A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou ontem (17/3), no Diário Oficial da União, Instrução Normativa 86/21 que define a nova lista de medicamentos isentos de prescrição (MIP).
Segundo a Anvisa, a mais recente Lista dos Medicamentos Isentos de Prescrição (LMIP) chegou em um novo formato, tornando mais transparentes as apresentações de medicamentos que passaram a ser isentos de prescrição nos últimos anos.
Para contribuir com a transparência e orientação, a Agência informa que atualizou os documentos com as perguntas e respostas sobre a LMIP direcionadas tanto ao setor regulado quanto à população em geral.
Farmacêuticos precisam estar informados sobre as mudanças promovidas pela Anvisa nessa nova lista, destaca a coordenadora acadêmica do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico e especialista em farmácia clínica e prescrição farmacêutica, Juliana Cardoso.
“É importante que o farmacêutico tenha conhecimento de quais medicamentos são isentos de prescrição médica, para que ele faça uso desta lista a favor da promoção farmacológica adequada. Cuidando de maneira individualizada, de acordo com cada caso clínico, levando o tratamento correto aos pacientes e contribuindo para a diminuição da sobrecarga nos sistemas de saúde”, salienta Juliana.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
A coordenadora do ICTQ faz questão de lembrar que o Brasil está entre os países que mais fazem uso da automedicação. “Em sua grande maioria, o abuso ocorrem com os MIP’s, encontrados facilmente nas prateleiras e balcões das farmácias e drogarias. Infelizmente, essa facilidade incentiva o uso abusivo. A falta de orientação farmacêutica contribui ainda mais para este hábito errôneo da nossa sociedade”.
“Em contrapartida, nós como farmacêuticos habilitados a tratar transtornos menores podemos fazer uso dessa lista da Anvisa para o tratamento farmacológico adequado ao paciente, eliminando, assim, a automedicação, otimizando a terapia do paciente e promovendo a saúde”, conclui Juliana.
A Instrução Normativa 86/2021, juntamente como a nova lista dos MIPs, pode ser conferida na íntegra no site da Anvisa.
Participe também: Grupos de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.