Cidade terá presença obrigatória de farmacêuticos em unidades de saúde, prevê PL

Cidade terá presença obrigatória de farmacêuticos em unidades de saúde, prevê PL

Projeto de Lei (PL) apresentado ontem (15/6) pela vereadora Michelly Alencar (DEM) obriga que todas as unidades de saúde pública de Cuiabá (MT) tenham um farmacêutico para a distribuição de medicamentos, informa o portal O Bom da Notícia. Proposta surgiu depois de fiscalização que encontrou medicamentos vencidos.

De acordo com a vereadora, a proposta é fruto de diálogo com a categoria e surgiu depois que a fiscalização encontrou milhares de medicamentos vencidos no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC) e que resultou na instauração de uma CPI na Câmara Municipal.

“Se tivéssemos farmacêuticos trabalhando em todo o processo, desde a licitação até a dispensação de medicamentos, talvez não teríamos esse escândalo nos medicamentos vencidos, pois haveria um controle maior e, como resultado, maior benefício para a população”, argumentou a vereadora, conforme o portal.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MT), Iberê Ferreira Júnior, participou da Tribuna Livre da Câmara para falar sobre a importância da presença do farmacêutico em todo o processo, desde a compra via licitação até a dispensação nas unidades básicas de saúde.

publicidade inserida(https://www.ictq.com.br/pos-graduacao)

“O profissional farmacêutico é de suma importância, pois se uma dessas etapas falha, dificilmente nós teremos os melhores medicamentos, com relação custo-benefício, sendo entregues aos pacientes”, explicou, segundo apurou o Bom da Notícia. Segundo ele, 79 unidades de saúde pública de Cuiabá não têm farmacêuticos em suas farmácias.

Conforme o PL, é o farmacêutico quem deve fazer a dispensação de medicamentos, atendimento dos pacientes, planejamento, organização e cuidado do estoque, contribuindo, assim, para racionalizar o uso de medicamentos e evitar perdas.

O projeto também cita a Lei Federal 13.021/14, que determina que as farmácias de qualquer natureza deverão contar com a presença de farmacêutico em todos seus horários de funcionamento.

A vereadora Michelly Alencar argumentou que ao se adotar a conduta de os medicamentos serem dispensados por qualquer pessoa, valoriza-se mais a quantidade dos produtos entregues e não a qualidade e resolutividade da assistência farmacêutica.

“O farmacêutico não é apenas um profissional que fornece o medicamento, ele se preocupa com o paciente, orienta e cuida para que os medicamentos sejam utilizados de forma correta e reduzindo riscos, além de ser responsável por toda a gestão da farmácia, desde a aquisição até a dispensação”, justificou Michelly.

Receba nossas notícias por e-mailCadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Para o farmacêutico e professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni, o projeto é importante tanto para o paciente quanto para a efetiva gestão dos recursos públicos.

“Esse projeto, se aprovado, só trará benefícios à população, que irá contar com o profissional da saúde mais bem capacitado para orientar quanto ao uso correto de medicamentos, bem como seus efeitos desejados e formas de evitar ou reduzir efeitos adversos”, diz Poloni.

“Além disso, a presença do farmacêutico pode contribuir enormemente para aquisições assertivas de medicamentos, como também orientar quanto ao armazenamento, transporte, distribuição e dispensação desses produtos, contribuindo para o uso racional e evitando perdas, seja por expiração da validade ou problemas em quaisquer etapas do ciclo da assistência farmacêutica”, frisa o professor do ICTQ.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS