Atenção: Anvisa atualiza a lista de medicamentos isentos de prescrição

Atenção: Anvisa atualiza a lista de medicamentos isentos de prescrição

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou ontem (17/3), no Diário Oficial da União, Instrução Normativa 86/21 que define a nova lista de medicamentos isentos de prescrição (MIP).

Segundo a Anvisa, a mais recente Lista dos Medicamentos Isentos de Prescrição (LMIP) chegou em um novo formato, tornando mais transparentes as apresentações de medicamentos que passaram a ser isentos de prescrição nos últimos anos.

Para contribuir com a transparência e orientação, a Agência informa que atualizou os documentos com as perguntas e respostas sobre a LMIP direcionadas tanto ao setor regulado quanto à população em geral.

Farmacêuticos precisam estar informados sobre as mudanças promovidas pela Anvisa nessa nova lista, destaca a coordenadora acadêmica do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico e especialista em farmácia clínica e prescrição farmacêutica, Juliana Cardoso.

“É importante que o farmacêutico tenha conhecimento de quais medicamentos são isentos de prescrição médica, para que ele faça uso desta lista a favor da promoção farmacológica adequada. Cuidando de maneira individualizada, de acordo com cada caso clínico, levando o tratamento correto aos pacientes e contribuindo para a diminuição da sobrecarga nos sistemas de saúde”, salienta Juliana.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

A coordenadora do ICTQ faz questão de lembrar que o Brasil está entre os países que mais fazem uso da automedicação. “Em sua grande maioria, o abuso ocorrem com os MIP’s, encontrados facilmente nas prateleiras e balcões das farmácias e drogarias. Infelizmente, essa facilidade incentiva o uso abusivo. A falta de orientação farmacêutica contribui ainda mais para este hábito errôneo da nossa sociedade”.

“Em contrapartida, nós como farmacêuticos habilitados a tratar transtornos menores podemos fazer uso dessa lista da Anvisa para o tratamento farmacológico adequado ao paciente, eliminando, assim, a automedicação, otimizando a terapia do paciente e promovendo a saúde”, conclui Juliana.

Instrução Normativa 86/2021, juntamente como a nova lista dos MIPs, pode ser conferida na íntegra no site da Anvisa.

Participe também: Grupos de WhatsApp para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutica, Farmácia, Medicamentos

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 911, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS