na prática, isso representa a possibilidade de abertura de novos mercados para os fabricantes nacionais.

Com a iniciativa, a Anvisa atualiza normas que não eram revistas de forma completa há mais de 10 anos. Para esta atualização, foram realizadas consulta e audiência públicas, além de uma série de eventos e reuniões com pesquisadores e o setor envolvido.

 

Nota editorial: Este conteúdo foi produzido originalmente pela equipe de jornalismo do Conselho Federal de Farmácia (CFF), com revisão técnica do Diretor Acadêmico Ismael Rosa, CRF-GO 7311.

Anvisa volta a reunir os colegiados da Farmacopeia Brasileira

Terça-feira, 15 de junho de 2021 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (A…

Crescem casos de intoxicação infantil por álcool gel

Para reduzir os riscos à saúde causados pelo aumento da exposição tóxica&n…

Anvisa lança programa de monitoramento de impurezas em fármacos

O Programa Especial de Monitoramento de Nitrosaminas em Medicamentos foi criado…

Danone amplia recall de fórmulas infantis após novo alerta de contaminação

Sábado, 07 de fevereiro de 2026 A Danone está retirando lotes de fórmulas infa…

Covid-19: Anvisa abre edital para clínicas privadas de vacinação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou o Edital de Chamam…

Anvisa atualiza mudanças para procedimentos no Bulário Eletrônico

Terça-feira, 1 de junho de 2021 A partir de 07 de junho, todas as categorias r…

Cerco ao setor magistral: a verdade sobre a legalidade das canetas emagrecedoras manipuladas

Quinta-feira, 11 de junho de 2026 No embate sobre as canetas emagrecedoras man…

Butantan solicita liberação de uso emergencial da CoronaVac à Anvisa

O Instituto Butantan solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvi…

Anvisa: petições de pós-registro têm novo código

Com vistas a identificar melhor as petições de pós-registro relacionadas à incl…

Novo bulário eletrônico da Anvisa já está disponível em seu portal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que o novo bulário…