Por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), a polícia civil realizou a prisão de dois farmacêuticos, na quarta-feira (30/09), em Bauru, São Paulo. Segundo as autoridades, os suspeitos são acusados de falsificação de medicamentos e exercício ilegal da Medicina, em uma farmácia de manipulação.
O flagrante teria ocorrido na região central daquela cidade, segundo o portal JC Net que afirma não ter tido acesso à identidade dos acusados, contudo, o periódico destaca que tanto o responsável por atender aos pacientes como o proprietário do estabelecimento são farmacêuticos.
Segundo a delegada em exercício no SIG responsável pelo caso, Márcia Regina dos Santos, no início de agosto de 2020, um médico registrou boletim de ocorrência (BO), ação que resultou nas investigações: "Ele procurou a polícia dizendo que havia remédios prescritos com seu nome sendo vendidos para pacientes, mas que ele não havia feito essas prescrições", revela.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Ainda de acordo com a informação, esses fármacos que estavam sendo prescritos eram indicados para tratar os sintomas da impotência sexual e da calvície. "São remédios, inclusive, que possuem efeitos colaterais", complementa a delegada.
Com base nas denúncias o SIG deu andamento na investigação, que resultou no mandado de busca ao estabelecimento, contando com a presença de um representante do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP).
Produtos encontrados
Na farmácia de manipulação, a polícia encontrou dezenas de medicamentos sem a devida prescrição médica, sem concentração de substâncias no rótulo e também falsificados, segundo o JC Net.
Em virtude do flagrante, as autoridades determinaram a prisão do farmacêutico do local e do proprietário do estabelecimento (também graduado em farmácia). Agora, os suspeitos irão permanecer à disposição da justiça e deverão ser submetidos à audiência de custódia.
Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.