O Laboratório Teuto anunciou o lançamento da nova versão genérica do bissulfato de clopidogrel 75mg, na apresentação com 30 comprimidos revestidos. De acordo com a companhia farmacêutica, esse medicamento é usado para a prevenção secundária dos eventos aterotrombóticos, como infarto agudo do miocárdio (IM), acidente vascular cerebral (AVC) e morte vascular em pacientes adultos.
Nesse sentido, o laboratório ressalta que essa apresentação pertence ao grupo de medicamentos conhecidos como antiplaquetários, atuando por meio da inibição da agregação das plaquetas, ação que facilita a circulação do sangue e evita a formação de trombo.
Cuidados ao usar
Em informação à equipe de jornalismo do portal do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, o supervisor e farmacêutico do Teuto, Thiago Lobo Matos, alerta que esse medicamento só pode ser administrado com orientação e receita médica.
“O bissulfato é contraindicado caso o paciente apresente alergia ou intolerância ao clopidogrel ou a qualquer outro componente do produto. Também não deve ser utilizado caso tenha úlcera péptica ou hemorragia intracraniana. Sendo vendido somente com receita e orientação médica”, destaca Matos.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Segundo ele, o uso repetido desse fármaco pode causar alguns efeitos colaterais. “O consumo produz inibição substancial na agregação plaquetária a partir do primeiro dia, aumentando progressivamente até atingir o estado de equilíbrio entre o terceiro e o sétimo dia de tratamento. Uma vez descontinuada a terapia, a agregação plaquetária e o tempo de sangramento retornam gradualmente aos valores apresentados antes do início do tratamento, dentro de cinco dias, em geral”, pontua o farmacêutico.
Sucesso em vendas
Por fim, Matos destaca o sucesso do produto no mercado farmacêutico nacional, pois, segundo ele, o clopidogrel vende mais de 620 mil unidades por mês. “O mercado em unidades de medicamento vem crescendo em média 5% ao ano nos últimos quatro anos. Isso resulta em um faturamento de R$ 463 milhões, se considerarmos o período de setembro (2019) a setembro (2020), segundo as informações da Close-Up”, finaliza o farmacêutico.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.