Covid-19: SP investe em vacina, mas faltam medicamentos básicos, como AAS

SP investe em vacina para Covid-19, mas faltam medicamentos básicos na rede

As farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Assistências Médicas Ambularoriais (AMA) da cidade de São Paulo estão com falta de medicamentos, apontou levantamento da Folha. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelou que já adquiriu insumos para aplicar a vacina contra Covid-19.

De acordo com o jornal, o desabastecimento atinge desde medicamentos simples, como o ácido acetilsalicílico (AAS) até os usados em tratamentos de doenças crônicas como diabetes tipo 2. Na pesquisa feita ontem (9/12) no site Aqui tem Remédio, da SMS, foi constatada a falta de ao menos dez produtos oferecidos pelas farmácias das unidades de saúde.

Três deles não estão disponíveis nem nos estoques da rede. É o caso da levotiroxina sódica 25 mg, usada por pacientes com disfunções na tireóide de maneira contínua. Segundo o site, o medicamento está em processo de compra e encontra-se indisponível em todas as farmácias de AMAs e UBSs da cidade.

Outros produtos, como os suplementos vitamínicos tiamina (vitamina B1) e sulfato ferroso heptahidratado 125 mg/mL (ferro), usados por gestantes, lactantes, crianças e idosos, também não são encontrados nas farmácias da rede. A aquisição da tiamina ainda aguarda conclusão da licitação e o sulfato ferroso está em processo de compra, segundo o site.

Já o AAS só está disponível em apenas uma farmácia da cidade. Receitado para combater dor, febre e inflamações, o medicamento é comumente usado por pacientes com doenças cardíacas, pois previne a formação de coágulos sanguíneos. Outros quatro medicamentos pesquisados pelo jornal estavam disponíveis em menos de dez pontos de retirada na cidade, como a fluoxetina 20 mg, usada no tratamento de quadros de ansiedade e depressão.

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

publicidade inserida(https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

Já o antipsicótico haloperidol 5 mg, administrado a pacientes com esquizofrenia e alguns distúrbios motores, era encontrado apenas em cinco unidades de saúde, segundo o site, assim como a loratadina (antialérgico) e o carbonato de cálcio 1250 mg. Os pacientes ainda têm dado falta de medicamentos de uso contínuo, como a gliclazida 30 mg, usada no tratamento de diabetes tipo 2.

Enquanto há vários medicamentos em falta, a Secretaria de Saúde da capital anunciou que já adquiriu seringas, agulhas, insumos e equipamentos de proteção individual (EPI) para a aplicação das doses de vacina contra a Covid-19 nos postos de saúde da cidade, assim que um imunizante for aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou, segundo a Folha, que os itens em falta apontados pela reportagem estão em processo de aquisição, com a chegada prevista a partir de 14 de dezembro. O órgão afirmou ainda que os mais de 260 medicamentos disponibilizados pela rede básica e de especialidades “estão com estoque a apresentam situação de normalidade”. Por fim, a pasta destacou que a rede possui alternativas terapêuticas, conforme avaliação médica.

Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Telefones

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Fale conosco

Sou aluno:

(62) 99433-0397

Quero me matricular:

CLIQUE AQUI

E-mail

faleconosco@ictq.com.br

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Engenheiro Portela nº588 - Andar 5/6 - Centro - Anápolis/GO CEP

CEP: 75.023-085

ictq enfermagem e mec
 

Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS