O laboratório brasileiro Hypera Pharma anunciou hoje (13/7) a compra do portfólio de 12 marcas da francesa Sanofi na América Latina por US$ 190,3 milhões (R$ 984 milhões). Entre os produtos adquiridos, estão o analgésico AAS, o antisséptico Cepacol e o fitoterápico Naturetti.
Com a aquisição, a empresa inicia sua presença na categoria de higiene bucal, com o Cepacol, amplia atuação no segmento de consumer health, com o AAS e o Naturetti, e reforça participação no mercado de produtos de prescrição em áreas terapêuticas como sistema nervoso central e gastrointestinal, com os medicamentos Buclina, para estímulo do apetite, e Hidantal, indicado para tratamento de epilepsia.
“A transação está alinhada com a estratégia da companhia de fortalecer sua presença no mercado brasileiro por meio de produtos com alto potencial de crescimento”, afirmou a empresa, em comunicado ao mercado. “Nossa plataforma operacional nos permitirá fortalecer marcas já bem estabelecidas. Conseguiremos dar mais foco às marcas adquiridas, investindo em marketing e inovação”, completou o CEO da empresa, Breno Oliveira.
Fazem parte do acordo também as marcas Hexomedine, Pepsamar, Melox, Calcigenol e Pax, todas isentas de prescrição, além de Sulpan e Aturgyl, do segmento de prescrição. O Brasil representou aproximadamente 67% da receita líquida desse portfólio em 2020, segundo apurou o Estadão.
Hypera e Sanofi assinarão acordo de fabricação e fornecimento em conexão com a transação, por meio do qual a Sanofi continuará a fornecer produtos à companhia pelo período de até três anos, revelou o jornal. A transação também está sujeita a certas condições precedentes, entre elas a aprovação pelas autoridades antitrustes competentes.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
No ano passado, a Hypera realizou a maior aquisição de sua história que foi a compra – por US$ 825 milhões (R$ 4,3 bilhões) – de um portfólio selecionado de marcas da Takeda no Brasil, que incluiu marcas como Eparema, Nenê-Dent, Albocresil, Venalot, Nebacetin, Neosaldina, Ad-Til, Alektos, Nesina e Dramin.
Com a ampliação de portfólio, a Hypera está presente nos três grandes segmentos do mercado farmacêutico nacional: produtos de prescrição, com Mantecorp, Farmasa e Mantecorp Skincare; consumer health, que inclui medicamentos isentos de prescrição como Benegrip, Buscopan, Coristina D e Zero-Cal; e similares e genéricos, com a Neo Química.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.