Skip to main content

Fent@nil está nas ruas: drog@ let@l que assombra os Estados Unidos chega às ruas do Brasil

Lilia Bustilho, g1 — Itaperuna   24 Novembro 2023   4414   Farmácia Hospitalar
Fent@nil está nas ruas: drog@ let@l que assombra os Estados Unidos chega às ruas do Brasil

Cocaína e éter também foram apreendidos durante ação policial em Itaperuna. Polícia recebeu informações de que drogas saíram de Campos com destino a Minas Gerais. Um homem foi preso por tráfico de drogas interestadual.

Uma carga de produtos químicos foi apreendida na BR-356, na altura do Fórum de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, na noite desta terça-feira (21).

Durante a ação, policiais do 29º Batalhão de Polícia Militar e da 143ª Delegacia da cidade prenderam um homem de 54 anos por tráfico de drogas interestadual.

Após laudo pericial, foi constatado tratar-se de 1kg de cocaína; 4,5 litros de éter e 50 ampolas de fentanil. Segundo a perícia, tais produtos são utilizados no preparo de outras drogas, "havendo também a informação de que substâncias novas como a K2 e K9 têm em sua fabricação a utilização do fentanil", segundo a Polícia Civil.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

A polícia está investigando se esse material seria usado para fabricação de uma droga com alto potencial letal.

Neste ano, os Estados Unidos testemunharam um marco sombrio: pela primeira vez, as overdoses mataram mais de 100 mil pessoas em todo o país num único ano. Dessas mortes, mais de 66% estavam ligadas ao fentanil, um opioide sintético 50 vezes mais poderoso que a heroína.

De acordo com o delegado da 143ª DP, Dr. Eduardo Cruz, que veio da Baixada Fluminense, essa é a primeira apreensão deste tipo de material que ele já registrou. 

Publicidade

"Foram encontradas escondidas no forro do veículo três garrafas de éter, reconhecidamente utilizado no refino da cocaína, já no forro lateral do banco traseiro, lado esquerdo, foram encontradas 50 ampolas de 10 ml cada do composto citrato de fentanila, além de dois pacotes de cocaína", citou o delegado.

A operação ocorreu depois de levantamento de informações do setor de inteligência da PM, que também foi surpreendida pelo material.

"Essa é a primeira apreensão deste tipo de produto na área do nosso Batalhão. A informação que tivemos é que a carga saiu de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e seguia para Muriaé, em Minas Gerais. É um entorpecente altamente nocivo e que tem matado muitas pessoas nos EUA, mas a população pode ter ser certeza que estamos trabalhando cada vez mais para garantir a segurança", disse o tenente Dhiones Sousa, chefe de Relações Públicas do 29º BPM.

O homem preso estava em um carro com placa de Leopoldina, cidade mineira. Ele já está no presídio em Campos e aguarda a audiência de custódia.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Falhas em glicosímetros levam à suspensão imediata em centro de saúde impactando mais de 50 mil pacientes

Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana determinaram a suspensão do us…

Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas de doenças genéticas no SUS

Ministério da Saúde publicou documento que orienta profissionais de saúde de to…

Estudo aponta aumento de sobrevida com novo medicamento para câncer de pâncreas

Um novo medicamento experimental trouxe resultados relevantes no tratamento do…

Manipulação de quimioterápicos exige farmacêuticos especializados e protocolos rigorosos

A manipulação de medicamentos quimioterápicos é uma das atividades mais crítica…

11 servidores passaram mal em hospital do DF após suspeita de psicotrópicos no café

Profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria, no Distrito Federal…

Projeto de Lei obriga farmacêuticos a informar vít1m4s de 3stupr0 sobre 4b0rt0 legal

O Projeto de Lei 2521/24 obriga profissionais de saúde, de serviços públicos e…

USP e Einstein usam inteligência artificial para diagnosticar coronavírus

Pesquisadores do Hospital Israelita Albert Einstein, com participação de cienti…

Sildenafila mostra potencial para restringir metástase em estudo

Um estudo publicado na revista Cancer Research apontou que a sildenafila, princ…

Tatiana Sampaio admite erros em gráfico e na redação do artigo, mas reafirma eficácia da polilaminina

A pesquisadora Tatiana Sampaio, responsável pela pesquisa que apresentou a poli…

Superbactéria é identificada em 7 pacientes e leva ao fechamento de UTI

Por conta da identificação de sete pessoas internadas com a bactéria multirresi…