O laboratório norte-americano Merck divulgou nesta semana ter firmado acordo para adquirir a empresa de biotecnologia Pandion Therapeutics por US$ 1,85 bilhão (R$ 10,2 bilhões), revelou a Dow Jones Newswires. Com o anúncio, as ações da biofarmacêutica cresceram 132%.
Sediada em Watertown, Massachusetts, Estados Unidos, a Pandion Therapeutics está focada atualmente em produtos terapêuticos para pacientes que vivem com doenças autoimunes. O principal candidato da empresa é o PT101, fármaco que completou estudo de Fase 1 no início do ano e é voltado para o tratamento da colite ulcerosa.
“A Pandion aplicou tecnologia própria para desenvolver uma linha robusta de produtos projetados para reequilibrar a resposta imunológica com aplicações potenciais em uma ampla gama de doenças autoimunes”, explicou ao site Markets Insiders o presidente dos Laboratórios de Pesquisa da Merck, Dean Y. Li.
De acordo com o que foi divulgado pela empresa, a Merck espera concluir a aquisição da Padion ainda no primeiro semestre de 2021.
Receba nossas notícias por e-mail: Cadastre aqui seu endereço eletrônico para receber nossas matérias diariamente
No ano passado, a Merck já havia comprado a biofarmacêutica OncoImmune, que tem pesquisas no desenvolvimento de uma terapia contra a Covid-19. Com sede em Rockville, Maryland, nos Estados Unidos, a Oncolmmune informou que o tratamento que desenvolve pode reduzir drasticamente o risco de morte ou insuficiência respiratória em pacientes que sofrem de formas graves de Covid-19.
“Novas opções terapêuticas são extremamente necessárias para milhões de pessoas em todo o mundo que poderão desenvolver a forma grave ou crítica da Covid-19”, afirmou na ocasião do anúncio da transação o presidente da Merck Research Laboratories, Roger Perlmutter.
Participe também: Grupos de WhatsApp e Telegram para receber notícias farmacêuticas diariamente
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso ilimitado às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados e produzidos, de forma independente, pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Muito obrigado por escolher a Instituição para se informar.