Skip to main content

Anvisa atende pedido do Cofen e enfermeiros passam a prescrever medicamentos controlados no SNGPC

Cofen   12 Setembro 2025   1061   Varejo Farmacêutico
Anvisa atende pedido do Cofen e enfermeiros passam a prescrever medicamentos controlados no SNGPC

Atendendo a um pedido do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez uma atualização no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) e inseriu o campo para computação do registro profissional de enfermeiros na plataforma. Agora, as farmácias contam com todos os recursos necessários para aceitar e registrar receituários de antimicrobianos prescritos por enfermeiros com total segurança jurídica.

Em comunicado oficial, a Anvisa declarou que a escrituração de receita de medicamento contendo antimicrobiano, quando prescrita com o devido amparo legal, por enfermeiro inscrito no Conselho Regional de Enfermagem (Coren), poderá ser enviada ao SNGPC. Assim, os arquivos eletrônicos (XML) a serem transmitidos ao sistema já podem conter a informação do número de registro do profissional, quando este tipo de prescrição for recebida pela farmácia”.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Publicidade

De acordo com o presidente do Cofen Manoel Neri, o pedido para inclusão de enfermeiros no sistema foi feito pelo Conselho à Anvisa durante uma reunião bilateral entre as organizações, no dia 13 de agosto de 2024. Durante mais de um ano, as equipes técnicas mantiveram discussões de alto nível e, após uma bateria de testes realizados em caráter regional, a atualização foi incorporada ao sistema em todo o país.

“É uma conquista significativa para a nossa profissão, pois representa mais um ato de reconhecimento formal da competência de enfermeiras e enfermeiros como prescritores por parte do estado brasileiro, mediante o crivo de uma agência reguladora na qual a população confia. Isso representa a ampliação da compreensão sobre a autonomia e a competência da Enfermagem no Brasil”, considera o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Impacto positivo

“A medida vai ter impacto significativo, tanto nos grandes programas de saúde voltados à população, quanto nos programas de enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), especialmente aquelas que constituem problemas de saúde pública que têm forte ligação com fatores sociais”, considera o conselheiro federal e primeiro-secretário do Cofen, Vencelau Pantoja.

Atualmente, Dr. Vencelau Pantoja coordena um grupo de trabalho do Cofen que está empenhado na elaboração de uma resolução para normatizar especificamente a atuação do enfermeiro na prescrição de medicamentos. A norma vai ser colocada em consulta pública ainda em setembro de 2025.

Entenda o sistema

O SNGPC é o sistema nacional utilizado desde 2007 para monitorar, em tempo real, a movimentação de medicamentos sujeitos a controle especial (Psicotrópicos, Entorpecentes, Anabolizantes) e também dos antimicrobianos — classe que inclui antibióticos e antifúngicos. Deste modo, a atualização recente permite às farmácias escriturar receitas de antimicrobianos prescritas por enfermeiros registrados no Coren, reforçando rastreabilidade, controle sanitário e evitando entraves burocráticos para pacientes do SUS e do setor privado.

A liberação do registro do Coren no SNGPC representa mais que uma adequação técnica: ela amplia a resolutividade dos serviços de saúde, principalmente nas regiões remotas e em unidades básicas de saúde, onde enfermeiros já desempenham papel protagonista em programas de saúde.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias

O eterno dilema da logística reversa de medicamentos

Nas últimas décadas, a sociedade vem se destacando pelo consumo exacerbado, sej…

Entenda qual é o papel da farmácia no combate ao colesterol

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil. Em 2017…

Ministério da Saúde solicitará inclusão do cabotegravir no SUS para PrEP injetável

O Ministério da Saúde deve solicitar à Comissão Nacional de Incorporação de Tec…

Debates sobre a Prescrição Farmacêutica

Farmacêuticos devem prescrever medicamentos? Legalmente isso é possível? O que…

Fake News: vacinação particular contra Covid-19 em farmácias é falsa

No Mato Grosso do Sul, está circulando, em grupos de rede social, uma mensagem…

05 curiosidades sobre a profissão farmacêutica na França

Em uma sociedade culturalmente distante de nossa realidade no Brasil, o farmacê…

Crescimento da Farmarcas supera 31% no primeiro semestre de 2021

Com o alcance de R$ 4,25 bilhões, a Farmarcas fechou o primeiro semestre de 202…

Salários baixos são uma realidade nas farmácias em Angola

Angola é um país africano de língua portuguesa. Tem uma área de 1.246.700 km² c…

Demissões na Drogaria SP/Pacheco tem a ver com o plano de negócio

O Portal do ICTQ revelou há uma semana que farmacêuticos de várias partes do Br…

Telefarmácia e telemedicina substituirão o Dr. Google?

Muito barulho por pouco! O Conselho Federal de Medicina (CFM) acaba de publicar…