Skip to main content

Teste de Covid-19 causa vazamento de fluido do cérebro em paciente

Marcelo de Valécio   02 Outubro 2020   9817   Farmácia Clínica
Teste de Covid-19 causa vazamento de fluido do cérebro em paciente

Uma paciente norte-americana de 40 anos teve o líquido cefalorraquidiano vazado por conta de uma perfuração do revestimento do cérebro causada pelo swab (cotonete) nasal administrado incorretamente para fazer o teste de Covid-19, informou a AFP.

O caso foi relatado por médicos no periódico científico Jama Otolaryngology – Head & Neck Surgery, dos Estados Unidos, publicado na quinta-feira (1/10). Também conhecido como líquor ou fluido cérebro espinhal, o líquido cefalorraquidiano é definido como um fluido corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnóideo no cérebro e na medula espinhal.

Segundo um dos autores do artigo, Jarrett Walsh, que atende no Hospital da Universidade de Iowa, a mulher havia feito um teste nasal antes de uma cirurgia eletiva de hérnia e notou um fluido claro saindo de uma de suas narinas. Pouco tempo depois, ela começou a ter dor de cabeça, vômitos, rigidez de nuca e sensibilidade à luz, e foi levada aos cuidados de Walsh.

Publicidade

O medico acredita que o teste pode ter sido administrado um pouco alto demais na narina, provocando o acidente. Além disso, a mulher havia sido tratada anos antes de hipertensão intracraniana, o que significava que a pressão do líquido cefalorraquidiano que protege e nutre o cérebro era muito alta.

Na época, os médicos usaram um implante para drenar parte do fluido e a condição foi resolvida. Porém, fez com que ela desenvolvesse a chamada encefalocele, ou um defeito na base do crânio que faz o revestimento do cérebro projetar-se para o nariz, tornando-se suscetível a uma ruptura.

Isso passou despercebido até que antigos exames de tomografia foram analisados por seus novos médicos, que realizaram uma cirurgia para reparar o problema em julho. A paciente já se recuperou totalmente.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Walsh disse acreditar que os sintomas que ela desenvolveu foram resultado de irritação no revestimento do cérebro. Se o problema não tivesse sido tratado, ela poderia ter desenvolvido uma infecção cerebral potencialmente fatal ou poderia ter entrado ar no crânio e colocado pressão indevida no cérebro.

O caso mostrou que os profissionais de saúde devem ter o máximo cuidado e seguir os protocolos do teste, destacou Walsh. “Para as pessoas que passaram por cirurgia de sinusite, por exemplo, deve-se, se possível, considerar a solicitação de testes orais”, frisou.

“Isso ressalta a necessidade de treinamento adequado daqueles que administram o teste e a exigência de vigilância após a sua realização”, complementou o especialista em ouvido, nariz e garganta do Hospital Lenox Hill em Nova York, Dennis Kraus, que não participou do artigo.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Pacientes do mundo todo podem se beneficiar com a triagem genética antes da prescrição

Pesquisa liderada pela University of East Anglia (UEA), do Reino Unido, em cola…

Automedicação pode transformar dor de cabeça em problema crônico

Cerca de 140 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de dor de cabeça, de…

Vacina inédita contra o HIV começa ser testada no Brasil

O Centro de Referência e Treinamento (CRT) DST/Aids de São Paulo, da Secretaria…

Covid-19: 15 milhões de brasileiros podem virar o ano vacinados, diz farmacêutico do MS

Até dezembro de 2020, o Ministério da Saúde (MS) espera começar a vacinar a pop…

Alerta: Emirados Árabes aprovam vacina contra Covid-19

Os Emirados Árabes acabam de aprovar o uso emergencial de uma vacina no combate…

Corrida pela vacina atrai megainvestidores

Os bons resultados dos laboratórios que desenvolvem vacina contra o novo corona…

Terapias inovadoras, como injeções e sprays nasais, trazem esperança no tratamento do Alzheimer

O combate ao Alzheimer está em uma nova fase, com novos medicamentos e tratamen…

Farmacêuticos criam teste inédito que detecta três anticorpos do coronavírus

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) criaram o primeiro teste…

Inteligência Artificial desenvolve novo medicamento para transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

A start-up britânica Exscientia, em parceria com a Sumitomo Dainippon Pharma, c…

Serviço online disponibiliza informações sobre medicamentos para farmacêuticos

O curso de graduação em Farmácia da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fund…