Acabam de ser aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os aplicativos ECG App e BP App, para eletrocardiograma e pressão arterial, respectivamente. Softwares irão funcionar em um relógio que faz o monitoramento de sinais por meio de recursos tecnológicos inteligentes.
Os aplicativos foram desenvolvidos pela sul-coreana Samsung Electronics e servem para medição dos sinais de eletrocardiograma (ECG) e monitoramento da pressão arterial, por meio do Samsung Watch, um relógio com diversos recursos tecnológicos inteligentes, entre eles softwares que auxiliam no monitoramento de dados relacionados à saúde do usuário.
BP Monitor App (monitor de pressão arterial) é um software que determina a pressão arterial sistólica e diastólica, bem como a taxa de pulso, e fornece valores e gráficos, por meio de sinais obtidos de um sensor óptico localizado na parte traseira do smartwatch (relógio inteligente) da Samsung, que mede esses sinais do pulso de forma não invasiva.
Já o Monitor ECG permite que o usuário meça sinais semelhantes aos do eletrocardiograma (Lead I) e detecta possíveis arritmias cardíacas, como a fibrilação atrial. Esse aplicativo possui dois componentes: um deles está no relógio compatível e o outro no celular Galaxy, ambos da Samsung.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
Os dois produtos regularizados junto à Anvisa são softwares que se enquadram na categoria de dispositivos médicos da classe de risco II (médio risco), conforme estabelecido na regra 10 do anexo II da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 185/01.
A fabricante dos dispositivos médicos é a sul-coreana Samsung Electronics e, no Brasil, os produtos foram cadastrados pela empresa Samsung Eletrônica da Amazônia. O cadastro de produtos junto à Anvisa corresponde a uma espécie de registro simplificado.
Anvisa orienta como utilizar os produtos
Confira a seguir algumas orientações da Anvisa relativas ao Samsung Watch e sobre os aplicativos de pressão arterial e ECG que os farmacêuticos podem repassar aos seus pacientes. A recomendações da Agência foram pensadas para o público leigo e podem ser reforçadas pelo profissional de Farmácia.
Monitor de Pressão Arterial (BP Monitor App)
O aplicativo BP Monitor não pode diagnosticar hipertensão, outras condições ou verificar sinais de ataque cardíaco. Ele não se destina a substituir os métodos tradicionais de diagnóstico ou tratamento por um profissional de saúde qualificado. “Se você acha que está sofrendo uma emergência médica, entre em contato imediatamente com os serviços de emergência locais”, adverte a Anvisa.
Outras observações:
- Não altere seus medicamentos ou dosagem sem consultar o médico
- Os resultados exibidos pelo aplicativo BP Monitor App são apenas para fins informativos
- Não interprete ou tome medidas clínicas com base nas medições do BP Monitor App sem antes consultar um profissional de saúde qualificado
- Não use o BP Monitor App se estiver grávida
Não use o BP Monitor App se tiver uma das seguintes condições abaixo:
- Arritmia
- Insuficiência cardíaca prévia ou ataque cardíaco
- Doença vascular periférica ou circulação comprometida
- Doença valvular (doenças da válvula aórtica)
- Cardiomiopatia
- Outra doença cardiovascular conhecida
- Doença renal em estágio terminal (DRT)
- Diabetes
- Distúrbio neurológico (por exemplo, tremores)
- Transtorno da coagulação ou se você está tomando anticoagulantes prescritos
- Tatuagem no pulso em que você usará o Galaxy Watch
Atente também:
- Não use o Galaxy Watch para medições de pressão arterial se o relógio tiver sido calibrado para uso por outra pessoa
- Não faça medições da pressão arterial durante atividade física
- Não use o BP Monitor App se tiver menos de 22 anos de idade
- Não faça medições de pressão arterial quando o Galaxy Watch estiver próximo a fortes campos eletromagnéticos (por exemplo, ressonância magnética ou equipamento de raio-X, sistemas antirroubo eletromagnéticos e detectores de metal)
- Por motivos de segurança, sempre emparelhe o telefone e o relógio Galaxy via Bluetooth em uma configuração privada (doméstica). Não é recomendado que o emparelhamento seja realizado em um espaço público
- Não faça medições da pressão arterial durante um procedimento médico (por exemplo, cirurgia ou procedimentos de desfibrilação externa)
Não faça medições de pressão arterial quando o Galaxy Watch estiver fora das seguintes condições operacionais:
- Temperatura: 12°C – 40°C
- Umidade: 30% - 90% de umidade relativa
O intervalo do BP Monitor App para leituras de pressão arterial é o seguinte:
- Faixa de calibração: sistólica – 80–170 mmHg; diastólica – 50–110 mmHg
- Faixa de medição: sistólica – 70–180 mmHg; diastólica – 40–120 mm Hg
Por fim, para garantir que as medições sejam mais precisas, certifique-se de calibrar o Galaxy Watch com um aparelho de medição de pressão arterial esfigmomanômetro (manguito), registrado ou aprovado pela Anvisa e certificado pelo Inmetro. Antes de iniciar a calibração, leia as instruções que acompanham o monitor de pressão arterial.
Samsung Health Monitor (Monitor ECG)
O aplicativo Monitor ECG não pode diagnosticar problemas cardíacos ou procurar sinais de ataque cardíaco. Ele não se destina a substituir os métodos tradicionais de diagnóstico ou tratamento por um profissional de saúde qualificado. A Anvisa faz a mesma advertência que fez para o BP Monitor: se achar que está sofrendo uma emergência médica, entre em contato imediatamente com os serviços de emergência locais.
Vale observar que os resultados da classificação do ritmo de ECG exibidos pelo aplicativo Monitor ECG são apenas para fins informativos. “Não interprete ou tome medidas clínicas com base nas medições do aplicativo de ECG sem antes consultar um profissional de saúde qualificado”, salienta a Anvisa.
Outras recomendações:
- Não altere seus medicamentos ou dosagem sem consultar o médico
- Não use o aplicativo Monitor ECG se tiver implantado um marcapasso, um desfibrilador cardíaco ou outros dispositivos eletrônicos
- Não use o aplicativo Monitor ECG se tiver outras arritmias que não a fibrilação atrial
- Não faça medições de ECG durante nenhuma atividade física
- Não use o aplicativo ECG se tiver menos de 22 anos de idade
- Não faça medições de ECG quando o Galaxy Watch compatível estiver próximo a fortes campos eletromagnéticos (por exemplo, ressonância magnética – MRI ou equipamento de raio-X, sistemas antirroubo eletromagnéticos e detectores de metais)
- Por motivos de segurança, sempre emparelhe o telefone e o relógio Galaxy via Bluetooth em uma configuração privada (doméstica). Não é recomendado que o emparelhamento seja realizado em um espaço público
- Não faça medições de ECG durante um procedimento médico (por exemplo, cirurgia ou procedimentos de desfibrilação externa)
Não faça medições de ECG quando o smartwatch Galaxy Watch compatível estiver fora das seguintes condições:
- Temperatura: 12°C – 40°C; umidade: 30% – 90% de umidade relativa
Finalmente, verifique se o dedo usado para registrar o ECG está descoberto e livre de hematomas, cicatrizes ou cortes. Certas condições fisiológicas podem impedir que algumas pessoas tenham um sinal forte o suficiente para o ECG App detectar e analisar.
Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.