Lançamento do Anuário 2016 do Mercado Farmacêutico 360º

capa anuarioCom um conteúdo exclusivo e absolutamente inovador e surpreendente, foi lançada a terceira edição do Anuário do ICTQ. Com mais de 100 páginas, a publicação é ponto de partida ao profissional que deseja se manter atualizado, buscar o novo e impulsionar ideias. Aguardada com ansiedade, a edição deste ano mostra a evolução da farmácia e os retratos dessa realidade. Além de contar com várias matérias, entrevistas e pesquisas, o Anuário aborda todos os setores do mercado farmacêutico - clínico, varejo, industrial, regulatório, logística, hospitalar, político e muito mais. Esses foram alguns temas abordados no Anuário ICTQ 2016 do Mercado Farmacêutico 360o: retratos da farmácia brasileira, panorama para a indústria e o varejo, pesquisas sobre o consumo de produtos de HPC e variação de preços entre medicamentos, a farmácia ao redor do mundo, exibitécnica, logística, clínica farmacêutica, recursos humanos, capacitação e política farmacêutica, além das opiniões de especialistas como Dirceu Raposo de Mello, Leonardo Doro Pires, Lincoln Cardoso e Marcelo Polacow Bisson.

Campanha de Comunicação 2016: Imagine ICTQ!

história do ICTQEm 2015 o ICTQ trabalhou a ideia do Farmacêutico Bem-Sucedido em toda sua linha de comunicação, o que gerou movimento positivo entre os profissionais e alcançou o resultado esperado. Neste ano, a Instituição inovou, mais uma vez, e lançou um novo mote para seu diálogo com o público: Imagine ICTQ! Esse conceito está seguindo o DNA da empresa e projetando o desejo pelo crescimento e pelo sucesso profissional no imaginário de todos os farmacêuticos brasileiros. A sugestão é que esse profissional imagine-se evoluindo sempre, crescendo a cada dia e conquistando a posição máxima em sua carreira...contando sempre com o ICTQ para ajudá-lo em sua trajetória! Imagine ICTQ!

Lançamento da Residência Farmacêutica

residenciaA Residência Farmacêutica do ICTQ já é uma realidade! O edital foi lançado e institui o programa para farmacêuticos de todo o País! O estudo em nível de especialização na modalidade residência já existe na área da saúde, sempre ligado ao SUS, para atender às demandas daquele sistema. A remuneração é feita pelo Governo. Já a proposta de residência do ICTQ segue os mesmos padrões acadêmicos e estruturais de uma residência, com bolsas financiadas pelo Governo Federal, no entanto, com uma diferença fundamental: a formação não será no meio público e também não será na área hospitalar. A residência do Instituto acontecerá no âmbito privado, ofertará bolsa de estudo aos candidatos selecionados e formará especialistas em serviços clínicos para o varejo farmacêutico.

Isso significa que, com a participação do profissional nesse programa de residência, ele estará apto a construir consultórios farmacêuticos, desenvolver e executar a prestação de serviços clínicos e prescrever com total segurança em qualquer farmácia de rede ou independente. “Isso porque ele se dedicará integralmente ao estudo prático e ainda será remunerado por isso. Os primeiros residentes serão amplamente disputados pelo mercado, pois serão os únicos com experiência profunda em farmácia clínica aplicada à realidade do varejo farmacêutico”, diz o diretor do ICTQ, Marcus Vinicius de Andrade.

Vale lembrar que a residência será oferecida para qualquer profissional que tiver saído da graduação ou de qualquer curso de especialização. Ele poderá se candidatar a essa residência e passar dois anos com o ICTQ, dentro de um PDV, aprendendo todas as práticas clínicas e todos os serviços farmacêuticos.

Nova farmácia escola do ICTQ

O ICTQ adquiriu uma farmácia escola, juntamente com um grupo de empresários ligados ao mercado farmacêutico, onde serão ministradas as aulas práticas dos alunos de pós-graduação do Instituto. Além disso, também os futuros residentes irão participar de seu processo de formação na primeira Residência Farmacêutica de iniciativa privada no País, realizada pelo ICTQ. A farmácia fica em São Paulo (SP), em bairro com predominância de população idosa e carente de atendimento e de cuidados farmacêuticos.

Lançamento do Curso Ead de Técnicas de Marketing e Vendas em Farmácias

Atendendo às demandas do mercado por cursos rápidos de atualização, o ICTQ disponibilizou o EaD de Técnicas de Marketing e Vendas em Farmácias. É direcionado àqueles que pretendem aprimorar seu perfil comercial para atuar no varejo, como gestores e proprietários de drogarias e farmácias. O curso é ministrado pelo professor Leonardo Doro Pires e pode ser adquirido diretamente na plataforma EaD do Instituto.

Novo portal do ICTQ

site ictqTotalmente remodelado, mais dinâmico e responsivo, o novo Portal do ICTQ já está no ar! Em seus primeiros dias de funcionamento, a repercussão foi um sucesso, principalmente pela facilidade de navegação e pela estruturação direta e objetiva.

A home page destaca, de maneira dinâmica, as principais novidades que o Instituto disponibiliza para seus alunos e parceiros. Nos links superiores, as informações estão agregadas de maneira simples e fácil de serem encontradas. O site pode ser acessado do computador ou de qualquer dispositivo móvel e mantém a mesma qualidade e formato de navegação. Assim, é possível contatar o ICTQ de qualquer lugar! O Portal do Aluno também ficou mais funcional, o que permite que o usuário gerencie toda a sua vida acadêmica com apenas alguns cliques! 

Exposição sobre o Uso Racional de Medicamentos em Natal - RN

expo1Em uma parceria inédita entre o ICTQ, CRF-RN e SINFARN, o Instituto realizou a 6º Edição da Exposição sobre URM em Natal (RN) em dois grandes shoppings center da cidade. A participação da população e de turistas de todo o Brasil foi maciça e repercutiu na imprensa local (TV Globo, Record e Jornais Impressos). Além de vídeos gravados com relatos de problemas relacionados à automedicação, os visitantes da exposição, tiveram a oportunidade de descartar de forma orientada e consciente, sobras de medicamentos que guardavam nas bolsas ou em suas residências. 

A presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do RN (Sinfarn), Jacira Prestes, explicou que o objetivo de levar a exposição à região era o de alertar a sociedade para evitar a empurroterapia e o uso banalizado de medicamentos, além de valorizar o profissional farmacêutico. “Aproveitamos também o evento para coletar assinaturas para o projeto de lei estadual que envolve o descarte correto de medicamentos e seu uso racional”.

Exposição sobre URM chega a Goiânia - GO em parceria com o Sinfar GO

expo goianiaO ICTQ, assumindo sua função de responsabilidade social, investiu em pesquisas e em campanhas constantes de conscientização da população quanto à correta utilização de medicamentos. E Goiânia - GO não ficou fora dessa ação. Em parceria com o SINFAR GO a Exposição Cultural sobre URM composta de painéis ilustrativos contendo charges exclusivas com mensagens carismáticas, humorísticas e, ao mesmo tempo, educativas sobre os cuidados essenciais no consumo de medicamentos foi um sucesso na capital goiana.

Realizada no shopping Passeio das Águas, a abertura do primeiro dia de exposição contou com a presença ilustre de representantes do CRF-GO e empresários do setor farmacêutico.  “É a primeira vez que fizemos algo dessa magnitude. Os dias foram muito movimentados com a exposição aqui em Goiânia. O objetivo foi mostrar à sociedade que o trabalho do farmacêutico tem valor e que sua atuação é que faz a farmácia ser um estabelecimento de saúde”, comentou a presidente do Sinfar-GO, Lorena Baia.

Segunda edição da Pesquisa de variação de preços

O ICTQ lançou a segunda edição da pesquisa que avaliou a diferença de preços praticados nas farmácias, intitulada Índice de Variação do Custo de Medicamentos no Brasil – 1º Semestre de 2016. De acordo com o estudo, realizado em 342 farmácias de 16 capitais brasileiras, a variação de preço de um mesmo medicamento (com características gerais similares) pode chegar a 5.436%. Na primeira edição, realizada no segundo semestre de 2015, a variação máxima no preço de um mesmo medicamento era de 1.937%. Foram avaliados analgésicos de referência e genérico, anti-inflamatórios e ansiolíticos.

A repercussão no mercado chamou a atenção da mídia nacional e o estudo foi publicado por importantes jornais de circulação nacional e também dos regionais. Alguns veículos que utilizaram a pesquisa foram a TV Globo, Globo News, G1, TV Record, Revista Exame, além de jornais de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Bahia, entre outros.

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