Clandestino no Brasil, medicamento é vendido nas ruas e traz riscos à saúde

Clandestino no Brasil, medicamento é vendido nas ruas e traz riscos à saúde

Sem registro no Brasil, mas comercializado na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, o relaxante muscular Z-Cal Reuma é também facilmente encontrado entre vendedores ambulantes em Campo Grande e no interior do Estado, informa o jornal Midiamax. Especialista alerta para os riscos do produto.

Anunciado como ‘milagroso’ pelas ruas de Mato Grosso do Sul, o Z-Cal Reuma, fabricado pelo laboratório paraguaio Indufar, é encontrado em forma de pomada e comprimidos, e vendido sem prescrição médica. Especialista ouvida pelo jornal alerta para efeitos colaterais e riscos à saúde do relaxante muscular.

Segundo a médica reumatologista Fernanda Esnarriaga de Arruda Borges, o medicamento é composto por anti-inflamatório, relaxante muscular, corticoide e vitamina B12 e, de fato, promove um alívio imediato do quadro de dor, mas o uso em curto ou médio prazos pode acarretar inúmeros efeitos nocivos para a saúde.

“O responsável pelo ‘feitiço’ é o corticoide, mas neste caso o feitiço vira-se contra o feiticeiro. Vale ressaltar que o corticoide tem várias funções de regulação, influindo na resposta imunológica e tem uma potente atividade anti-inflamatória, por isso diminui inflamações. É uma medicação fantástica que quando prescrita por um médico que acompanha o paciente tem ótimos resultados, mas por ser um hormônio, o uso constante é prejudicial”, ressaltou Fernanda ao Midiamax.

De acordo com a especialista, os riscos são incontáveis, o mais comum seria o acúmulo de gordura nas costas, bochechas avermelhadas, aumento da gordura abdominal, atrofia muscular nos braços e pernas, osteoporose, catarata, trombose, úlceras, hipertensão arterial e hiperglicemia, além de distúrbios do humor.

“Neste ‘remédio mágico’ ainda tem outro anti-inflamatório que o uso contínuo pode ter como consequências gastrite, esofagite, insuficiência renal, cardiopatias, doença hepáticas, entre outras. Vale ressaltar que o uso indiscriminado de quaisquer medicações na ausência de prescrição médica é deletério para a saúde”, salientou Fernanda.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

Procurada pelo Portal do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou que o Z-Cal Reuma não tem registro no Brasil, assim como o seu fabricante Indufar. “Não havendo registro, o medicamento é considerado clandestino”, informou a Agência em nota.

De acordo com a Anvisa, para a cadeia de medicamentos, que inclui distribuidoras e varejo, o comércio desse tipo de produto é considerado infração sanitária e pode levar a diferentes ações como multa, apreensão, suspensão e recolhimento. “Os participantes da cadeia de medicamentos devem denunciar a presença do produto para as autoridades locais de saúde e a polícia”, diz a Agência.

Para os consumidores, a ausência de registro na Anvisa significa risco, já que o medicamento não passou pelo processo de comprovação de segurança e eficácia. “Os consumidores não devem fazer uso do produto e devem denunciar sua comercialização para as autoridades da vigilância sanitária local e a polícia”, orienta o órgão regulador.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Farmacêutico, Medicamentos, Farmácia Clínica

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS