Governo admite falta de farmacêuticos, mas não pode contratar

Governo admite falta de farmacêuticos, mas não pode contratar

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), órgão que funciona sob o guarda-chuva do Governo Estadual, admitiu um déficit de 480 farmacêuticos, mas informou que não é possível contratar mais profissionais ou ampliar a carga horária dos que estão, atualmente, na rede daquele Estado.

O caso ganhou repercussão após o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) decidir investigar a falta de farmacêuticos em hospitais da rede pública de saúde, além do funcionamento de farmácias sem a presença desses profissionais, fato que, inclusive, não é permitido por lei.

A investigação começou após um documento apresentado pelo deputado distrital Leandro Grass (Rede) expor essa situação alarmante, que pode ocasionar até mesmo o fechamento de estabelecimentos farmacêuticos ou núcleos de logística de unidades hospitalares, como o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente

Segundo o jornal Metrópoles, a representação colocada pelo parlamentar apontava a falta de 1.315 farmacêuticos, em toda a capital, para atuar nos diversos núcleos de unidades. No entanto, a SES-DF destacou, em informação passada ao TCDF em 11 de setembro de 2020, que esse número está desatualizado, pois, o déficit correto gira em torno de 480 profissionais.

publicidade inserida( https://emailmkt.ictq.com.br/anuncie-no-ictq)

Possíveis soluções

Nesse sentido, uma medida que poderia solucionar o problema seria ampliar a carga horária dos farmacêuticos em atividade, entretanto, ainda de acordo com o jornal, a secretaria informa que isso ocorreu antes da vigência da lei 173/20, por isso não pode mais considerar essa alternativa.

Outra forma de solucionar essa crise de falta de profissionais seria contratar mais. Contudo, novos servidores só poderão entrar para o quadro por meio de vacância de cargo. Tanto que nem mesmo os sete novos farmacêuticos nomeados em abril deste ano tomaram posse de seus respectivos postos.

O que diz a lei?

Vale ressaltar que, de acordo com a lei 5.991/73, farmácias e drogarias de qualquer natureza não estão aptas ao funcionamento sem a presença de um profissional farmacêutico devidamente inscrito em um Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Outras legislações também estabelecem esse critério: “Destacamos o disposto na lei 13.021/14, a qual exige a presença do profissional farmacêutico durante todo o horário de funcionamento das farmácias. Na situação em que a SES-DF se encontra atualmente, não está sendo cumprida essa determinação disposta em lei. Devido ao déficit de farmacêuticos, a SES-DF responde por diversos autos de infração emitidos pelo Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF)”, afirma a representação, que foi feita pela equipe do parlamentar.

Participe também: Grupo de WhatsApp e telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente

Obrigado por apoiar o jornalismo profissional

A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.

Atendimento

Atendimento de segunda a quinta-feira das 08:00h às 18:00h e sexta-feira das 08:00h às 17:00h (Exceto Feriados).

Telefones:

  • 0800 602 6660
  • (62) 3937-7056
  • (62) 3937-7063

Whatsapp

Endereço

Escritório administrativo - Goiás

Rua Benjamin Constant, nº 1491, Centro, Anápolis - GO.

CEP: 75.024-020

Escritório administrativo - São Paulo

Rua: Haddock Lobo, n° 131, Sala: 911, Cerqueira César.

CEP: 01414-001 , São Paulo -SP.

Fale conosco

PÓS-GRADUAÇÃO - TURMAS ABERTAS