PERFIL
A carreira de farmacêutico ocupacional possui atribuições não exclusivas da profissão farmacêutica, o que dificulta a colocação profissional. No entanto, numa época em que as ações relacionadas à segurança do trabalho tornam-se cada vez mais necessárias, o farmacêutico desponta como uma opção de profissional preparado para atuar nesse nicho de mercado.
As maiores chances para atuação como farmacêutico ocupacional estão ligadas a empresas do ramo farmacêutico, principalmente as de grande porte, o que restringe a atuação desses profissionais. Em se tratando de atuação industrial, a grande maioria dos empregos está em Estados que possuem polos fabris como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Pernambuco. Existem oportunidades mais isoladas em Brasília (DF), Manaus (AM) e Toledo (PR).
Ser especialista na área ocupacional exige do profissional conhecimentos aprofundados em ergonomia e legislações que tratam de segurança do trabalho. O inglês é indispensável para profissionais que desejam atuar em empresas multinacionais.
O que faz
- Responsabiliza-se por conduzir os projetos e coordenar os profissionais que atuam no setor de segurança no trabalho e saúde ocupacional;
- Desenvolve normas de segurança no trabalho e saúde ocupacional;
- Assegura a adequação, validade e eficácia dos procedimentos de segurança do trabalho e saúde ocupacional;
- Opera na segurança do trabalho e saúde ocupacional;
- Atua na verificação de processos e ações e no levantamento de aspectos e impactos relacionados aos procedimentos de segurança no trabalho e saúde ocupacional;
- Analisa e avalia os riscos e planos de trabalhos;
- Atua na fiscalização e controle das ações que garantem a saúde do trabalhador nas empresas;
- Realiza auditorias, juntamente com a equipe de trabalho, em segurança no trabalho e saúde ocupacional;
- Prepara material e desenvolve ações para a capacitação dos trabalhadores e da população de forma geral, com o intuito de garantir a segurança no trabalho e a saúde ocupacional.
Onde atua
- Indústrias farmacêuticas;
- Indústrias de cosméticos;
- Indústrias alimentícias;
- Empresas de logística farmacêutica;
- Farmácias e drogarias;
- Farmácias magistrais;
- Distribuidoras de medicamentos;
- Laboratórios de análises clínicas;
- Sistema Único de Saúde (SUS).
Faixa salarial
De R$ 1.200,00 a R$ 9.000,00
Como se preparar
O curso de graduação em Farmácia é o mais indicado para profissionais que desejam seguir carreira de farmacêutico ocupacional. Uma especialização na área industrial é fundamental para ascensão profissional no ramo.
O ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico oferece os cursos de pósgraduação Gestão da Qualida