Educação farmacêutica entra em nova era com realidade aumentada, IA e ensino ao vivo

A tecnologia na educação farmacêutica está deixando de ser tendência para se consolidar como um novo padrão na formação de profissionais. Da flexibilidade do ensino remoto ao uso de realidade aumentada e inteligência artificial, as inovações educacionais têm ampliado o acesso à qualificação técnica e tornado o aprendizado mais atrativo e efetivo para farmacêuticos em todo o país.

De acordo com o farmacêutico clínico e diretor acadêmico do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Ismael Rosa, o ensino a distância (EaD) já representa um avanço significativo, especialmente quando combinado com plataformas de aprendizado interativo. “Essas ferramentas possibilitam o acesso a conteúdo atualizado em tempo real, a personalização da jornada de aprendizado e a interação colaborativa, independentemente da localização dos alunos”, afirma.

Além de democratizar o ensino em regiões menos assistidas por centros educacionais presenciais, o EaD vem sendo aprimorado com aulas síncronas – aquelas transmitidas ao vivo – que favorecem a participação ativa dos alunos, permitindo o esclarecimento de dúvidas em tempo real e o fortalecimento da relação aluno-docente.

Esse modelo une a flexibilidade do ensino à distância com a interatividade das aulas presenciais, permitindo que os alunos acompanhem o conteúdo na hora, tirem dúvidas com professores e interajam com colegas. Para os farmacêuticos, essa modalidade surge como uma solução ideal para conciliar aprendizado e rotina profissional.

Essa predisposição foi confirmada por uma pesquisa do Instituto Semesp, que revelou que 38,5% dos interessados em pós-graduação lato sensu à distância preferem o modelo síncrono, ou seja, com aulas em tempo real. Já entre aqueles que optam pelo formato semipresencial, 59,6% demonstraram preferência por um modelo que combine encontros presenciais com aulas remotas, mas sempre ao vivo.

Realidade aumentada e simulações promovem aprendizado imersivo

Entre as inovações que vêm transformando a sala de aula virtual estão as simulações digitais e o uso de realidade aumentada (RA), que aproximam os alunos de experiências práticas com segurança. “Essas tecnologias podem ser aplicadas em treinamentos sobre manipulação de medicamentos, compreensão da fisiologia humana e até na resolução de casos clínicos interativos”, explica Rosa.

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A RA permite explorar estruturas complexas, como moléculas e sistemas biológicos, em ambiente tridimensional. Isso facilita a assimilação do conteúdo e estimula o desenvolvimento técnico. “É uma forma dinâmica e envolvente de aprendizado que amplia a retenção de informações e aproxima a teoria da prática farmacêutica”, complementa.

Gamificação estimula engajamento e colaboração

Outra estratégia crescente é a gamificação, que incorpora elementos dos jogos no processo de ensino. “Ela tem se mostrado uma ferramenta eficaz para aumentar o engajamento e a motivação dos alunos”, diz Rosa. No contexto da formação farmacêutica, a gamificação aparece em quizes, desafios, rankings e sistemas de progressão com recompensas simbólicas.

Mais do que entreter, esse método promove habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe. “A competição saudável e a colaboração entre os estudantes tornam o aprendizado mais atrativo e eficiente. Isso tudo faz parte dos métodos ativos de ensino e aprendizagem que valorizamos no ICTQ”.

Inteligência artificial amplia personalização e desempenho

A adoção da inteligência artificial (IA) na capacitação farmacêutica já está em curso e tende a se expandir nos próximos anos. De acordo com Rosa, plataformas baseadas em IA oferecem recomendações personalizadas de conteúdo, respondem a dúvidas em tempo real e aplicam avaliações preditivas que monitoram o desempenho individual dos alunos.

Outro destaque são os assistentes virtuais, que simulam interações com pacientes e auxiliam no desenvolvimento de competências clínicas e comunicacionais. “A IA também está sendo aplicada fora da sala de aula, no desenvolvimento de novos fármacos, na melhoria de processos produtivos e na gestão de dados. Isso reforça sua importância transversal na formação dos futuros farmacêuticos”, aponta.

Modelo híbrido com tecnologias de ponta

As tecnologias educacionais vêm sendo aplicadas, no ICTQ, em programas de ensino híbrido que integram aulas ao vivo, ferramentas imersivas e metodologias ativas. Um dos cases de sucesso envolve o uso de sala de aula invertida (flipped classroom) associada à realidade aumentada, proporcionando aos alunos experiências práticas de alta qualidade, mesmo a distância.

“Essa abordagem permitiu que alunos de diferentes regiões do país acessassem conteúdos complexos de forma prática e eficiente, superando barreiras logísticas”, destaca Rosa. Ele também ressalta o investimento na capacitação dos próprios professores. “Capacitamos nossos docentes com uma pós-graduação exclusiva sobre métodos ativos de ensino, preparando-os para aplicar essas tecnologias em sala de aula com excelência”.

Tecnologia na educação farmacêutica molda o futuro da profissão

O avanço das tecnologias educacionais está redesenhando o modo como farmacêuticos aprendem e se especializam. Ferramentas como chats interativos, quadros digitais e ambientes gamificados tornam as aulas mais dinâmicas, enquanto os recursos de gravação permitem revisar conteúdos e fixar melhor os conhecimentos.

Mais do que adaptar-se a um novo cenário, a educação farmacêutica está sendo transformada pela tecnologia, que proporciona não apenas mais acessibilidade, mas também maior envolvimento, protagonismo e aplicabilidade prática. A tendência é que modelos ao vivo e on-line, portanto mais interativos, se tornem a base da formação no setor, refletindo as exigências de um mercado cada vez mais dinâmico e tecnológico.

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Capacitação farmacêutica

Com a popularização dessas aulas ao vivo on-line, o ensino da pós-graduação se adapta às necessidades do século XXI, proporcionando aos farmacêuticos uma forma eficiente de especialização. Para isso, o ICTQ oferece os cursos:

  • Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica (ao vivo/on-line)
  • Assuntos Regulatórios da Indústria Farmacêutica (ao vivo/on-line)
  • Farmácia Hospitalar e Clínica (ao vivo/on-line)
  • Gestão da Qualidade e Auditoria na Indústria Farmacêutica (ao vivo/on-line)

Para saber mais, clique AQUI.

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