Enquanto o setor de supermercados tenta convencer o governo a liberar a venda de medicamentos em suas lojas com o argumento de que o preço cairia, uma das maiores farmacêuticas do país busca outro caminho para “invadir” aquelas gôndolas.
A Cimed, de João Adibe, dará este mês uma guinada nos lançamentos de linhas de produtos já consolidados no chamado canal alimentar, com foco especial em cuidado bucal e itens para bebês. A ofensiva faz parte da estratégia de crescimento “orgânico” para levar o faturamento dos atuais R$ 3,6 bilhões (em 2024; cifra ainda não auditada) para R$ 10 bilhões até 2029.
— A Cimed ainda tem um portfólio muito direcionado ao varejo de farmácias. Nosso objetivo é entrar no canal alimentar, que responde por algo como apenas R$ 50 milhões das nossas receitas. No mercado de baby care, metade das vendas se dá nos supermercados, daí nosso foco — explica Adibe.
A Cimed já atuava em produtos para bebê com a pomada para assaduras Babymed, mas fez uma inflexão no fim de 2023 ao comprar a RM2. A companhia era a terceira maior fabricante de lenços umedecidos do país, dona das marcas Bebê Limpinho e Snow Baby, e abriu o caminho para uma chegada mais efetiva aos supermercados.
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Este mês, quando reunir 40 mil pessoas, em São Paulo, no evento “MSA, Meu Sangue Amarelo” — que faz referência à cor da marca e é classificado por Adibe de “mix de entretenimento e negócios” —, a Cimed vai apresentar oficialmente uma linha própria para bebês que veio elaborando ao longo do último ano, com produtos que vão de sabonetes e xampus a mamadeiras e chupetas. A linha foi reunida sob a marca João e Maria.
Já em saúde bucal, a companhia estreou em novembro por meio do nicho de gel dental e enxaguante saborizados. Foram dois lançamentos sob a marca Carmed e em parceria com a Fini, bala de gelatina do grupo espanhol Sánchez Cano. As duas já eram “sócias” em aromas de hidratantes labiais e lançaram produtos bucais nos sabores Beijos e Dentadura.
Aquisições
Adibe sustenta que, mesmo com pouco tempo de lançamento, os itens já têm 14% de participação de mercado. A meta é chegar a 30%. Para isso, a Cimed vai lançar no evento os sabores Minhocas (também com a Fini), Cereja e Melancia, além de apresentar escovas dentais e outros itens da categoria:
— Estamos comendo pela beiradas. Não temos ainda cremes dentais para a família. Mas tem muito espaço. Três empresas dominam 90% do nosso mercado de higiene bucal.
Segundo Adibe, tudo isso faz parte do orçamento de R$ 2 bilhões em expansão “orgânica”, que reponde por 90% do crescimento. Mas a Cimed não está fechada para aquisições.
— A Sanofi quer vender a parte de genéricos (Medley), e vamos entrar para analisar. Em bens de consumo, estamos atentos a categorias que a gente não tem ainda. Mas não compro negócios que estejam no limite da capacidade de produção. Tem que ter espaço para crescer — diz o CEO, que reajustou em 7% seus preços em janeiro por causa da alta do dólar.
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