Skip to main content

Exposição sobre URM do ICTQ, chega à Goiânia-GO e Natal-RN

Egle Leonardi   15 Setembro 2016   20061   Varejo Farmacêutico
Exposição sobre URM do ICTQ, chega à Goiânia-GO e Natal-RN

Esta é uma cena comum no Brasil: a pessoa acorda com uma dor de cabeça na região da nuca. Pensa em ir ao pronto socorro, mas logo desiste por conta da superlotação. Então, decide ir ao Dr. Google e conseguir um diagnóstico para seu problema. Péssima decisão! Infelizmente essa atitude é recorrente em 40% da população que faz auto diagnóstico usando a internet, segundo dados da pesquisa do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico.

Publicado recentemente no jornal Estadão, este estudo, que está em sua segunda edição, afirma ainda que 72% da população toma remédio por conta própria. Para evitar isso, a maioria das entidades do segmento tem se empenhado na luta contra o uso irracional de medicamentos, porém suas iniciativas ficam restritas ao dia 5 de maio, quando se comemora o dia do Uso Racional de Medicamentos (URM). No entanto o mais importante nesse processo é que as campanhas sejam constantes e atinjam o maior número de pessoas.

A peça chave nas questões da automedicação é o farmacêutico, que tem papel preponderante na orientação dos usuários de medicamentos. Suas ações incluem verificar as prescrições, orientar quanto ao uso correto dos medicamentos, incentivar a adesão à terapia, monitorar reações adversas e notificar à Anvisa, quando necessário. Os pacientes ainda podem recorrer à farmácia para aferir a pressão, taxas glicêmicas, solucionar dúvidas de seus receituários ou solicitar a troca de um medicamento de referência pelo genérico.

O princípio da dispensação não se constitui na simples entrega dos medicamentos, mas um ato pré-clínico em que o farmacêutico avalia se o produto a ser dispensado é adequado para o paciente em questão. Além disso, inclui a indicação de medicamentos isentos de prescrição (MIP) e o acompanhamento farmacoterapêutico, que objetiva a prevenção, detecção e resolução de problemas relacionados com medicamentos de forma sistemática, contínua e documentada.

A Exposição sobre URM (Uso Racional de Medicamentos)

O ICTQ, assumindo sua função de responsabilidade social, investe em pesquisas e em campanhas constantes de conscientização da população quanto à correta utilização de medicamentos. Um ótimo exemplo disso é sua Exposição Cultural sobre URM. O projeto é composto de painéis ilustrativos contendo charges exclusivas com mensagens carismáticas, humorísticas e, ao mesmo tempo, educativas sobre os cuidados essenciais no consumo de medicamentos.

De cunho estritamente social e acadêmico, a exposição tem recebido importante repercussão na sociedade e na mídia nacional e é a maior campanha de conscientização sobre o uso de medicamentos realizada por uma instituição de ensino privada no Brasil. Essa exposição já percorreu cidades como Anápolis (GO), em junho de 2014; Bauru (SP), em setembro de 2014; João Pessoa (PB), em novembro de 2014; e Rio Branco (AC), em junho de 2016. Neste mês, a exposição estará chegando a Goiânia (GO) e Natal (RN).

A exposição tem tido grande atenção pela mídia nacional e regional e tem projetado o assunto para a população de forma massiva (como os jornais de grande circulação e as afiliadas da TV Globo e da Rede Record, entre outras) e, ainda, revertendo em ganho de imagem para os parceiros do ICTQ neste projeto. Por exemplo, a exposição aconteceu em João Pessoa graças à parceria entre o instituto, a Comissão de Direito Sanitário e Biodireito da OAB-PB e a Escola Superior do Ministério Público - FESMIP-PB. “O evento proporcionou à população paraibana, em especial aos consumidores pessoenses, esclarecimentos relevantes sobre o consumo responsável de medicamentos, bem como os graves riscos à saúde decorrentes de seu uso indiscriminado. Como a capital paraibana atrai grande fluxo de pessoas no período das exposições, incluindo turistas nacionais e internacionais, o impacto sobre a reflexão de consciência sanitária quando do consumo de medicamentos foi ainda mais amplo”, lembra o representante da OAB-PB, o advogado João Peixoto Neto.

Vale ressaltar que, além dessa, o ICTQ estabeleceu importantes parcerias para a realização das demais exposições: em Anápolis foi com o CRF-GO, em Bauru com um aluno da Pós-Graduação de São Paulo (SP), João Valentin de Oliveira. Já em Rio Branco a parceria ficou por conta do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Acre (Sindifac). “A exposição já rodou diversos pontos da cidade. O retorno tem sido muito além de nossas expectativas. A população tem prestigiado e a imprensa tem dado uma cobertura muito importante para a projeção do tema”, falou a presidente do Sindifac, Isabela de Oliveira Sobrinho.

As próximas edições da exposição acontecerão em Goiânia (a partir de 15/09/16) e em Natal (RN) (depois de 19/09/16). “É a primeira vez que fazemos algo dessa magnitude. Estamos esperando dias muito movimentados com a exposição aqui em Goiânia. O objetivo é mostrar à sociedade que o trabalho do farmacêutico tem valor e que sua atuação é que faz a farmácia ser um estabelecimento de saúde”, comenta a presidente do Sinfar-GO, Lorena Baia.

Já a presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do RN (Sinfarn), Jacira Prestes, explica que o objetivo de levar a exposição à região é alertar a sociedade para evitar a empurroterapia e o uso banalizado de medicamentos, além de valorizar o profissional farmacêutico. “Iremos aproveitar também o evento para coletar assinaturas para o projeto de lei estadual que envolve o descarte correto de medicamentos e seu uso racional”.

Você está no estado de Goiás ou no Rio Grande do Norte? Visite nossa exposição.

 

5º Edição da Exposição URM em Goiânia (GO) – Parceria com o Sinfar-GO

Local: Shopping Passeio das Águas - Av. Perimetral Norte, 8303 - Fazenda Caveiras.

Data: 19/09/16 a 03/10/16

6º Edição da Exposição URM em Natal (RN) – Parceria com o SINFARN e CRF-RN

Local: Praia Shopping - Av. Engenheiro Roberto Freire, 3132 - Ponta Negra.

Data: 26/09/16 a 03/10/16

7º Edição da Exposição URM em Natal (RN) – Parceria com o SINFARN e CRF-RN

Local: Partage Norte Shopping - Avenida Doutor João Medeiros Filho, 2395 - Potengi.

Data: 04/10/16 a 10/10/16

 

Polícia apreende 30 mil medicamentos em situação clandestina

A Polícia Civil do Estado do Ceará realizou uma operação em que apreendeu, em m…

Consumidor opta por genéricos e segmento cresce 7,5% na pandemia

Dados da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma)…

O autocuidado versus o autodiagnostico e a automedicação

O tema é tão relevante que até ganhou uma data específica para ser lembrado: 24…

Flanela antiembaçante integra conceito de drugstore no Brasil

Sem abrir mão do cuidado com a saúde, muitas drogarias brasileiras têm apostado…

Alerta: venda ilegal de testes rápidos para Covid-19 em farmácias é o alvo de vistoria

A prefeitura do Rio começou a realizar, nesta segunda-feira, inspeções em farmá…

Alerta para a qualidade dos testes rápidos do coronavírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou 59 testes para d…

Farmácia clandestina é fechada após produzir 50 mil cápsulas por dia sob suspeita de comercialização ilegal de medicamentos

Uma farmácia de manipulação clandestina localizada na Av. Dr. Moraes Salles, no…

Medicamentos em supermercados: os prós e os contras

Farmacêutico, o que você acha da venda de medicamentos em supermercados? Seria…

Farmácia de manipulação pode dispensar moderadores de apetite

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou parcialmente…

Medicamentos controlados continuam sendo entregues: confira novas regras da Anvisa

Ampliação da quantidade de medicamentos, adotada durante a pandemia, não é mais…