Skip to main content

Veterinário vai dirigir departamento de vacinas do Ministério da Saúde

Marcelo de Valécio   01 Setembro 2020   3541   Política Farmacêutica
Veterinário vai dirigir departamento de vacinas do Ministério da Saúde

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, nomeou na semana passada o médico veterinário Laurício Monteiro Cruz (foto) como novo diretor do departamento de imunizações e doenças transmissíveis da pasta. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (31/8).

A divisão é responsável por todo o programa brasileiro de vacinação, que inclui a organização do calendário de vacinas do País, as campanhas nacionais e a distribuição dos medicamentos aos Estados, assim como por acompanhar a cobertura vacinal. Estará também sob o guarda-chuva do departamento as futuras campanhas contra a Covid-19.

Laurício Monteiro Cruz é médico veterinário formado no Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Unidesc), em Goiás, e tem mestrado em prevenção e controle de doenças em animais pela Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília (UnB), conforme apurou a Reuters.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

O veterinário é servidor de carreira do Governo do Distrito Federal e ocupou a Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde do DF, sendo especializado no controle da leishmaniose. Ele entra no lugar Marcelo Wada, também formado em veterinária, mas servidor de carreira no ministério.

Segundo revelou o Estadão, Wada ocupava o cargo de forma interina desde a saída do médico infectologista Julio Croda, que deixou o cargo por divergências com o Governo no início da pandemia.

O ex-secretário nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, afirmou ao Uol ser “lamentável” o “desmonte” da pasta. “Nada contra os veterinários, mas essa pessoa que colocaram para coordenar o Programa Nacional de Imunização é um veterinário sem experiência com imunização”, frisou.

Publicidade

Programa vem perdendo qualidade

Apesar do Programa Nacional de Imunizações ser considerado uma referência mundial, desde 2016 a cobertura vacinal no País não tem atingido as metas, nem mesmo nas vacinas infantis obrigatórias, informou a Reuters.

Dados do Ministério da Saúde apontam que nenhuma das dez vacinas obrigatórias para menores de dois anos atingiram as metas de cobertura em 2019. Entre elas, a poliomielite, que teve cobertura de apenas 82,1% das crianças. Considerada oficialmente erradicada no Brasil desde 1994, a doença ainda exige vacinação porque o vírus ainda circula pelo mundo.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Covid-19: Ministério da Saúde estima 3,4 mil farmacêuticos infectados no Brasil

O último levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) notificou 3.444 c…

Ministério da Saúde ameaça exigir de indústrias produção direcionada ao kit intubação

O Ministério da Saúde (MS) poderá exigir, por meio de requisição administrativa…

Lula promete ação rápida de ministra após apelo de empresários farmacêuticos sobre greve na Anvisa

Empresários do setor farmacêutico cobraram diretamente o presidente Luiz I…

72% dos deputados são favoráveis a benefícios fiscais em medicamentos

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IB…

Lei define número de farmacêuticos conforme o faturamento das farmácias

A Governadora do Estado do Rio Grande do Norte (RN), Maria de Fátima Bezerra (P…

Coronavírus: projeto de lei propõe a renovação das receitas de medicamentos de uso contínuo

Projeto de Lei (PL 814/20) apresentado na Câmara dos Deputados dispõe sobre a r…

STF pode obrigar governo a fornecer vacina sem selo da Anvisa

O Supremo Tribunal Federal (STF) começará a julgar em dezembro os processos sob…

Farmacêuticos do Ceará são atacados com fake news e falsas promessas

Um dos maiores tesouros que um profissional pode ter é o seu conhecimento! Esse…

Padilha afirma que governo é contra a quebra da patente do Mounjaro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (10/2) que o…

MP 927: emenda na Câmara propõe prorrogação da validade da receita, mas relator veta

O deputado Rodrigo Coelho (PSB-SC) propôs emenda à Medida Provisória (MP) 927/2…