A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu ontem (13/7) novo alerta sobre lotes falsificados do medicamento Soliris (eculizumabe), que está em circulação em território nacional. O fármaco é indicado para o tratamento de adultos e crianças com hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) e síndrome hemolítico-urêmica atípica (SHUa), doenças raras que afetam o sistema sanguíneo e os rins.
Esse é o segundo alerta da Agência em pouco mais de um mês para o mesmo medicamento, que é fabricado pelo laboratório Alexion Pharma. Em junho foi identificado um lote falsificado (veja aqui), agora foram encontrados mais quatro lotes que não foram fabricados pela empresa.
De acordo com a Anvisa, no mês passado foram detectados frascos falsificados de Soliris com número de lote 1003254. “A falsificação foi descoberta a partir de uma ação de fiscalização sanitária realizada pela Anvisa na cidade de São Paulo, em parceria com a Coordenação de Vigilância Sanitária da cidade de São Paulo (Covisa) e a Polícia Civil do Estado. A Agência prosseguiu com as investigações e identificou outras falsificações”, diz o alerta do órgão regulador.
Confira os lotes falsificados e identificados do Soliris até o momento:
- 1003254 (validade 05/2021) – identificado em junho
- 1000706 (validade 07/2021), cuja validade original é 06/2020
- 1000736 (validade 07/2022), cuja validade original é 07/2021
- 1000584 (validade 03/2021), com embalagens em inglês (a embalagem original é em turco)
- 1000602 (validade 02/2021), com embalagens em inglês (a embalagem original é em italiano)
Pacientes e profissionais de saúde que identifiquem lotes falsificados não devem utilizar o produto, além de comunicar o fato imediatamente à Anvisa, conforme o órgão alerta. “Caso você se depare com um desses lotes falsificados de Soliris, não utilize o medicamento e comunique o fato imediatamente à Agência, por meio do Anvis@atende ou do e-mail gimed@anvisa.gov.br. Em caso de dúvidas sobre a originalidade do medicamento, entre em contato com a empresa detentora do registro no país, a Alexion Pharma Brasil, por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 772 5007)”.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
O Portal do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico procurou a Alexion Pharma Brasil para saber mais informações, mas até o fechamento desta matéria a empresa não havia se pronunciado. Caso venha a se posicionar o texto será atualizado.
Veja o alerta da Anvisa aqui.
Participe também: Grupo de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.