O vírus influenza A da gripe suína já matou várias pessoas no Brasil e no mundo, registrando casos de infecção em quase todos os países do globo.
Diante deste cenário, surge a pergunta: Como suspeitar e reconhecer os sintomas de gripe suína?
Os sintomas da gripe suína são muito similares aos de uma gripe comum ou mesmo aos da dengue. O paciente com gripe suína tem:
* Febre alta (acima de 38ºC),
* Falta de apetite,
* Dores musculares espalhadas por várias partes do corpo,
* Indisposição e
* Tosse.
Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarréia forte.
Como se pode notar, os sintomas são praticamente os mesmos de uma gripe comum. Então neste momento, a melhor maneira de diferenciar as duas doenças é ficar atento a história de exposição.
Considerando que o período de incubação da gripe (tempo até que a pessoa desenvolva os sintomas) seja de 24 a 48 horas, a suspeita de gripe suína é maior se a pessoa apresentar os sintomas acima após ter estado em contato com alguém contaminado pelo vírus H1N, levando em consideração este período médio de tempo.
No entanto, pelas novas regras do Ministério da Saúde, toda pessoa que apresentar os sintomas acima são aconselhadas a procurar um serviço médico, como os postos de sáude.