MPF questiona Sociedade de Infectologia por não recomendar tratamento precoce contra Covid-19

MPF questiona Sociedade de Infectologia por não recomendar tratamento precoce contra Covid-19

O procurador do Ministério Público Federal de Goiás, Ailton Benedito, autodeclarado conservador, questionou a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) após a entidade divulgar diretrizes não recomendando o tratamento precoce de Covid-19, revelaram O Globo e Carta Capital.

Segundo a SBI, estudos existentes até o momento não mostram benefício com medicação precoce com cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina, ao contrário das orientações dadas pelo Ministério da Saúde. Na lista, a entidade também mencionou outras terapias não indicadas como azitromicina, nitazoxanida, corticoide, zinco, vitaminas, anticoagulante, ozônio por via retal e dióxido de cloro.

“Os estudos clínicos randomizados com grupos de controle existentes até o momento não mostraram benefício e, além disso, alguns desses medicamentos podem causar efeitos colaterais. Ou seja, não existe comprovação científica de que esses medicamentos sejam eficazes contra a Covid-19”, pontuou a instituição.

A SBI sustenta que a orientação está alinhada com sociedades científicas e médicas internacionais, como o Instituto Nacional de Saúde e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em suas orientações, a SBI também alerta que a reinfecção parece ser incomum. “A maioria das pessoas que tiveram infecção assintomática ou a doença Covid-19 provavelmente estarão imunes por, pelo menos, três a cinco meses. Estudos em andamento e futuros responderão por quanto tempo o paciente ficará imune com mais precisão”, diz o texto, segundo O Globo. A entidade reforça que as pessoas que já tiveram a doença devem continuar com as medidas de prevenção.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://action.metaffiliation.com/trk.php?mclic=P4F77357573123D37)

Após divulgação das recomendações da SBI, o MPF-GO pediu explicações à entidade e uma declaração de que não existe conflito de interesse com empresas farmacêuticas. Na requisição, o procurador Ailton Benedito solicita cópias dos documentos oficiais que sustentam a atribuição de posicionamento da SBI a diversos órgãos.

Segundo o MPF, o objetivo é “conhecer os estudos clínicos que embasaram as ‘recomendações’ divulgadas pela entidade”, revelou a Carta Capital. Benedito também pede que a instituição informe se tem conhecimento das orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde – que desde agosto estabeleceu diretrizes para o tratamento precoce da Covid-19 – e que esclareça se os estudos científicos que embasam as orientações do Governo não têm valor científico para a SBI. A entidade tem prazo de cinco dias para enviar as informações solicitadas, informou O Globo.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Veja mais materias sobre:

Política Farmacêutica, Covid-19, MPF

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS