A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou no Portal Brasileiro de Dados Abertos do Governo Federal e no gov.br informações sobre a venda de medicamentos controlados e antimicrobianos.
Segundo a Anvisa, as bases de dados estão disponíveis em arquivos para download e possibilitam ao usuário realizar diferentes tipos de análises e pesquisas. Já os painéis hospedados na plataforma gov.br permitem a visualização gráfica e tabular das informações e a filtragem dos dados de várias formas.
Esses bancos de dados são integrantes de dois sistemas – o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que reúne informações provenientes de farmácias e drogarias privadas, e o Datavisa, que agrega as referências do cadastro de medicamentos registrados.
Os dados do SNGPC são objeto frequente de requisições da sociedade, revela a Agência. “Antes da disponibilização das bases, as solicitações eram atendidas individualmente. Com essa medida, a Anvisa democratiza o acesso e facilita a consulta a referências importantes para a realização de pesquisas epidemiológicas sobre o consumo de medicamentos controlados e antimicrobianos no País. Além disso, a novidade se integra à estratégia do governo digital”.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
As bases de dados abertos, os painéis e a respectiva documentação já estão disponíveis para livre acesso nos portais de dados abertos e de serviços digitais do Governo Federal. De acordo com o órgão regulador, a “ação representa mais um grande avanço na transparência ativa da Agência e na prestação de serviços on-line”.
Para consultar os dados de vendas de medicamentos controlados, antimicrobianos e outros, o interessado pode consultar a página do gov.br ou o portal de dados abertos do Governo Federal na internet.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.