Em 28 de maio de 2020, uma live promovida pelo ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico abordou o tema Carreiras. Um assunto que gerou bastante curiosidade nos farmacêuticos de todo o território nacional foi a possibilidade de atuação no mercado como farmacêutico propagandista, pois, por meio da transmissão, muitos profissionais descobriram que nessa área podem ganhar um salário médio inicial de até R$ 8 mil.
Nessa sexta-feira (05/06), a equipe de jornalismo do Portal do ICTQ entrevistou o gerente nacional de demandas da EMS, José Carlos Souza Costa, que falou sobre a carreira do farmacêutico propagandista na companhia. “O salário fixo e variável de um profissional [farmacêutico propagandista] em início de carreira equivale a um pouco mais que o dobro do piso, podendo chegar a quase R$ 8 mil, mas é salário inicial”, explicou ele.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Segundo Costa, além do ótimo salário esse profissional ainda tem outros benefícios e um excelente plano de carreira na EMS. “Esse profissional tem todo um pacote de benefícios, como assistência médica, odontológica, seguro de vida e recebe um carro para poder trabalhar, um celular. Ele tem todas as despesas de campo custeadas (relacionadas ao trabalho). Além disso, esse profissional recebe uma quantidade muito grande de treinamento [para atuar na área]”, ressalta.
Ele continua: “Esse profissional tem oportunidade de carreira [na EMS] na área de demandas, na área comercial. São possibilidades em nível de gerência distrital ou regional. Além disso, há também a opção de ele direcionar a carreira para as áreas de treinamento ou marketing, como, por exemplo, um gerente de produtos”.
Visitação remota
Costa explica de que maneira trabalha um farmacêutico propagandista: “Esse profissional atua visitando médicos e divulgando as nossas marcas [que pertencem à EMS] e as informações científicas relacionadas. Além disso, também é disponibilizada a esse colaborador uma consultoria para que ele possa fornecer ao médico informações de gestão do consultório”, afirma.
O executivo prossegue: “Outra função desse profissional é acompanhar a cadeia de atendimento da receita, visitando farmácias e identificando oportunidades, checando se tem produtos [nesses estabelecimentos]. Eventualmente, o farmacêutico propagandista também pode promover algum treinamento nas farmácias, em que ele divulga os produtos”, orienta.
Quer ser um farmacêutico propagandista?
Não restam dúvidas de que a área de farmacêutico propagandista é bastante promissora, contudo, caso você queria ser um profissional desse segmento é preciso dedicação e especialização. Nesse sentido, Costa explica quais os critérios que a EMS usa para o processo seletivo.
“Atualmente, a EMS busca profissionais com uma formação acadêmica robusta. Além da formação básica, nós buscamos pessoas que tenham uma pós-graduação, por exemplo. Outro detalhe é que o farmacêutico propagandista precisa possuir boa comunicação e saber expressar bem suas ideias, ter boa sociabilidade e saber criar boas relações. Esse profissional precisa ter um excelente raciocínio lógico e matemático estruturado, porque ele vai precisar fazer análises de números para avaliar resultados”, pontua.
Ele complementa: “Essa pessoa precisa gostar de trabalhar, de buscar resultados e vencer desafios, porque esse profissional vai ser cobrado por resultados e por metas. Então, precisa ter um perfil de quem gosta de ser desafiado. Tudo isso a gente procura identificar na hora que realizamos as entrevistas”.
Vale ressaltar que, recentemente, alunos e ex-alunos do ICTQ participaram de um projeto desenvolvido em parceria com o Instituto para um processo de recrutamento nacional realizado pela EMS, justamente para as vagas de farmacêuticos propagandistas.
Assista ao vídeo da transmissão da live do ICTQ:
Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.