Exclusivo: farmacêutico mostra como foi montada farmácia do hospital de campanha em SP

Exclusivo: farmacêutico mostra como foi montada farmácia do hospital de campanha em SP

O Portal do ICTQ obteve com exclusividade vídeo em que o coordenador de farmácia clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, Fábio Farracini, mostra como ocorreu a estruturação da farmácia do hospital de campanha montada no estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).

No vídeo, Ferracini apresenta a estrutura, o estoque farmacêutico disponível, os farmacêuticos e técnicos de farmácia atuando na organização do trabalho e como será a rotina da farmácia do hospital de campanha.

Segundo o coordenador do Einstein, a estruturação da farmácia começou no dia 30 de março e foi concluída ontem (5/4), de forma a estar pronta para ser utilizada a partir de hoje. “Foram 16 horas por dia de trabalho durante uma semana, com nossa equipe de farmacêuticos e técnicos de farmácia mobilizados para que a estrutura estivesse concluída e operando plenamente nesta segunda-feira (6/4)”, afirma.

Para completar, Farracini faz uma incursão pelas instalações do hospital de campanha. No bloco D, ele mostra os leitos (20 no total), todos identificados, onde os pacientes ficarão internados. Os leitos não têm divisórias, para que a enfermagem e os médicos possa ver todos os pacientes ao mesmo tempo. Caso algum deles passar mal será facilmente detectado, e os procedimentos de atendimento realizados.

São mostrados também o posto de enfermagem, onde enfermeiros, médicos e farmacêuticos irão trabalhar, a sala de preparação de medicação e a farmácia satélite. Neste local, a equipe de técnicos colocou os materiais que a enfermagem mais precisa, um estoque pronto para utilização.

“Hoje, 5 de abril, 16 horas em ponto. É o último dia em que vocês nos verão sem estar paramentados”, diz Ferracini, antevendo a mudança de rotina que todos os profissionais de saúde do hospital de campanha terão de encarar a partir desta semana, de forma a enfrentar a pandemia do coronavírus na capital paulista.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

Hospital de campanha

Parceria formada pela prefeitura de São Paulo e o grupo Allegra Pacaembu, que adquiriu a concessão para a exploração do estádio e do complexo de lazer, permitiu a construção de um hospital de campanha no local.

A tenda tem 6,3 mil metros quadrados de área e foi montada em 10 dias. A equipe do Hospital Albert Einstein será responsável pela gestão e operação do hospital de campanha no Pacaembu. O espaço terá equipamentos e insumos, além de profissionais para atender aos pacientes.

Leia mais: Hospital Einstein vai contratar mais farmacêuticos por conta da pandemia.

Durante a operação de combate ao coronavírus e enquanto o hospital de campanha estiver funcionando, o complexo do Pacaembu estará fechado para o público em geral e para a prática esportiva.

A prefeitura de São Paulo informa que outros 1.800 leitos serão colocados no complexo do Anhembi, também na capital, onde está localizado o sambódromo. No total, os dois locais abrigarão 2.200 leitos para receber pacientes com coronavírus de baixa complexidade hospitalar. Os pacientes abrigados em leitos nesses locais serão definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, após terem passado por outros hospitais ou unidades básicas de saúde, onde será feita uma triagem.

Assista ao vídeo aqui.

Participe também: Grupo de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS