Flexibilidade e interação: aulas ao vivo on-line são tendência na pós-graduação

Considerada uma tendência no pós-pandemia, o formato de aulas on-line vem ganhando cada vez mais adeptos entre os estudantes de pós-graduação. A experiência com o ensino remoto durante a crise sanitária consolidou o hábito de estudar à distância, mas a preferência por aulas síncronas (ao vivo, em tempo real) demonstra a importância da interação no aprendizado. Esse modelo une a flexibilidade do ensino à distância com a interatividade das aulas presenciais, permitindo que os alunos acompanhem o conteúdo na hora, tirem dúvidas com professores e interajam com colegas. Para os farmacêuticos, essa modalidade surge como uma solução ideal para conciliar aprendizado e rotina profissional.

Essa predisposição foi confirmada por uma pesquisa do Instituto Semesp, que revelou que 38,5% dos interessados em pós-graduação lato sensu à distância preferem o modelo síncrono, ou seja, com aulas em tempo real. Já entre aqueles que optam pelo formato semipresencial, 59,6% demonstraram preferência por um modelo que combine encontros presenciais com aulas remotas, mas sempre ao vivo.

 aaa.png

Segundo o farmacêutico, diretor executivo do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, diretor da Faculdade ICTQ e conselheiro pelo CRF-GO, Eugenio Muniz, nesse estudo foi possível mostrar a preferência dos estudantes quanto aos diferentes formatos de aulas em cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos na modalidade EAD. “A maior parte dos estudantes prefere aulas ao vivo, também conhecidas como síncronas, o que sugere que, mesmo no ensino à distância, a valorização da interação em tempo real e a possibilidade de engajamento imediato com o conteúdo e o professor”.

Ele continua: “Quando realizada a análise das preferências dos estudantes em relação à estrutura de cursos semipresenciais, a opção mais escolhida pelos estudantes é aquela que combina aulas presenciais com aulas ao vivo à distância, indicando uma clara preferência por manter o contato direto e a interatividade proporcionados pelo ensino presencial, enquanto se aproveitam das vantagens da flexibilidade do ensino à distância ao vivo”.

A interação direta com professores e colegas favorece debates e esclarecimento de dúvidas de maneira instantânea e também oferece importante oportunidade de networking. Além disso, esse formato recria a experiência de uma sala de aula tradicional, tornando o aprendizado mais dinâmico e engajador.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Outro ponto positivo é a organização da rotina de estudos. Como as aulas acontecem em horários previamente definidos, os alunos conseguem estabelecer uma disciplina de aprendizagem mais estruturada, o que contribui para um melhor aproveitamento do conteúdo. Esse aspecto é fundamental para profissionais da área farmacêutica, que lidam com uma carga horária intensa e necessitam otimizar seu tempo.

Tecnologia como aliada do aprendizado

O avanço das plataformas digitais também tem sido um fator impulsionador do crescimento das aulas ao vivo on-line. Ferramentas interativas, como chats, enquetes e quadros digitais, tornam as aulas mais atrativas e permitem maior participação dos estudantes. Além disso, a possibilidade de gravação das aulas garante que o aluno possa revisar os conteúdos posteriormente, reforçando seu aprendizado.

Com a consolidação desse formato, as instituições de ensino têm investido cada vez mais em soluções tecnológicas e metodologias inovadoras para garantir a qualidade da educação e atender às novas demandas desse mercado.

Dessa forma, o crescente interesse dos farmacêuticos pelas aulas síncronas sugere que o futuro da pós-graduação está cada vez mais voltado para um modelo híbrido e interativo. A busca por um aprendizado mais dinâmico e flexível reflete a necessidade dos profissionais em equilibrar desenvolvimento acadêmico e rotina profissional, sem abrir mão da qualidade do ensino.

publicidade inserida(https://ictq.com.br/pos-graduacao/4042-farmacia-clinica-e-prescricao-farmaceutica-presencial-online)

Capacitação farmacêutica ao vivo on-line

Com a popularização dessas aulas ao vivo on-line, o ensino da pós-graduação se adapta às necessidades do século XXI, proporcionando aos farmacêuticos uma forma eficiente de especialização. Para isso, o ICTQ está lançando os cursos:

  • Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica (ao vivo/on-line)
  • Assuntos Regulatórios da Indústria Farmacêutica (ao vivo/on-line)
  • Farmácia Hospitalar e Clínica (ao vivo/on-line)
  • Gestão da Qualidade e Auditoria na Indústria Farmacêutica (ao vivo/on-line)

Para saber mais, clique AQUI.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Contatos

WhatsApp: (11) 97216-0740
E-mail: faleconosco@ictq.com.br

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segunda a quinta-feira: das 08h às 17h
Sexta-feira: das 08h às 16h (exceto feriados)

Quero me matricular:
CLIQUE AQUI

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - 5º andar - Centro - Anápolis/GO 

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS