Skip to main content

Anvisa alerta para risco de doença capilar após vacinação da Covid-19

Van Martins   14 Julho 2021   11243   Assuntos Regulatórios
Anvisa alerta para risco de doença capilar após vacinação da Covid-19

Quarta-feira, 14 de julho de 2021

Na última sexta-feira (09/07), por meio de nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma solicitação às farmacêuticas fabricantes das vacinas contra Covid-19 Janssen e AstraZeneca para que as companhias atualizem as bulas dos imunizantes.

O comunicado determina que seja incluída a contraindicação de uso para pessoas com histórico da Síndrome de Extravasamento Capilar, evento adverso considerado raro.

Conforme publicado pelo Viva Bem, a decisão da entidade reguladora foi pautada no monitoramento do perfil de eventos adversos esperados com esses imunizantes.

A Anvisa declarou que esse evento adverso é raro, entretanto, alertou que ele é “potencialmente grave”. Além disso, a Agência declarou que já recebeu relato de uma suspeita de síndrome após vacinação da Covid-19 e este caso está sendo analisado pela entidade.

Ainda de acordo com a nota, há casos avaliados pela agência reguladora de medicamentos da Europa que também apresentavam histórico familiar de Síndrome de Extravasamento Capilar.

Recomendações da Anvisa

A Anvisa alerta que as pessoas que se vacinaram com os imunizantes da AstraZeneca e da Janssen devem procurar assistência médica imediata, caso sintam os seguintes sintomas:  inchaço rápido nos braços e pernas ou aumento repentino de peso nos dias seguintes à vacinação.

“Estes sintomas estão frequentemente associados à sensação de desmaio, devido à pressão arterial baixa”, explicou a Agência.

Sobre a síndrome de extravasamento capilar

No site da Anvisa, a entidade esclarece que a síndrome de extravasamento capilar é uma condição muito rara e grave que causa vazamento de fluido de pequenos vasos sanguíneos (capilares), resultando em inchaço principalmente nos braços e pernas, baixa pressão arterial, espessamento do sangue e baixos níveis de albumina, uma importante proteína do sangue.

Sendo assim, é necessário que as pessoas e profissionais de saúde fiquem atentos aos sinais e sintomas do evento adverso e notifiquem imediatamente os casos suspeitos. Além disso, é imprescindível o cuidado na identificação do tipo de vacina envolvida na suspeita, como o número do lote e o fabricante.

Alerta não invalida vacinação

O farmacêutico e professor da Pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni, ressalta que esse alerta da Anvisa não invalida a importância da imunização para conter o avanço do novo coronavírus pelo Brasil.

“A própria Anvisa já alertou que os benefícios da vacinação superam os riscos, sendo assim, é importante toda a população seguir sendo imunizada. Ainda hoje, a maneira mais eficiente de se proteger contra o novo coronavírus é a imunização, associadas às medidas protetivas”, explicou Poloni.

 

Nota editorial: Este conteúdo foi produzido originalmente pela equipe de jornalismo e conteúdos do ICTQ, com autoria de Van Martins e revisão técnica do Diretor Acadêmico Ismael Rosa, CRF-GO 7311.

 

Anvisa publica novas diretrizes para registro de biológicos e notificação de radiofármacos

Segunda-feira, 31 de março de 2025 Foram publicados a sexta-feira (28/3), no P…

Anvisa alerta : uso indiscriminado de paracetamol pode levar à morte

Sexta-feira, 28 de maio de 2026 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (An…

Novo Nordisk pede à Anvisa aval para dose mais alta de Wegovy: 7,2 mg

Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 A Novo Nordisk submeteu à Agência Naciona…

Alerta: Anvisa determina apreensão de todos os lotes de pomada sem registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão de t…

Urgente: Anvisa aprova primeiro spray nasal contra a depressão no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou hoje (03/11) o primeiro spra…

Anvisa publica nova norma para suplementos alimentares

Foi publicada em novembro de 2020, no Diário Oficial da União, a Instrução Norm…

A rota da caneta pirata e o perigo dos insumos químicos das canetas emagrecedoras clandestinas

Quinta-feira, 3 de setembro de 2026  O mercado ilegal de medicamentos inj…

Alerta: Anvisa cancela registro de medicamentos da EMS, Eurofarma, Cristália e outros 5 laboratórios

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou o registro de sete…

Tratamento inovador para câncer de pulmão é aprovado pela Anvisa

Quinta-feira, 17 de junho de 2021 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (…

Disputa entre INPI e Novo Nordisk limita acesso a canetas emagrecedoras no Brasil

Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 Uma disputa envolvendo o Instituto Naciona…