Instituto do Câncer desenvolve serviço ‘Alô Farmacêutico’

Instituto do Câncer desenvolve serviço ‘Alô Farmacêutico’

O Instituto do Câncer de São Paulo oferece, desde outubro deste ano, o serviço Alô Farmacêutico, que visa sanar dúvidas e orientar pacientes sobre diversas questões relacionadas ao uso de medicamentos, por meio do atendimento de um profissional farmacêutico.

A coordenadora de Farmácia do Instituto do Câncer, Rejane Siqueira, explica que a iniciativa funciona por meio de um “acolhimento telefônico organizado, padronizado para atender aos pacientes com dúvidas ou eventuais problemas relacionados aos medicamentos”.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo Rejane, os atendimentos são diversos: “Normalmente, recebemos ligações para resolução de problemas, tirar dúvidas sobre interação medicamentosa, validade da receita, posologia, entre outras coisas. Todas essas questões podem ser sanadas rapidamente, somente em casos muito específicos que pedimos ao paciente aguardar retorno em até 24 horas ou no próximo dia útil, se a ligação for feita no fim de semana”, esclarece ela, em matéria publicada no portal do Governo do Estado de São Paulo.

Serviços semelhantes

Para melhor atender aos pacientes, o Instituto ainda desenvolveu serviços semelhantes com o auxílio de outros profissionais de saúde, como o Alô Enfermeiro.

Por meio do serviço telefônico, que também funciona 24 horas, diariamente, enfermeiros prestam um atendimento aos pacientes com o intuito de auxiliar nas necessidades e sanar dúvidas referentes aos sinais e sintomas do tratamento oncológico.

A iniciativa atende exclusivamente aos pacientes e seus respectivos acompanhantes, de acordo com as orientações deixadas pela equipe em prontuário eletrônico.

publicidade inserida(https://sibrafar.com.br/)

Opinião dos pacientes

Para os pacientes, os serviços estão mais que aprovados: “Achei excelente. Minha mãe é paciente e liguei ao ‘Alô Enfermeiro’ por força do hábito e me direcionaram para o ramal do ‘Alô Farmacêutico’, o que foi ótimo. Pude tirar uma dúvida sobre o medicamento que minha mãe precisava tomar”, conta Samanta Pacheco, filha da paciente Marlene Regina Pacheco, de 63 anos.

Como funciona

Os serviços são exclusivos para o atendimento de pacientes do Instituto do Câncer e acompanhantes. No caso do Alô Farmacêutico, o número de atendimento é (11) 3893-4507. Ao ser atendido, o interessado deve se identificar com o RG. Já o Alô Enfermeiro atende pelo (11) 3893-2357 e também é preciso estar com o documento de identificação em mãos.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS