Presidente do Conselho de Farmácia do Pará é preso preventivamente

Presidente do CRF-PA é preso preventivamente

O empresário e presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF-PA), Daniel Jackson Pinheiro Costa (foto), foi preso preventivamente em sua residência. Ele é apontado como a pessoa que contratou uma empresa para emitir nota fiscal da compra de álcool em gel, segundo o G1. A investigação, que ainda tem outros envolvidos, é sobre suspeita de fraude em licitação, lavagem de dinheiro e corrupção na compra irregular do produto por parte da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).

O ex-secretário estadual da saúde do Pará, Alberto Beltrame, e outras cinco pessoas também são alvo da terceira fase da operação Transparência, denominada "Álcool 70%", deflagrada nesta sexta-feira (18/12) pelo Ministério Público do Pará. 

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A operação cumpriu mandados de busca e apreensão, prisão preventiva expedidos pela Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado, que foram executados em endereços localizados em Belém, São Paulo e Porto Alegre, com apoio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECOS) dos Ministério Públicos de São Paulo e do Rio Grande do Sul, e também das polícias civis e militares dos Estados.

Além da prisão de Jackson, Alberto Beltrame e os demais suspeitos de participação na organização criminosa foram impedidos de frequentar a Secretaria de Saúde do Pará ou qualquer outro local investigado. Eles também foram proibidos de deixar a comarca onde vivem sem autorização da Justiça por um ano e devem ser monitorados com tornozeleira eletrônica.

A Sespa afirma que apoia as ações dos órgãos fiscalizadores e está à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos. O G1 tenta contato com os investigados.

publicidade inserida(Maxmilhas: https://www.maxmilhas.com.br)

Organização criminosa na pandemia

Nesta terceira fase da operação, o MPPA investiga fraude na dispensa de licitação nº 2020/229598, especificamente quanto a aquisição de 159.400 frascos de 500 ml de álcool gel, pela absurda quantia de R$ 2.869.200,00. Segundo o MP, a empresa contratada, DISPARÁ HOSPITALAR COMERCIAL E SERVIÇOS LTDA, jamais produziu ou comercializou a substância.

Ainda segundo as investigações, Beltrame chefiava uma organização criminosa que “transformou a Sespa em um balcão de negócios, deixando a população paraense à mercê do vírus COVID-19”, relata o MPPA.

A Dispará está colaborando com as investigações, e segundo o Ministério Público, afirmou que foi contratada por intermédio de Daniel Jackson, para emitir notas fiscais que justificassem o preço elevado do álcool, enquanto a mercadoria era comprada de outros fornecedores por valores abaixo do declarado.

Em nota, o CRF-PA se posicionou sobre o caso, confira o pronunciamento na íntegra:

O Conselho Regional de Farmácia do Pará esclarece à comunidade farmacêutica e sociedade paraense que o suposto envolvimento do Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa em um processo de autoria do Ministério Público do Estado do Pará contra a Secretária de Saúde Estadual, noticiado hoje (18/12) em alguns canais de comunicação do Estado, não tem nenhum tipo de relação com as ações deste Conselho.

A diretoria e o corpo técnico do CRF-PA sempre prezaram pela transparência e lisura de todas as suas atividades, desempenhando suas atribuições com extremo afinco e seriedade, primando pela legalidade dos atos administrativos e respeito aos princípios da administração pública.

Pelo exposto, o CRF-PA reafirma que não tem relação alguma com este processo ou nenhum outro. Desta forma, é imprudente afirmar ou tentar fazer qualquer tipo de correlação entre a Operação Transparência e o CRF-PA.

Nossos canais de comunicação se manterão sempre diretos e transparentes com a comunidade farmacêutica para tratar de tudo que for de competência deste CRF em prol da profissão.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Artigos CRF, Política Farmacêutica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS