A revista TIME anunciou hoje (28/08), a lista TIME100 AI 2025, um reconhecimento global às 100 personalidades mais influentes no campo da Inteligência Artificial. Entre os nomes de maior peso no cenário mundial, a farmacêutica e fundadora da NoHarm.ai, Ana Helena Ulbrich, é a única representante do Brasil a ser incluída. A inclusão na lista da TIME destaca seu trabalho inovador como pesquisadora e gerente de produto, juntamente com o irmão, Henrique Dias, doutor em IA.
Mais que norma, a ética é essência da prática farmacêutica e proteção à saúde da sociedade
“O farmacêutico deve colocar as necessidades do paciente acima de interesses comerciais ou pessoais”. A afirmação é do diretor executivo do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Eugenio Muniz, e resume com precisão o que está em jogo quando se trata de ética profissional na área farmacêutica: a confiança social na profissão, a segurança do paciente e a responsabilidade com a saúde pública.
Educação continuada é o que sustenta a carreira do farmacêutico de sucesso
Farmacêuticos brasileiros têm investido cada vez mais em capacitação profissional para acompanhar a velocidade das mudanças no setor e se destacar em um mercado exigente e competitivo. Com avanços constantes em tecnologia, novas demandas clínicas e a expansão de áreas como estética, suplementação e farmácia clínica, atualizar-se deixou de ser um diferencial para se tornar uma exigência de carreira.
Educação farmacêutica entra em nova era com realidade aumentada, IA e ensino ao vivo
A tecnologia na educação farmacêutica está deixando de ser tendência para se consolidar como um novo padrão na formação de profissionais. Da flexibilidade do ensino remoto ao uso de realidade aumentada e inteligência artificial, as inovações educacionais têm ampliado o acesso à qualificação técnica e tornado o aprendizado mais atrativo e efetivo para farmacêuticos em todo o país.
De mestre cervejeira frustrada a um império farmacêutico: a ascensão de Kiran Mazumdar-Shaw
O promissor negócio farmacêutico de Mazumdar-Shaw não começou em um laboratório, mas sim em um galpão com telhado de zinco em Bengaluru, cidade anteriormente conhecida como Bangalore e capital do estado de Karnataka, no sul da Índia.
Pesquisa aponta que pós-graduados recebem quase o dobro do salário
Com o crescimento do número de brasileiros com ensino superior completo e o aumento na oferta de cursos nos últimos anos, o Brasil observa uma mudança no mercado de trabalho. Segundo um levantamento feito pelo economista Naercio Menezes Filho, pesquisador do Insper, o rendimento médio de quem vai além da graduação chega a R$ 11.539 — quase o dobro de quem apenas concluiu o ensino superior (R$ 6.160).
Os números mostram que cursar a graduação ainda traz ganhos. O rendimento de quem terminou os estudos no ensino médio é de R$ 2.655. Mas a diferença salarial entre os dois níveis de instrução encolheu: em 2001, era de 2,5 vezes e, agora, de 2,3 vezes. A mudança não é à toa. No início dos anos 2000, o país tinha apenas 6% da população com ensino superior completo. Hoje, essa fatia está em 20%.
— Até 2011, você tinha 10% das pessoas adultas com ensino superior. Quem tinha ensino superior, tinha diferencial de salário mais alto e maiores possibilidades de progressão na carreira. Mas, a partir daí, começam a aumentar as matrículas nas universidades, e o diferencial começa a cair em relação ao ensino médio. O que começa a aumentar é a pós-graduação — diz Naercio, lembrando que 1% da população concluiu essa etapa no país: — É importante pensar o mercado de trabalho como uma corrida entre tecnologia e educação. Quando a tecnologia aumenta, vai requerendo mais qualificação, e o salário sobe. Quando a oferta educacional aumenta, o salário cai.
Receba nossas notícias por e-mail: cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
‘Lifelong learning’
Marcelo Neri, economista da FGV, avalia que os ganhos dos pós-graduados vão além do salário e incluem maiores chances de ocupação, formalidade e benefícios. Para ele, a escassez de mão de obra gera uma espécie de “prêmio educacional” para quem consegue chegar aos níveis de estudo demandados pelo mercado. Ele pondera que esta nova realidade requer que o profissional continue a estudar mesmo depois de conquistar uma vaga, o chamado "lifelong learning":
Receba nossas notícias por e-mail: cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
— Você não estuda para depois trabalhar, você trabalha e estuda, e a pós-graduação está no meio desse processo de conciliar trabalho e estudo.
Essa nova dinâmica já foi incorporada aos processos seletivos. Na Subsea 7, empresa de serviços de engenharia submarina para a indústria de energia, a pós-graduação é considerada diferencial na hora da contratação, principalmente em cargos gerenciais, de finanças e engenharia.
— São pessoas mais bem equipadas para tomar decisões e trazer potenciais soluções para problemas complexos. Hoje se fala muito nas organizações sobre a necessidade de o profissional se manter aprendendo continuamente e estar sempre se capacitando. A gente vê valor nisso — diz Alessandra Nogueira, diretora de RH da empresa.
A empresa oferece programa de educação continuada, no qual patrocina até 50% do valor dos cursos de pós, mestrado e doutorado para funcionários selecionados.
No caso da Nestlé, há incentivo à capacitação e oferta de recursos internos para o desenvolvimento profissional. A empresa oferece o programa Talent Hub, no qual o profissional pode escolher o tipo de curso e área e escolher entre formações de curta duração ou de longa duração, como uma pós-graduação.
— A pós-graduação e outras formações mostram o quanto o candidato é comprometido com o desenvolvimento constante nos estudos. Acreditamos no conceito de lifelong learning, e encorajamos — diz Izabel Azevedo, diretora de Talento e Cultura da Nestlé.
publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/3328-pos-graduacao-farmacia-clinica-e-prescricao-farmaceutica)
Disposição
Essa disposição para voltar para a sala de aula é citada pelo pró-reitor da FGV, Antonio Freitas, como um traço comum dos estudantes da pós-graduação:
— Pessoas já muito bem colocadas no mercado, até diretores de empresas, buscam o mestrado e o doutorado profissional. Está cheio de alunos em posições boas, mas querem adquirir base para seu crescimento. A pós passou a ter diferencial significativo.
Essa capacidade de continuar a aprender é considerada uma vantagem na seleção de candidatos, diz Laís Vasconcelos, gerente da consultoria de recrutamento Robert Half. Ela afirma que o importante é seguir em atualização, seja por meio de pós ou cursos livres.
No Ibmec, houve aumento em 2024 na procura pela pós-graduação presencial. A maior demanda está em programas executivos, voltados a diretores e CEOs, sobretudo MBAs nas áreas de tecnologia, como IA, data science e big data aplicados a negócios.
— O aluno da pós-graduação busca capacitação maior do ponto de vista técnico. Ele quer ter acesso a conhecimentos e práticas que não teve na graduação e que são conhecimentos que vão possibilitar ter promoção ou mudar de carreira, conseguir um cargo com salário mais alto — explica Paula Steban, diretora de ensino do Ibmec.
De acordo com a universidade, em 2024, a busca pelos cursos ligados a tecnologia cresceu quase 60%.
Transformação digital
Para Patricia Suzuki, diretora de Recursos Humanos da Redarbor, grupo dono da Catho, a valorização da pós-graduação está ligada ao aumento da complexidade dos cargos, impulsionado pela transformação digital, que exige profissionais mais qualificados, e que torna a especialização um diferencial competitivo:
— Isso não significa a desvalorização do ensino superior, mas a elevação do nível de exigência em função da competitividade do mercado.
Depoimentos
‘Os planos de carreira para pessoas que têm especialização são muito melhores’
Matheus Viug, de 30 anos, é historiador. Em 2024, concluiu o mestrado profissional em Ensino de História. A motivação foi a vontade de seguir estudando e o efeito positivo no desenvolvimento profissional. Para ele, instituições de ensino de maior prestígio dão prioridade a profissionais especializados e isso acaba sendo um diferencial no mercado de trabalho:
— Nas melhores escolas e universidades, não existe espaço para quem não busca se desenvolver academicamente. Postos de trabalho considerados ‘de elite’ exigem profissionais mais qualificados.
‘Fiz a pós, estou concluindo o mestrado e já tenho nos meus planos uma ideia para o doutorado’
Servidora pública do Rioprevidência desde 2010, Bárbara Rodrigues, de 49 anos, é dentista e tem pós-graduação em Recursos Humanos. Ela entrou no serviço público para um cargo de especialista em previdência social e conta que, no órgão em que atua, pessoas com doutorado podem ter aumento na remuneração de até 40%.
— Essa melhoria na renda é uma maneira de fazer com que nós continuemos a nos especializar e desenvolver profissionalmente. Eu fiz a pós, estou concluindo o mestrado e já tenho nos meus planos uma ideia para o doutorado. E, quando fazemos isso, desenvolvemos também pesquisas na área e mais conhecimento — conta.
‘Título foi um diferencial para chegar ao meu cargo e me deu vantagem em relação aos concorrentes’
A engenheira química com mestrado Thaiane Nolasco, de 35 anos, avalia que a pós-graduação foi fundamental em sua trajetória profissional e que abriu caminho para que ela tenha conquistado hoje melhor remuneração. Na avaliação dela, o mercado de engenharia tem dado sinais de valorização para pesquisa e desenvolvimento, e profissionais com especialização são mais requisitados.
— O título que eu tenho foi um diferencial para chegar ao meu cargo. Isso me fez ter vantagem em relação aos demais concorrentes porque eu conseguia dominar certas técnicas que a maioria não consegue — afirma.
Os planos de carreira para pessoas que têm especialização são muito melhores, com possibilidade de uma remuneração melhor.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias
Flexibilidade e interação: aulas ao vivo on-line são tendência na pós-graduação
Considerada uma tendência no pós-pandemia, o formato de aulas on-line vem ganhando cada vez mais adeptos entre os estudantes de pós-graduação. A experiência com o ensino remoto durante a crise sanitária consolidou o hábito de estudar à distância, mas a preferência por aulas síncronas (ao vivo, em tempo real) demonstra a importância da interação no aprendizado. Esse modelo une a flexibilidade do ensino à distância com a interatividade das aulas presenciais, permitindo que os alunos acompanhem o conteúdo na hora, tirem dúvidas com professores e interajam com colegas. Para os farmacêuticos, essa modalidade surge como uma solução ideal para conciliar aprendizado e rotina profissional.
Dia Internacional da Mulher: farmacêuticas que transformam o setor e inspiram novas gerações
No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é essencial destacar a força, a resiliência e a importância das mulheres no setor farmacêutico. Em um setor historicamente dominado por homens em posições estratégicas, a trajetória de lideranças femininas tem transformado essa realidade e inspirado novas gerações a ocupar esses espaços. O caminho para a equidade de gênero no segmento envolve dedicação, conhecimento e coragem para superar desafios. Nesta matéria, o ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico entrevista oito mulheres que, com suas trajetórias singulares, reforçam o protagonismo feminino e seu impacto na sociedade.
Maria da Penha: a farmacêutica que transformou sua dor em lei e mudou a vida de milhões de mulheres
No Dia Internacional da Mulher, falaremos sobre a vida e a luta de Maria da Penha Maia Fernandes, uma mulher cuja coragem transformou a legislação brasileira e ofereceu esperança a milhões de vítimas de violência doméstica. Nascida em Fortaleza, Ceará, em 1º de fevereiro de 1945, Maria da Penha formou-se em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará em 1966 e concluiu seu mestrado em Parasitologia em Análises Clínicas na Universidade de São Paulo em 1977.