Skip to main content

Guardião da saúde: farmacêutico contribui para a formação da sociedade

site Pense Empregos do Grupo RBS   07 Julho 2016   3428   Varejo Farmacêutico
Guardião da saúde: farmacêutico contribui para a formação da sociedade

Bateu uma dor de cabeça. A primeira coisa que você pensé em ir até a drogaria da esquina e pedir ao farmacêutico responsável o melhor medicamento para acabar com o mal-estar. É uma relação de confiança e, por vezes, até de amizade. Para se ter ideia da dimensão dessa credibilidade, basta olhar para a pesquisa de opinião feita pelo Datafolha/ICTQ - Instituto de Pós-Graduação para Farmacêuticos, em 12 capitais brasileiras: dos 107 entrevistados em Porto Alegre, por exemplo, 67% acreditam na importância de o estabelecimento contar com um profissional da classe. Da mesma forma, 64% o consideram fundamental para sua saúde.

O farmacêutico, porém, não atua apenas na farmácia (que, aliás, já conta com nichos, como análises clínicas e toxicológicas, medicamentos e alimentos). Essa é apenas uma das tantas possibilidades de trabalho. “O mercado é amplo e está em expansão, graças ao surgimento de novas oportunidades nas áreas de cosméticos, fitoterápicos, desenvolvimento de alimentos funcionais e pesquisa científica”, enfatiza a coordenadora da graduação da Unisinos, Ana Rita Breier. Independente da especialidade, o objetivo é um só: contribuir com a formação da sociedade por meio de ações de prevenção e promoção da saúde pública.

Filtro para os hospitais

Muitos não se dão conta, mas o farmacêutico ajuda a desafogar os hospitais. Afinal, o primeiro diagnóstico é feito por ele e, caso o problema do paciente não seja grave, a indicação de remédio também. “O papel fundamental do profissional é dispensar os medicamentos nos estabelecimentos, informando sobre o uso racional e realizando os serviços de atenção farmacêutica”, complementa Ana Rita. O especialista também desempenha o seu papel na farmácia hospitalar, análises clínicas e ambientais, indústria de alimentos, bancos de sangue, Unidades Básicas de Saúde (UBS), institutos de pesquisa e perícia criminal.

“Não existe farmacêutico desempregado”

A afirmação da professora Ana Rita Breier faz sentido, principalmente na indústria de medicamentos, que vem crescendo muito a cada ano, aumentando, assim, o número de vagas. Outro caminho é abrir o próprio negócio. E isso não significa apenas uma farmácia, que pode ser de manipulação ou drogaria, mas também um laboratório de análises clínicas e toxicológicas, por exemplo.

Salário de acordo com atuação

A profissão de farmacêutico não tem uma remuneração que serve como base para quem inicia no ofício. “O salário varia bastante, conforme a área. O piso é distinto para atuação na indústria de medicamentos, laboratório de análises clínicas ou farmácia e drogaria”, explica Ana Rita. Segundo ela, quem trabalha com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos nas indústrias e institutos de pesquisa é mais valorizado. “Os profissionais concursados para peritos também ganham mais”, finaliza a docente.

Genéricos x Similares

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas e Pós-Graduação para Far…

Recebimento de receitas em farmácias por conexão remota é aprovado

Foi aprovado um Projeto de Lei (PL) que determina que farmácias e drogarias pos…

Pesquisa ICTQ mostrará relação entre Saúde, Medicamentos e Qualidade de Vida no Brasil

O ICTQ – Instituto de Pós-Graduação para Farmacêuticos –, em parceria com o Ins…

10 medicamentos que mais faturaram com vendas no Brasil

De acordo com a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) o…

Mais de 500 farmácias são multadas por preços abusivos

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Instituto de Defesa do Con…

Rede de farmácias é alvo de operação policial por explorar idosos com venda casada de suplementos e cartões de crédito

A Polícia Civil de Minas Gerais revelou, nesta terça-feira (15), detalhes sobre…

EMS planeja vender semaglutida nacional 30% mais barata que concorrentes

Os análogos de GLP-1 mudaram a forma como diabetes tipo 2 e obesidade são discu…

Coleta de biometria de clientes pela Raia Drogasil é questionada

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) usou notificação extrajud…

Alerta: venda ilegal de testes rápidos para Covid-19 em farmácias é o alvo de vistoria

A prefeitura do Rio começou a realizar, nesta segunda-feira, inspeções em farmá…

Panvel coloca unidades à disposição da vacinação contra Covid-19

A Panvel colocou suas unidades no Rio Grande do Sul à disposição da vacinação c…