Após protestos, Itaú inclui farmacêuticos em campanha para profissionais de saúde

Após protestos, Itaú inclui farmacêuticos em campanha para profissionais de saúde

Depois de inúmeras reclamações, o Itaú incluiu os farmacêuticos na campanha Heróis da Saúde, que visa disponibilizar condições especiais de crédito para profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19).

A iniciativa da instituição bancária aconteceu após manifestações de farmacêuticos, que em muitos casos são correntistas da instituição. Além disso, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA) encaminhou um ofício ao Itaú solicitando a inclusão dos profissionais da classe na campanha.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A entidade regional afirma ter entrado em contato com a ouvidoria do banco Itaú, solicitando a inclusão dos farmacêuticos no programa de benefícios desenvolvido pelo banco. “Ratificamos que o farmacêutico está, devidamente, reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS) como um profissional de saúde, atuando no âmbito da prevenção, controle, diagnóstico e tratamento da Covid-19. Logo, solicitamos que o profissional farmacêutico seja incluído no programa Heróis da Saúde, com os efeitos retroativos aos benefícios contemplados no mês de abril, além da manutenção nos respectivos próximos meses [enquanto perdurar a pandemia]”, solicitou o CRF-MA, em ofício enviado ao Itaú, em 30 de abril.

Atuação do ICTQ

Por meio de uma reportagem divulgada na segunda-feira (04/05), a equipe de jornalismo do Portal do ICTQ - Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico também repercutiu sobre o assunto. Após a matéria divulgada pela Instituição, que alcançou grande audiência, diversos farmacêuticos se manifestaram junto ao banco por meio das redes sociais.

Na ocasião, a redação do ICTQ entrou em contato com a assessoria do banco, mas não obteve retorno até hoje (07/05).

E o CFF?

Apesar do empenho do CRF-MA, e de outras instituições, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) não se manifestou sobre o assunto por meio do seu portal oficial e nem pelas redes sociais, desde o início de abril (quando começou a campanha) até  06 de maio, mesmo diante de inúmeras manifestações de farmacêuticos e outras entidades na internet.

No portal Reclame Aqui, por exemplo, uma farmacêutica, que não revelou sua identidade, reclamou: “Sou farmacêutica e tentei me cadastrar no programa heróis da saúde. Para a minha decepção, minha classe profissional não está incluída no programa. Trabalhamos em hospitais, drogarias, farmácias, laboratórios. Estamos na linha de frente, assim como outros profissionais citados no programa. Por que fomos excluídos?”, questionou.

Em seguida, ela continua: “Será que o Itaú tem ciência que o fluxo de um hospital, para tratamento, depende da farmácia? Será que sabem que estamos nas corridas de leito fazendo farmácia clínica? Atendendo pacientes na consulta farmacêutica, fazendo anamnese, dispensando medicamentos, aplicando injetáveis, auxiliando em situações de urgência e emergência, entre inúmeras outras participações ativas que eu poderia citar aqui? Tentei contato por Sac [com o Itaú] e não tive respostas”, completou.

Contudo, o conselheiro federal de farmácia pelo Estado do Ceará, Egberto Feitosa, garantiu, por meio de uma publicação em sua página no Facebook, que apresentou um requerimento junto à diretoria do CFF para uma grande campanha nacional de valorização do farmacêutico nos meios de comunicação. No entanto, publicamente, o CFF não se manifestou sobre o assunto em seus canais oficiais.

O programa

Entre algumas condições especiais para os profissionais de saúde, o banco oferece: isenção automática da tarifa mensal do pacote de serviços até julho (na conta corrente); reembolso das parcelas que serão cobradas entre abril e julho (no seguro residencial); prorrogação de parcelas por 120 dias (no crédito imobiliário); isenção de parcelas da anuidade que serão cobradas entre abril e julho (no cartão de crédito).

Para poder se inscrever no programa, os profissionais de saúde, que atuam no combate à pandemia precisam se identificar por meio do portal oficial do Itaú (veja aqui).

Participe também: Grupo para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Farmacêutico, Carreira Farmacêutica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS