Argentina disponibiliza soro tirado de vacas e cavalos para tratar Covid-19

Argentina disponibiliza soro tirado de vacas e cavalos para tratar Covid-19

O soro equino hiperimune, desenvolvido por cientistas na Argentina para o tratamento de pacientes adultos com sintomas moderados a graves do coronavírus (Covid-19), está disponível desde a segunda-feira (11/01), para o uso hospitalar e sob prescrição em clínicas daquele país. A informação foi divulgada pela agência estatal Télam.

Em dezembro de 2020, a Administración Nacional de Medicamentos, Alimentos y Tecnología Médica (Anmat), responsável por questões regulatórias em território argentino, aprovou o uso da fórmula no tratamento da doença, segundo o veículo Paraná Portal.  

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Otimista com a aprovação do novo tratamento contra a doença, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, visitou as instalações da empresa de biotecnologia Inmunovaa, local em que o antígeno foi desenvolvido para distribuição a hospitais, clínicas e sanatórios, conforme divulgou o Governo daquele país em comunicado à imprensa.

Análises

Em setembro de 2020, os estudos com o soro começaram em pacientes de 18 unidades hospitalares que foram infectados pelo vírus e desenvolveram a doença de forma moderada a grave. Após a divulgação dos resultados das análises, o antígeno foi registado “sob condições especiais” pela Anmat.

“Em pacientes que estão piorando e não desenvolvem a sua própria resposta imunológica a tempo, o fornecimento de anticorpos por essa imunoterapia passiva permite evitar a proliferação viral e dar ao paciente tempo para desenvolver suas próprias defesas, evitando a inflamação respiratória generalizada”, revelou o diretor da Inmunova, Fernando Goldbaum, à agência estatal Télam. Segundo ele, esse é o “primeiro tratamento inovador aprovado para essa doença [Covid-19] desenvolvido na Argentina”, acrescentou.

publicidade inserida(https://www.contabilizei.com.br/abrir-empresa/sao-paulo/?utm_source=kwanko&utm_medium=parceiro&utm_campaign=SP_Custo_Zero&utm_content=banner_novembro)

O tratamento

Segundo a revista Isto É, a terapia funciona com base em anticorpos policlonais equinos (vacas e cavalos), obtidos por meio de injeção de uma proteína recombinante do coronavírus nesses animais, sendo inofensiva para eles, mas fazendo com que desenvolvam uma grande quantidade de anticorpos neutralizantes.

Exportação do antígeno

Em relação à exportação do soro para outros países, a Argentina não descarta essa possibilidade, mas deixa claro que essa ação depende da capacidade de produção e da demanda do sistema de saúde daquele país. Atualmente, o laboratório do Instituto Biológico Argentino (BIOL) está fabricando cerca de 12 mil tratamentos por mês.

“Começamos a atender primeiro à demanda interna e se houver superávit, com certeza vamos exportar. Mas também estamos em comunicação com outros países para exportar o know-how e estabelecer alianças para aumentar a produção”, concluiu Goldbaum. Acesse o link para obter mais detalhes.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Pesquisa Farmacêutica, Farmácia Clínica, Covid-19

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS