Anuidade do CFF poderá ser paga por cartão de crédito, débito ou PIX

Anuidade do CFF poderá ser paga por cartão de crédito, débito ou PIX

Em breve, farmacêuticos poderão efetuar o pagamento de suas respectivas anuidades e demais débitos por meio de cartão de crédito, débito e até PIX. O assunto foi pauta de discussão durante as atividades da Reunião Plenária Ordinária, que aconteceu junto com a 66ª Reunião Geral Anual do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Conselhos Regionais, nos dias 28 e 29 de abril de 2021, em Brasília (DF).

O assunto entrou em discussão após ser sugerido pelos Conselhos Regionais de São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal. Em entrevista exclusiva à equipe de jornalismo do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, o conselheiro federal do Ceará, Egberto Feitosa, revelou detalhes de como deverá ser realizada a implementação desse método de pagamento.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo Feitosa, essa ideia surgiu a partir da necessidade de adaptação à modernidade, com intuito de trazer mais comodidade aos farmacêuticos no pagamento de suas anuidades. “Para que não precise mais daquela geração de boletos. Toda aquela operação que gera um calhamaço de documentos, papel etc. Então, a ideia é eliminar esses procedimentos, trazendo uma opção mais moderna”, explica.

Ele complementa: "O pagamento por cartão de crédito, PIX e essas outras modalidades mais atuais, de efetuação de compras e pagamentos, é uma modernização que a gente tem que se adaptar, pois visa, justamente, dar mais comodidade e segurança para que o profissional [farmacêutico] possa pagar suas anuidades, tanto eles como as pessoas jurídicas. Isso também será discutido nesse sentido. O objetivo é facilitar e trazer mais segurança para todos”, destaca.

Vale reforçar que com a implementação dos novos métodos de pagamento, o CFF deverá otimizar, também, seu sistema de recolhimento que arrecada milhões proveniente de pagamentos de anuidades de farmacêuticos. Em 2020, por exemplo, durante a 489ª Reunião Plenária da entidade de classe, que aconteceu em 16 e 17 de dezembro de 2019, houve uma previsão de arrecadação de R$ 275 milhões entre todos os Conselhos (veja aqui).

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Pagamento será pelo CFF

Segundo Feitosa, a operacionalização do novo método de pagamento ainda está sendo pensada. Contudo, ele explica que deverá ser feita por meio do CFF, pois pela lei 3.820/60 há um repasse obrigatório dos Conselhos Regionais para o Federal.

“Esse pagamento deverá ser feito por meio do Conselho Federal e a operacionalização disso ainda está sendo discutida. Então, eu ainda não teria maiores detalhes para dizer como será essa operação de pagamento por PIX ou cartão de crédito, mas acredito que, em breve, será deliberado [mais detalhes] sobre isso para implantar em 2022”, ressalta.

Por fim, Feitosa reforça que o novo método de pagamento ainda não está funcionando. “Ainda não está em vigor, mas já vem sendo discutido [esse assunto] em diversas Plenárias do Conselho Federal. Nesta última, que tivemos agora, nós discutimos outros por menores, inclusive com o pessoal da contabilidade, e está sendo realizado todo esse levantamento da operacionalização desse tipo de modalidade de pagamento. Então, estamos trabalhando para que no próximo ano seja possível implantar, efetivamente”, finaliza.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, CFF, Anuidade CFF

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS