Considerada uma tendência no pós-pandemia, o formato de aulas on-line vem ganhando cada vez mais adeptos entre os estudantes de pós-graduação. A experiência com o ensino remoto durante a crise sanitária consolidou o hábito de estudar à distância, mas a preferência por aulas síncronas (ao vivo, em tempo real) demonstra a importância da interação no aprendizado. Esse modelo une a flexibilidade do ensino à distância com a interatividade das aulas presenciais, permitindo que os alunos acompanhem o conteúdo na hora, tirem dúvidas com professores e interajam com colegas. Para os farmacêuticos, essa modalidade surge como uma solução ideal para conciliar aprendizado e rotina profissional.
Essa predisposição foi confirmada por uma pesquisa do Instituto Semesp, que revelou que 38,5% dos interessados em pós-graduação lato sensu à distância preferem o modelo síncrono, ou seja, com aulas em tempo real. Já entre aqueles que optam pelo formato semipresencial, 59,6% demonstraram preferência por um modelo que combine encontros presenciais com aulas remotas, mas sempre ao vivo.
Segundo o farmacêutico, diretor executivo do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, diretor da Faculdade ICTQ e conselheiro pelo CRF-GO, Eugenio Muniz, nesse estudo foi possível mostrar a preferência dos estudantes quanto aos diferentes formatos de aulas em cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos na modalidade EAD. “A maior parte dos estudantes prefere aulas ao vivo, também conhecidas como síncronas, o que sugere que, mesmo no ensino à distância, a valorização da interação em tempo real e a possibilidade de engajamento imediato com o conteúdo e o professor”.
Ele continua: “Quando realizada a análise das preferências dos estudantes em relação à estrutura de cursos semipresenciais, a opção mais escolhida pelos estudantes é aquela que combina aulas presenciais com aulas ao vivo à distância, indicando uma clara preferência por manter o contato direto e a interatividade proporcionados pelo ensino presencial, enquanto se aproveitam das vantagens da flexibilidade do ensino à distância ao vivo”.
A interação direta com professores e colegas favorece debates e esclarecimento de dúvidas de maneira instantânea e também oferece importante oportunidade de networking. Além disso, esse formato recria a experiência de uma sala de aula tradicional, tornando o aprendizado mais dinâmico e engajador.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Outro ponto positivo é a organização da rotina de estudos. Como as aulas acontecem em horários previamente definidos, os alunos conseguem estabelecer uma disciplina de aprendizagem mais estruturada, o que contribui para um melhor aproveitamento do conteúdo. Esse aspecto é fundamental para profissionais da área farmacêutica, que lidam com uma carga horária intensa e necessitam otimizar seu tempo.
Tecnologia como aliada do aprendizado
O avanço das plataformas digitais também tem sido um fator impulsionador do crescimento das aulas ao vivo on-line. Ferramentas interativas, como chats, enquetes e quadros digitais, tornam as aulas mais atrativas e permitem maior participação dos estudantes. Além disso, a possibilidade de gravação das aulas garante que o aluno possa revisar os conteúdos posteriormente, reforçando seu aprendizado.
Com a consolidação desse formato, as instituições de ensino têm investido cada vez mais em soluções tecnológicas e metodologias inovadoras para garantir a qualidade da educação e atender às novas demandas desse mercado.
Dessa forma, o crescente interesse dos farmacêuticos pelas aulas síncronas sugere que o futuro da pós-graduação está cada vez mais voltado para um modelo híbrido e interativo. A busca por um aprendizado mais dinâmico e flexível reflete a necessidade dos profissionais em equilibrar desenvolvimento acadêmico e rotina profissional, sem abrir mão da qualidade do ensino.
Capacitação farmacêutica ao vivo on-line
Com a popularização dessas aulas ao vivo on-line, o ensino da pós-graduação se adapta às necessidades do século XXI, proporcionando aos farmacêuticos uma forma eficiente de especialização. Para isso, o ICTQ está lançando os cursos:
- Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica (ao vivo/on-line)
- Assuntos Regulatórios da Indústria Farmacêutica (ao vivo/on-line)
- Farmácia Hospitalar e Clínica (ao vivo/on-line)
- Gestão da Qualidade e Auditoria na Indústria Farmacêutica (ao vivo/on-line)
Para saber mais, clique AQUI.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.