Disciplinas do curso
Confira todas as disciplinas do curso de Gestão de Negócios Farmacêuticos
Planejamento Estratégico Empresarial Farmacêutico
Indicadores econômicas / Construção de cenário / Ambiente de negócios / Empreendedorismo / Gestão por processos / Planejamento Estratégico / Análise SWOT / PDCA / Diagrama de Causa e efeito / Plano de ação / Canvas / Gestão de Marketing / Indicadores econômicos / Construção de cenário / Modelos usuais de planejamento e orçamentos / Ambiente de negócios / Missão, Visão e Valores / Perfil de pessoas em uma empresa / Empreendedorismo / Gestão por processos / Estratégia, Execução X Resultados / Diagnóstico / Elaboração de objetivos e metas / Planejamento estratégico / BSC (Balance Scorecard) medição de indicadores sobre metas e estratégias / PDCA / Análise SWOT / Diagrama de causa e efeito / Plano de ação / Modelos de gestão Canvas / Gestão De Marketing.
Inteligência e Estratégia Regulatória
Inteligência Competitiva: Definição/Histórico/ Aplicação Nas Organizações/ Ferramentas Utilizadas/ Gestão Estratégica: Definição/ Missão, Visão E Valores/ Definição Do Negócio – Core Business/ Mapa Estratégico/ Matriz Swot/ BSC – Balance Score Card/ Alinhamento Estratégico De Regulatórios: Desafios Organizacionais/ Estrutura Organizacional/ Inserção De Assuntos Regulatórios Na Estrutura Da Organização/ Ambiente Mercadológico/ Ameaças Do Órgão Regulador/ Mercado: Posicionamento De Mercado/ Diferencial Competitivo/ Interface Entre Assuntos Regulatórios E Estratégia De Mercado.
Gestão da Qualidade e Processos
Introdução Gestão da qualidade dos processos /Abordagem histórica e tendências relativas ao tema qualidade / Histórico da qualidade: uma passagem pela gestão e as suas ferramentas / Conceitos básicos da Qualidade e principais linhas de pensamento / Evolução do Processo de Qualidade / Ferramentas de gerenciamento / Gestão por processos / Indicadores de Desempenho KPI / Gestão por processos: padronização e melhoria / Os benefícios da padronização de processos / Qualidade em projetos: planejamento, garantia e controle da qualidade dentro do Varejo Farmacêutico / Guias do ICH; Sistema de Qualidade Farmacêutico; Boas Práticas de Fabricação / Gerenciamento de Riscos e Gestão do Conhecimento; Revisão gerencial; Gestão de mudanças; Sistema CAPA / Monitoramento da qualidade do produto; Desempenho de Processos; Responsabilidade da Gestão; Ciclo de Vida.
Compliance
Definição de Compliance / Histórico do Compliance / Funções e vertentes de Trabalho; Compliance e Indústria Farmacêutica / Mapeamento e gerenciamento de risco; Compliance regulatório / Ética corporativa / Governança corporativa / Órgãos de controle / Compliance corporativo / Políticas de Compliance / Cultura corporativa de Compliance / Procedimentos Operacionais Padrões - POPs; Relações com agentes governamentais / Ações promocionais / Relações com fornecedor e clientes / Os 8 passos de um programa de Compliance e ética empresarial.
Direito Empresarial Aplicado ao Negócio Farmacêutico
Breve Histórico / Introdução ao Direito / Fontes do Direito / Empresário / Elementos principais / Atividade empresarial e seus impedimentos legais / Obrigações do empresário/ Tipos de empresários / Estabelecimento Empresarial/ Ponto empresarial/ Nome empresarial/ Título o estabelecimento/ Proteção patentária/ Invenção/ Marca / Administração Pública e não aplicação de conceitos; Tipos de sociedade: Sociedade não personificadas - Sociedade Simples - Sociedade empresária - Sociedade por ações / Transformações societárias / Tendências de mercado.
Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e Integridade de Dados
Contextualização dos serviços de saúde prestados pelo farmacêutico / Linha do tempo do atendimento e sua correlação com os dados coletados / O que diz a lei sobre dados clínicos coletados / LGPD / Declaração de Serviços Farmacêuticos / Testes Rápidos / Vacinas / Disposições Iniciais / Conceitos; Aplicabilidade integridade de dados / Princípios de integridade de dados / Conceito Alcoa + CCEA/ Aplicação Alcoa + CCEA / Trilha de auditoria/ Registro/ Guarda (backup e reestore) / Tempo de retenção / Segurança do banco de dados / Assinatura eletrônica/ Migração dos dados / Acesso (Configurações e Permissões) / Implementação sistemas computadorizados para atender integridade de dados / Validação de sistemas computadorizados / Controle de acesso e políticas de segurança/ Rastreabilidade dos dados eletrônicos/ Retenção de dados / Revisão / Políticas e planos de integridade de dados / Definição de procedimentos e políticas / Revisão de dados e sistemas / Auditorias em fornecedores e serviços de TI (cloud computing) / Análise de risco de integridade de dados – definição e periodicidade.
Gestão de Pessoas e Habilidades de Liderança
Introdução a Gestão de Pessoas, Habilidade e Liderança / Contexto e tendências na gestão de pessoas para inovação / Conceitos básicos para compreender a gestão de pessoas / protagonismo da pessoa no seu desenvolvimento e na sua carreira / Liderança na farmácia contemporânea / Processo sucessório / Sistemas estratégico e integrado de gestão e avaliação de pessoas / Aprendizagem organizacional e gestão de conhecimentos / Desenvolvimento através do processo de Seleção e Treinamento como base para composição de equipes / Valorização das pessoas pela organização / Estruturação de equipes no desenvolvimento das habilidades, competências e inovação.
Gestão De Projetos Farmacêuticos
Introdução a conceito de Projetos / classificação dos projetos / Fases dos projetos; escopo do Projeto / Ciclo de vida do projeto / Objetivos e princípios na administração de um projeto / Layout do Relatório / Avaliação de ameaças de riscos / Gerir um projeto de Gestão Farmacêutica para o Varejo e Indústria.
Gestão de Marketing Farmacêutico
Introdução ao Marketing: Definições de marketing/ Valores/ Benefícios/ Custos; Entendendo o Público-Alvo e os 4 P´s do Marketing / Estudar o público-alvo de uma Farmácia / Entendendo o “P” de Produto / Durabilidade e Tangibilidade / Os Produtos dentro do Varejo Farmacêutico/ Principais Grupos/ Ajustamento de produto/ Estratégia para o ciclo de vida do produto / Entendendo o “P” de Preço/ Preço / Estudo das margens de lucro oficial e real (medicamentos) / Estudo das margens de lucro (perfumaria/não medicamentos/liberados)/ Markup X Margem de Lucro; Entendendo o “P” de Praça; Entendendo o “P” de Promoção; Análise do Calendário Sazonal, do Varejo e da Saúde: Preço X Diferencial X Valor / Unir Calendário Sazonal, do Varejo e da Saúde / Ferramenta Estratégica / Roteiro de Marketing e Merchandising: Planejamento / Divulgação / Execução/ Análise de resultados / O que é Marketing e qual seu Escopo; Conceitos fundamentais / Aplicação dos conceitos de Marketing à indústria farmacêutica / O Marketing estratégico e a Indústria Farmacêutica / Principais decisões sobre o mix de marketing (os 4ps do marketing no segmento farmacêutico) / KPI’s e Métricas para o Marketing Farmacêutico (Auditorias de Mercado) / Pesquisas de mercado / Marketing 4.0 e Marketing digital.
Gestão de Mídias Sociais
A importância do Marketing no Cenário Digital / O novo comportamento do consumidor; Definindo estratégias por personas / Indústria 4.0 e Transformação Digital / Presença Digital no Instagram / Estratégia e Gestão no WhatsApp Business / Comunicação e Negócios no Facebook / Oportunidade Digital no LinkedIn/ Marketing de Conteúdo e Comunicação Digital / Estratégias de Conteúdo em Redes Sociais / A Plataforma de Anúncios do Instagram + Facebook.
Negociação e Administração de Conflitos
Introdução a Negociação Estratégica e Administração de conflitos / Contexto e tendências para a argumentação em negociação / O autoconhecimento e as vantagens estratégicas / Os perfis dos negociadores e as técnicas de persuasão e argumentação / A capacidade de atuar em alto padrão de negociação e relacionamento / Estruturação de equipes de negociação com preparação para o mercado atual / As técnicas e comportamentos para a administração e gestão de conflitos / Introdução a Negociação Estratégica e Administração de conflitos / Contexto e tendências para a argumentação em negociação / O autoconhecimento e as vantagens estratégicas / Os perfis dos negociadores e as técnicas de persuasão e argumentação / A capacidade de atuar em alto padrão de negociação e relacionamento / Estruturação de equipes de negociação com preparação para o mercado atual / As técnicas e comportamentos para a administração e gestão de conflitos.
Contabilidade Financeira e Tributária Farmacêutica
Conceito de contabilidade / Técnicas contábeis – Definições / Usuários da contabilidade / Objetivos das demonstrações contábeis / Relatórios contábeis / O balanço patrimonial / Capital de terceiros X Capital próprio / Dívida X Patrimônio / D.R.E – Demonstrativo do Resultado do Exercício / Os princípios contábeis e a DRE / O que deve ser discriminado em um DRE / Modelo de uma estrutura de um DRE / Qual a importância de uma DRE / Análise vertical e Análise horizontal / A dinâmica da empresa - Índices de prazo médio.
Gestão de Custos e Formação de Preços Aplicado ao Negócio Farmacêutico
Contabilidade de custo; Custos / Ponto de equilíbrio / Margem de contribuição / Impostos / Preços / Estratégias mercadológicas de preço / Formação de preço em um consultório / Formação de preço em uma Farmácia.
Direitos do Consumidor Aplicados ao Negócio Farmacêutico
Direitos do consumidor / Conceitos do consumidor / Conceitos do consumidor / Responsabilidade civil, penal e administrativa / Objetivos jurídicos / Responsabilidade do Farmacêutico / Responsabilidade pelo serviço prestado / Exemplos de atribuições do Farmacêutico / Práticas abusivas; Cobrança de dívidas.
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Depoimento dos alunos
O feedback que eu poderia passar é positivo de todos os professores que eu tive contato, eu dou destaque ao Professor Johnny Rota dentro da Gestão da Qualidade em Processo...
Derly Oliveira da Silva CRF MT 563383.
Pós Graduação em Gestão de Negócios Farmacêuticos
Sou do interior da Bahia, fiz gestão de negócios para entender a parte financeira, tributária e fiscal da farmácia, e foi de grande valia com uma grande aquisição de conhecimento....
Robson Freitas CRF-BA 013715
Pós em Gestão de Negócios Farmacêuticos
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