Pendência com Anvisa provoca desabastecimento de medicamento para deixar de fumar

Pendência com Anvisa provoca desabastecimento de medicamento para deixar de fumar

Impasse entre o laboratório Pfizer e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a causa do desabastecimento do Champix (tartarato de vareniclina). A causa do empecilho é uma adequação regulatória do local de fabricação e exportação do produto.

A natureza do impasse é a falta de sintonia entre a Agência reguladora e o fabricante para encontrar uma solução para a pendência existente no órgão. A empresa diz que depende de uma adequação regulatória no local de fabricação, na Alemanha, e está aguardando um retorno da Anvisa sobre o assunto. Já a agência diz que ofereceu datas para fazer a inspeção obrigatória desde maio, mas a Pfizer não aceitou, conforme apurou a Folha.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

“Desde maio, a Agência está oferecendo datas à empresa para a inspeção remota. Ocorre que ela não aceitou e marcou a inspeção para a primeira semana de outubro. Poderíamos ter cumprido nossa missão, se a empresa tivesse aceitado as proposições”, afirmou a Anvisa ao jornal.

Já a Pfizer confirma em nota enviada ao Portal do ICTQ que está ocorrendo desabastecimento temporário do Champix, considerado um dos principais medicamentos para parar de fumar, por conta da exigência da Anvisa. “Somente após essa aprovação a companhia poderá voltar a comercializar o Champix no País”, afirma a empresa.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

O laboratório diz ainda que “está adotando todas as medidas necessárias para viabilizar a regularização do fornecimento do medicamento. Uma dessas medidas é uma solicitação de priorização por parte da Anvisa em relação a esse processo. No momento, aguardamos retorno da agência sobre o tema”.

A companhia afirma reconhecer o impacto que o desabastecimento do medicamento pode causar aos pacientes que fazem uso do produto e, por isso, “está recomendando aos especialistas médicos que sejam consideradas alternativas terapêuticas que ajudem esses pacientes até que a situação esteja normalizada”. Ela destaca ainda que “a patente do Champix já está expirada, sendo assim o pedido de ‘quebra de patente’ não se aplica”.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS