Pode faltar até bula para medicamento

Pode faltar até bula para medicamento

Os problemas de desabastecimento no setor farmacêutico não se restringem a medicamentos. Segundo a entidade representante da indústria, pode faltar até papel para bula, revelou a Folha. Alumínio e plástico usados nas embalagens também têm dificuldade de abastecimento.

Pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) revelou que os farmacêuticos já convivem com a falta de alguns medicamentos, especialmente aqueles ligados a intubação de pacientes (muito comuns para os casos graves de Covid-19) e se mostram preocupados com o aumento do desabastecimento.

De acordo com 77% dos que responderam à enquete, há problemas de desabastecimento de medicamentos em seus locais de trabalho. Entre os principais motivos apresentados estão escassez de mercado e alta demanda não esperada.

Enquanto os estoques de medicamentos chegam ao limite, a indústria farmacêutica enfrenta outras dificuldades com o abastecimento de insumos. Faltam papelão, plástico, alumínio e PVC utilizados na produção das cartelas e caixas que embalam os medicamentos e até para as bulas.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), Nelson Mussolini, os relatos de desordem na cadeia de fornecimento, que se arrastam há meses, agora pressionam os preços dos insumos em até 40%.

publicidade inserida( https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

Conforme ele revelou ontem (18/3) à Folha, a alta pesa sobre as farmacêuticas porque não pode ser repassada ao consumidor final, já que os preços dos medicamentos são controlados pelo Governo.

“Já estamos sofrendo muito com o câmbio, que aumentou o preço da matéria-prima importada para o medicamento. Agora vem mais essa pressão sobre os resultados”, Disse Mussolini à Folha em outubro, quando o problema começou a ser detectado pelo setor.

Profissionais de saúde que estão na linha de frente enxergam as graves consequências que o desabastecimento e baixo estoque dos medicamentos, especialmente os de intubação, podem acarretar aos hospitais.

O farmacêutico do Ministério da Saúde e professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni, lembra que na primeira onda da Covid-19 no Brasil houve quebra de estoque em diversos medicamentos, inclusive os de intubação.

Segundo ele, isso se deu porque, mediante o aumento da demanda, as indústrias que estão no País não conseguiram acompanhar o crescimento expressivo da procura desses medicamentos.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Poloni alerta que o desabastecimento do kit intubação pode refletir em baixa no estoque também na farmácia, com possíveis novidades de tratamento para o novo coronavírus, e para impedir isso é importante que haja diversidade nos medicamentos.

“Tem que haver sempre opções de tratamento; várias linhas diferentes, para que, na falta de um, outro consiga utilizar uma outra classe farmacológica, um outro tipo de medicamento, ou até mesmo uma outra substância dentro da mesma classe farmacológica”.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou hoje (19/3) que irá publicar em breve medidas regulatórias emergenciais para enfrentar a escassez de medicamentos para intubação e suporte ventilatório de pacientes graves.

“Tais medidas, em face da ameaça sanitária, irão desde a flexibilização de critérios até a possibilidade de importação direta de insumos por parte de hospitais e redes hospitalares privadas, passando pela máxima agilização dos processos”, informou o órgão regulador em sua página na internet.

Participe também: Grupos de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS