Bayer inova com anúncio de voz interativo como marketing

Bayer inova com anúncio de voz interativo como marketing

A indústria farmacêutica alemã Bayer lançou mão de uma estratégia publicitária até então inédita na companhia: usar a assistente de voz da Amazon, Alexa, para engajar consumidores para os seus produtos, revelou o portal Fierce Pharma. Ação permite que medicamentos isentos de prescrição possam ser comprados diretamente do site da Amazon.

Berocca Boost, um comprimido efervescente de vitaminas e guaraná, foi escolhido pela Bayer para testar a nova forma de propaganda. O anúncio está sendo veiculado em uma rádio on-line do Reino Unido. Ao ouvi-lo, a pessoa pode, por meio da Alexa, pedir mais informações sobre o produto ou encomendá-lo diretamente pelo aplicativo da Amazon.

Com o boom do rádio digital durante a pandemia – mais de 30 milhões de adultos no Reino Unido estão sintonizando essa mídia, muitos deles utilizando aparelhos inteligentes (smart speakers) –, a porta está aberta para testar o marketing de áudio interativo como o anúncio da Bayer.

“Há uma oportunidade real para oferecer mensagens bastante relevantes e direcionadas aos nossos consumidores”, afirmou o chefe de marketing da Bayer Consumer Health do Reino Unido, Vicky Keenan. Sem contar que a iniciativa, segundo ele, facilita o processo de compra. “Basta falar”, destacou.

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O teste de três semanas está terminando, mas os resultados preliminares são promissores, segundo a Bayer. Entre as pessoas que se engajaram com o anúncio, 23% compraram o produto e 41% pediram mais informações sobre ele.

Chamado de “anúncio de áudio acionável”, o spot de rádio como o Berocca Boost pode ser direcionado e personalizado. O anúncio pode ser alterado conforme o clima ou o dia da semana. Em uma segunda-feira chuvosa, por exemplo, o locutor pode destacar: “anime-se nesta segunda-feira de manhã. Diga Berocca Boost neste dispositivo agora e tenha um dia mais divertido”.

“Estamos testando com o Berocca, mas poderemos fazer esse tipo de anúncio com outras marcas de nosso portfólio”, disse Keenan, acrescentando que “mesmo com o fim da pandemia, está claro que essas tendências de e-commerce vieram para ficar”.

Novas estratégias de marketing farmacêutico

Formas inovadoras de marketing têm avançado por vários setores da economia e no ramo farmacêutico não seria diferente. Buscar formas inovadoras de engajamento tem sido importante para novos voos das empresas, sobretudo com os desafios impostos pela pandemia.

Com a era digital, houve uma mudança no comportamento de muitos empresários e representantes do setor farmacêutico. Se antes os executivos eram avessos à exposição, agora, muitos deles encontram nas redes sociais, por exemplo, uma forma de ampliar seus negócios e possibilidades profissionais.

O influenciador do setor farmacêutico, professor de Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêuticado ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Eduardo Abreu, vê na interação com os usuários nas redes sociais uma possibilidade de ampliar seu conhecimento.

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“Como farmacêutico, eu trabalho com pessoas. Então tenho que entender o meu público, preciso saber como os consumidores estão se comportando nas redes de farmácias. Além disso, sendo professor, procuro saber como meus alunos estão se sentindo, o que eles gostam, o que postam nos stories, qual a história deles. É importante saber de tudo isso para que eu possa produzir conteúdo”, afirma Abreu, que conta com 14,6 mil seguidores no Instagram.

Ele destaca também que as redes sociais ajudam bastante na possibilidade de ampliar os negócios. “Meu perfil é muito voltado para a realidade do farmacêutico empreendedor. Eu mostro a minha realidade, posto quando vou viajar para dar palestras, isso dá visibilidade para o ‘Edu Abreu’, e essa exposição retorna em forma de mais convites”, salienta, destacando outro ponto. “Quando eu divulgo algum evento, como um curso digital, por exemplo, certamente essa divulgação me traz mais alunos”.

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